Acessibilidade / Reportar erro

As redes sociais na educação em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Resumo

Objetivo:

identificar a utilização das redes sociais na educação em enfermagem.

Método:

revisão integrativa da literatura nas bases de dados: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, Portal de Periódicos CAPES e Web of Science, utilizando-se os descritores: social networking e nursing education e as palavras chaves: social networking sites e nursing education, realizada em abril de 2015.

Resultados:

dos 489 artigos encontrados somente 14 atenderam os critérios de inclusão e exclusão. A maioria dos estudos foi publicada a partir de 2013 (57%), oriunda dos Estados Unidos e do Reino Unido (77,8%). Observou-se a utilização das redes sociais com os alunos de enfermagem, de pós-graduação, mentores e enfermeiros, em cursos de graduação, educação híbrida (blended-learning) e na educação interprofissional. As redes sociais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o Facebook (42,8%), Ning (28,5%), Twitter (21,4%) e MySpace (7,1%), por meio de áudios, vídeos, quizzes, animações, fóruns, orientações, apoio, discussões e em grupo de pesquisa.

Conclusão:

foram encontradas poucas experiências utilizando as redes sociais na educação em enfermagem, sendo que as contribuições evidenciam os vários benefícios e as dificuldades encontradas, tornando-se subsídios para o aprimoramento e reavaliação de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem.

Descritores:
Rede Social; Educação; Enfermagem.

Abstract

Objective:

to identify the use of social networking in nursing education.

Method:

integrative literature review in the databases: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, CAPES Periodicals Portal and Web of Science, using the descriptors: social networking and nursing education and the keywords: social networking sites and nursing education, carried out in April 2015.

Results:

of the 489 articles found, only 14 met the inclusion and exclusion criteria. Most studies were published after 2013 (57%), originating from the United States and United Kingdom (77.8%). It was observed the use of social networking among nursing students, postgraduate students, mentors and nurses, in undergraduate programmes, hybrid education (blended-learning) and in interprofessional education. The social networking sites used in the teaching and learning process were Facebook (42.8%), Ning (28.5%), Twitter (21.4%) and MySpace (7.1%), by means of audios, videos, quizzes, animations, forums, guidance, support, discussions and research group.

Conclusion:

few experiences of the use of social networking in nursing education were found and their contributions show the numerous benefits and difficulties faced, providing resourses for the improvement and revaluation of their use in the teaching and learning process.

Descriptors:
Social Networking; Education; Nursing

Resumen

Objetivo:

identificar la utilización de las redes sociales en la educación en enfermería.

Método:

revisión integradora de la literatura en las bases de datos: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, Portal de Periódicos CAPES y Web of Science, utilizando los descriptores: social networking y nursing education y las palabras clave: social networking sites y nursing education, la que fue realizada en abril de 2015.

Resultados:

de los 489 artículos encontrados solamente 14 atendieron a los criterios de inclusión y exclusión. La mayoría de los estudios fue publicada a partir de 2013 (57%), proveniente de los Estados Unidos y del Reino Unido (77,8%). Se observó la utilización de las redes sociales con los alumnos de enfermería de postgraduación, con mentores y enfermeros, en cursos de graduación, de educación híbrida (blended-learning) y en la educación interprofesional. Las redes sociales utilizadas en el proceso de enseñanza y aprendizaje fueron el Facebook (42,8%), el Ning (28,5%), el Twitter (21,4%) y el MySpace (7,1%), por medio de audios, videos, quizzes, animaciones, foros, orientaciones, apoyo, discusiones y en grupos de investigación.

Conclusión:

fueron encontradas pocas experiencias que utilizaban las redes sociales en la educación en enfermería, siendo que las contribuciones evidencian los varios beneficios y las dificultades encontradas; se constató que las redes sociales son herramientas que auxilian el perfeccionamiento de la enseñanza y se torna necesario reevaluar su utilización en ese proceso.

Descriptores:
Red Social; Educación; Enfermería

Introdução

As redes sociais, baseadas na Web, são atividades que resultam em conexões e interações entre os indivíduos e grupos que utilizam uma ampla variedade de ferramentas. Essas ferramentas incluem e-mail, blogs, mensagens instantâneas, mensagens de texto e postagens, bem como programas que permitem o compartilhamento de informação digital em formatos de vídeo, áudio e texto. Os sites de redes sociais integram essas ferramentas em formatos de fácil manipulação e permitem aos usuários determinar como e com quem irá compartilhar suas informações11. Wink DM. Social networking sites. Nurse Educ. 2010;35(2):49-51..

O aumento na utilização das redes sociais, evidentemente, tem-se tornado um fenômeno comum nos últimos anos e gerado grande impacto no desenvolvimento das formas de interação e socialização dos estudantes22. Sheopuri A, Sheopuri A. Impact of Social Networking Sites on Studies. Int J Core Eng Manag IJCEM. 2015;1(11):76-85.. Observa-se que os alunos gastam muito do seu tempo livre em redes sociais online, sendo essa realidade uma grande oportunidade para os educadores cooptarem seu uso para objetivos acadêmicos33. Viju MJ. The Role of Web Technologies and Social Media at Higher Education level in India. Int J Engl Lang Lit Humanit. [Internet]. 2015 [Acesso 10 abril 2015];3(1). Disponível em: http://ijellh.com/papers/2015/March/31-361-367-March-2015.pdf
http://ijellh.com/papers/2015/March/31-3...
.

Dessa maneira, as redes sociais constituem ferramenta atraente no campo educativo, porque o aluno está completamente familiarizado com elas, disposto a estabelecer comunicação mais fluente com a finalidade de realizar intercâmbio de conhecimentos, informações e ideias44. Dogoriti E, Pange J, Anderson GS. The use of social networking and learning management systems in English language teaching in higher education. Campus-Wide Inf Syst. 2014;31(4):254-63..

O uso pedagógico das redes sociais está crescendo entre os acadêmicos como potente ferramenta de ensino e aprendizagem55. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today.2014;34(6):1012-7.. Na área da educação, permite a publicação e o compartilhamento de informações, a autoaprendizagem, o trabalho em equipe, o feedback e o contato com especialistas66. González-Ramírez R, Gascó JL, Taverner JL. Facebook in teaching: strengths and weaknesses. Int J Inf Learn Technol. 2015;32(1):65-78.; suas contribuições compreendem a interação, a colaboração, a participação ativa, a informação, a alocação de recursos e o suporte nas atividades de educação77. Rouziou C, Sofianopoulou CH. Social Networking and Media. The Case of Higher Education. EDULEARN14 Proc. 2014;1969-76..

Os professores têm se engajado em utilizar as tecnologias para tornar o aprendizado mais personalizado, interativo e dinâmico, tornando possível aos alunos trabalharem com áudio, vídeo, jogos interativos e mais recentemente, com blogs e redes sociais33. Viju MJ. The Role of Web Technologies and Social Media at Higher Education level in India. Int J Engl Lang Lit Humanit. [Internet]. 2015 [Acesso 10 abril 2015];3(1). Disponível em: http://ijellh.com/papers/2015/March/31-361-367-March-2015.pdf
http://ijellh.com/papers/2015/March/31-3...
.

Em suma, as redes sociais podem ser uma ferramenta perfeita para a aprendizagem, no entanto, apesar do aumento de sua utilização, apenas alguns alunos a utilizam para fins escolares66. González-Ramírez R, Gascó JL, Taverner JL. Facebook in teaching: strengths and weaknesses. Int J Inf Learn Technol. 2015;32(1):65-78., evidenciando a necessidade de melhor exploração do potencial uso das redes sociais no ensino superior88. Gupta S, Seth A. Usage of Social Networking Tools in Higher Education with Special Reference to Colleges of Jammu Division. Trends Inf Manage. 2014;10(1):1-12..

Tendo conhecimento das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino e levando em consideração o panorama da educação na área da saúde, será que as redes sociais estão sendo utilizadas no ensino em enfermagem? Essa foi a questão norteadora deste estudo, com o propósito de conhecer as possibilidades, as maneiras, os sucessos e os fracassos de sua utilização nessa área de estudo.

Objetivos

Identificar a utilização das redes sociais na educação em enfermagem.

Método

O método de pesquisa utilizado para responder ao objetivo deste estudo foi a revisão integrativa da literatura que apresenta como vantagem a possibilidade de síntese e a análise do conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado.

Esse método de pesquisa é caracterizado por apresentar ampla abordagem metodológica referente às revisões, permitindo a inclusão de múltiplos estudos com diferentes delineamentos de pesquisa para a compreensão completa do fenômeno estudado. Combina tanto dados da literatura teórica como empírica, além de incorporar vasto leque de propósitos: definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, e análise de problemas metodológicos de um tópico particular99. De Souza MT, da Silva MD, de Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1 Pt 1):102-6..

As seis etapas percorridas para a elaboração da revisão integrativa foram: definição da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão com a busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos, avaliação dos estudos incluídos, interpretação dos resultados e síntese dos dados1010. Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64..

Os critérios de inclusão para essa revisão foram os estudos publicados em todo o período permitido pelas bases de dados selecionadas, pois o propósito foi abranger o maior número de artigos possíveis, levando em consideração a contemporaneidade da temática estudada.

Nos critérios de exclusão foram retirados os estudos que abordavam a utilização das redes sociais em outros enfoques, dentre eles:

  • - no ensino superior de outras categorias profissionais, na educação básica, no ensino médio e no ensino técnico;

  • - em pesquisas utilizando as redes sociais como método de coleta de dados e entrevistas;

  • - na abordagem da utilização das redes sociais como meio de segurança nos ambientes escolares;

  • - na abordagem da segurança do usuário na utilização das redes sociais;

  • - no enfoque das postagens e dos comentários dos alunos nas redes sociais;

  • - em relação aos aspectos éticos sobre a utilização das redes sociais;

  • - na educação voltada para o paciente e para a comunidade;

  • - na utilização de outros tipos de tecnologias como: Wikis (hipertextos), videoconferência, ambientes virtuais, mobile devices (dispositivos móveis), blogs (sites em formato de diário), YouTube, text messaging (mensagem de texto), Web sites e simulação de realidade virtual.

Os estudos foram provenientes de periódicos indexados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde (IBECS), Cochrane, Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus, PubMed, Portal de Periódicos CAPES e a Web of Science.

Para a seleção dos artigos foi efetuada uma consulta aos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e ao Medical Subject Headings (MeSH), sendo identificados e utilizados os descritores: social networking e education nursing.

Com o interesse em analisar toda a publicação relacionada a essa temática e com o intuito de ampliar a amostra do estudo, foram também utilizadas, como estratégia de busca, as palavras-chave social networking sites e nursing education, tendo como eixo norteador a pergunta e os critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos para manter a coerência na busca dos artigos e evitar possíveis vieses.

Em abril de 2015, portanto, foi realizada uma busca utilizando os descritores e uma segunda investigação utilizando as palavras-chave em todas as bases de dados (Tabela 1).

Tabela 1
Distribuição do número de artigos encontrados em cada base de dados, de acordo com os descritores e as palavras-chave utilizadas. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2015

No primeiro momento procedeu-se à leitura dos títulos e resumos da amostra total, levando-se em consideração os critérios de inclusão e exclusão. Dessa maneira, do total de 489 artigos encontrados, foram selecionados 97 artigos.

No segundo momento, dos 97 artigos selecionados, foi realizada a retirada de 72 artigos duplicados, sendo que a amostra foi composta por 25 artigos.

No terceiro momento, realizou-se a leitura na íntegra desses 25 artigos, sendo retirados 11 artigos por não atenderem os critérios de inclusão e exclusão, sendo que a amostra final ficou composta por 14 artigos.

A Figura 1 abaixo ilustra o processo de seleção dos artigos desta revisão integrativa.

Figura 1
Identificação, seleção e inclusão das publicações na amostra da revisão integrativa. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2015

Para a análise na íntegra dos artigos selecionados, foi utilizado um instrumento de coleta e síntese dos dados, com o propósito de extrair, organizar e sumarizar as informações e facilitar a formação do banco de dados.

O instrumento elaborado e validado por Ursi e Galvão1111. Ursi ES, Galvão CMM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2006;14(1):124-31., para coleta e análise dos artigos em uma revisão integrativa da literatura, foi adaptado e utilizado nessa etapa do estudo (Figura 2), contemplando os seguintes itens: nome do artigo, ano de publicação, autores, intervenção estudada, resultados e recomendações/conclusões.

Figura 2
Instrumento de coleta e síntese de dados adaptado1111. Ursi ES, Galvão CMM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2006;14(1):124-31.. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2015

Na presente revisão integrativa dos 489 artigos encontrados, 14 artigos atenderam os critérios de inclusão e exclusão, compondo a amostra que está representada no Figura 3.

Figura 3
Estudos incluídos na revisão integrativa. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2015

Resultados

Na presente revisão integrativa foram encontrados um artigo em 2007, dois em 2008, dois em 2010, um em 2011, três em 2013 e cinco em 2014.

De acordo com a população alvo na educação em enfermagem, destaca-se que sete artigos citam a utilização das redes sociais com alunos de enfermagem (50%), um artigo refere que aguarda aprovação para utilizar com alunos de pós-graduação em enfermagem (7,1%), um artigo menciona a utilização das redes sociais pelos mentores de enfermagem (7,1%), um artigo utiliza as redes sociais com os enfermeiros recém-contratados em um hospital neonatal (7,1%) e quatro artigos elencaram os benefícios de seu emprego na educação em enfermagem (28,6%).

Dentre os setes estudos que envolveram os alunos de enfermagem, constata-se que quatro foram realizados nos cursos de graduação em enfermagem (57,1%), um ocorreu com educação híbrida envolvendo alunos de enfermagem (14,3%) e dois abordaram a educação interprofissional entre alunos de enfermagem e outras categorias profissionais (28,6%).

Em relação aos locais de estudo, observa-se que, dentre os artigos que utilizaram as redes sociais com alunos de enfermagem, a maioria (44,5%) foi desenvolvida nos Estados Unidos da América (EUA), sendo dois estudos em Minnesota, um no Arizona e outro envolvendo onze universidades dos EUA. Acresça-se, ainda, um estudo desenvolvido na Malásia, um em Queensland na Austrália e outro em Glamorgan no Reino Unido.

O estudo que envolvia a utilização das redes sociais com mentores de enfermagem foi desenvolvido na Universidade de Nottingham no Reino Unido e o estudo que envolvia os enfermeiros recém-contratados em um hospital neonatal foi realizado em Londres também no Reino Unido. Dessa maneira, os estudos analisados foram desenvolvidos em vários países sendo, no total, quatro estudos (44,5%) dos EUA, três (33,3%) do Reino Unido e um estudo (11,1%) na Malásia e Austrália, respectivamente.

Analisando os autores dos estudos desta revisão, pode-se observar que quase metade das publicações referentes ao assunto em foco foram discutidos por dois autores: Skiba DS (4: 28,5%) e Pittenger AL (2: 14,2%).

Dentre os temas abordados na utilização das redes sociais com os alunos de enfermagem, observa-se que os tópicos e assuntos foram bem variados, sendo possível, assim, destacar: a tecnologia da informação e gerenciamento de projetos, a administração segura de medicamentos, as disparidades de saúde nos EUA, as recomendações para a incorporação das redes sociais na educação profissional, a gestão do diabetes, os cuidados críticos e a prática de comportamentos éticos e morais.

As redes sociais foram utilizadas de diferentes maneiras na educação em enfermagem. Seis artigos (60%) utilizaram-na no ensino de determinado conteúdo por meio de áudios, vídeos, quizzes, animações, fóruns, orientações e apoio; três artigos (30%) utilizaram somente para as discussões após a transmissão do conteúdo e 1 (10%) na formação de um grupo de pesquisa.

Segundo os tipos de redes sociais, nos artigos incluídos nesta revisão, pode-se destacar que 6 (42,8%) envolveram a rede social Facebook, 4 (28,5%) a Ning, 3 (21,4%) usaram o Twitter e 1 (7,1%) citou os benefícios do MySpace.

Em relação aos estudos que abordaram outros enfoques da utilização das redes sociais com alunos de enfermagem, pode-se apresentar que dois descreveram as redes sociais como ferramentas a serem utilizadas no ensino em enfermagem, um estudo registrou os benefícios da utilização das redes sociais (Facebook e MySpace) aos educadores e outros dois mencionaram os benefícios aos próprios alunos.

As ferramentas utilizadas no ensino de enfermagem foram descritas como sendo as postagens, as explicações, os grupos de estudos, a assessoria acadêmica, a conexão entre os alunos, o acesso a recursos externos, a oportunidade para a reflexão, a flexibilidade, a colaboração e o feedback.

Dentre os resultados e benefícios citados com a utilização do Facebook e do MySpace, pode-se destacar a possibilidade de aprender por meio da rede social, interagirem com os alunos, trabalhaem em rede com outros profissionais, realizarem interação e conexão sem sair de casa em tempos de crise financeira, como sendo os benefícios voltados aos educadores.

Já em relação aos alunos, a rede social Facebook permite melhor interação com e entre os estudantes, pode ser utilizada nas discussões acadêmicas, permite conectar e interagir com um público mais amplo, ajuda o aluno na exploração da identidade profissional e no aprimoramento de habilidades sociais e cognitivas, permite o apoio social, aumenta o tempo do aluno envolvido na aprendizagem, pode ser utilizada em abordagens mais profundas, ajudando os alunos a desenvolverem a habilidade de pensar de forma crítica e analítica, pode, ainda, ser utilizada em grupo de pesquisa e finalmente, pode ser considerada como um método inovador para guiar e apoiar a aprendizagem. Além dos benefícios advindos da utilização do Facebook, também foram abordadas as dificuldades na comunicação de ideias complexas e o possível aumento da distração ocasionando a procrastinação.

Com respeito à rede social Twitter, elencou-se que é uma forma rápida de comunicação com os alunos, facilita a discussão virtual, incentiva a aprendizagem social com mudanças na dinâmica da sala de aula, facilita o aprendizado ativo, interativo e reflexivo, possibilita aos alunos se sentirem como parte da comunidade, permite aos alunos refletirem sobre sua própria aprendizagem e suas experiências, compartilhando com os professores e os demais alunos. Porém, o uso de 140 caracteres permitidos por essa rede social foi considerado como limitação pelos participantes, que não tinham restrição de tempo e espaço, porém, agora a apresentavam em relação à quantidade de caracteres.

Em relação à rede social Ning, verificou-se a visibilidade e eficácia na integração da educação interprofissional, com a adição de conhecimento, por meio da contribuição de estudantes de outras regiões e, por conseguinte, o aumento do entendimento do conteúdo abordado. Permitiu, também, a interação social e o aprendizado ativo, além da percepção do aumento do nível de discussão com a presença dos professores nas redes sociais. Acrescenta-se que é uma forma menos onerosa para a educação interprofissional, envolvendo as várias categorias profissionais afastadas pelo fator tempo e espaço. Acresça-se, ainda, ser viável para as empresas em termos financeiros na questão de educação voltada aos trabalhadores, pois não há a necessidade de liberação desses do turno de trabalho. Porém, não foi considerada de fácil manuseio por quase metade dos participantes de um estudo.

Analisou-se, em um estudo, a forma de controle, por parte dos professores, nas redes sociais, demonstrando a atuação do educador em três situações distintas. O grupo sem orientação do professor não conseguiu alcançar os objetivos propostos, o grupo que foi totalmente controlado pelo professor apenas cumpriu a proposta acadêmica e o grupo conduzido pelo educador apresentou, em comparação aos demais, maior interação, discussão, colaboração e transmissão de emoção.

Também foi realizada a análise da participação do professor em dois momentos distintos: em um momento síncrono em que professores e alunos estavam conectados em sala de aula e em um momento assíncrono. Em ambos os momentos houve dificuldades. No momento síncrono os alunos e professores não conseguiam seguir a mesma etapa e no momento assíncrono os alunos sentiram falta da presença do professor.

Nas recomendações dos estudos incluídos nesta revisão observa-se a necessidade do uso seguro e adequado das redes sociais como ferramentas de ensino, que as mesmas são ferramentas que podem fornecer a plataforma para a aprendizagem, porém, são os professores que devem planejar o alcance de um resultado autêntico do conhecimento, que os educadores precisam conhecer esse tipo de aprendizagem abordando a avaliação formativa e somativa, e que devem decidir como será a interação com seus alunos, ultrapassando os corredores físicos das universidades e alcançando os corredores cibernéticos de suas escolhas.

Discussão

As redes sociais possibilitam várias oportunidades para inovar no processo de ensino e aprendizagem e direciona a reflexão sobre as escolhas dos métodos de avaliação na utilização dessas ferramentas2323. Mathew B. Using a social networking tool for blended learning in staff training: Sharing experience from practice. J Neonatal Nurs. 2014;20(3):90-4.-2424. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7.. Assim, deve-se atentar para as características de cada rede social e considerar as finalidades de sua utilização, seja para uma discussão, para uma comunicação rápida, para orientar um trabalho ou projeto, para resolver dúvidas, ou para interagir com os alunos, os educadores precisam conhecer suas funcionalidades e entrelaçar seus objetivos2121. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9..

Importante salientar que alguns estudos foram conduzidos de maneira a proporcionar aos alunos a liberdade de escolher a forma de interação, disponibilizando, juntamente com as redes sociais (Facebook, Twitter e Ning), outras plataformas de comunicação como o Moodle, Blogs e Fóruns, sendo que os alunos deram preferência ao acesso, via rede social, em relação a essas outras modalidades já conhecidas no meio acadêmico1515. Skiba DJ. Nursing education 2.0: social networking and the WOTY. Nurs Educ Perspect. 2010;31(1):44-6.-1616. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...
,1818. Pittenger AL, Westberg S, Rowan M, Schweiss S. An interprofessional diabetes experience to improve pharmacy and nursing students' competency in collaborative practice. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 15 abril 2015];77(9). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3831408/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,2222. Radford SJ. Student life-Building a mentor programme: Social networking can enhance communication among peer mentors in nursing education, writes Shellie Jean Radford. Nurs Stand. 2014;28(39):64-64..

Além do mais, foi visto que nem todos os alunos possuíam, previamente, conta nas redes sociais1717. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6.,2424. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7., o que demonstrou ser um fator limitante nos estudos, retomando a necessidade de se levar em consideração a familiaridade dos usuários com o ambiente virtual2020. Drake MA, Leander SA. Nursing students and ning: using social networking to teach public health/community nursing in 11 baccalaureate nursing programs. Nurs Educ Perspect. 2013;34(4):270-2.. A familiaridade facilita a navegação do usuário e torna a comunicação tão natural que os alunos se sentem menos intimidados em perguntar algo ao professor, via rede social, comparado ao envio de um e-mail2424. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7., demonstrando a presença de interação horizontalizada. Outro ponto importante é a imersão dos estudantes nas discussões virtuais1616. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...
, destacando que as redes sociais têm a capacidade de quebrar a barreira da intimidação, timidez e vergonha que muitos alunos apresentam frente a frente com o professor e os demais colegas.

Salienta-se a necessidade e importância da presença do professor, seja no momento síncrono ou assíncrono, na utilização das redes sociais1717. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6., o mesmo deve sentir as necessidades dos alunos e retomar ou reorganizar as estratégias para auxiliar os estudantes nesse processo. A presença virtual do professor é tão importante como saber dosar a forma de controle das atividades nesse espaço1919. Pittenger AL. The use of social networking to improve the quality of interprofessional education. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 13 abril 2015];77(8). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
, permitindo a liberdade de expressão dos participantes aos assuntos, além dos conteúdos escolares, evitando, dessa maneira, transformá-lo em um ambiente tradicional de ensino.

Outras considerações foram abordadas nos estudos analisados como a importância da segurança e ética na utilização das redes sociais1212. Skiba DJ. Nursing education 2.0: Poke me. Where's your face in space? Nurs Educ Perspect. 2007;28(4):214-6.. Nessa direção, um estudo estabeleceu o anonimato dos participantes, criando identidades imaginárias, entretanto, os próprios alunos relataram que gostariam de ter trabalhado com outra rede social (Facebook)1717. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6., tornando clara a importância e a necessidade de as pessoas se identificarem e serem identificadas em um ambiente virtual.

Os tipos de interação foram utilizados de várias maneiras, com os alunos, entre os alunos, entre alunos e ex-alunos, entre alunos de profissões distintas, entre alunos e professores, entre alunos e especialistas, entre alunos e profissionais com outros públicos, mostrando a capacidade de eliminar a barreira do fator tempo e espaço1212. Skiba DJ. Nursing education 2.0: Poke me. Where's your face in space? Nurs Educ Perspect. 2007;28(4):214-6.

13. Skiba DJ. Emerging Technologies Center: Nursing Education 2.0: Social Networking For Professionals. Nurs Educ Perspect. 2008;29(6):370-1.

14. Skiba DJ. Emerging technologies center: Nursing Education 2.0: Twitter & tweets. Can you post a nugget of knowledge in 140 characters or less? Nurs Educ Perspect. 2008;29(2):110-2.

15. Skiba DJ. Nursing education 2.0: social networking and the WOTY. Nurs Educ Perspect. 2010;31(1):44-6.

16. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...

17. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6.

18. Pittenger AL, Westberg S, Rowan M, Schweiss S. An interprofessional diabetes experience to improve pharmacy and nursing students' competency in collaborative practice. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 15 abril 2015];77(9). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3831408/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...

19. Pittenger AL. The use of social networking to improve the quality of interprofessional education. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 13 abril 2015];77(8). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...

20. Drake MA, Leander SA. Nursing students and ning: using social networking to teach public health/community nursing in 11 baccalaureate nursing programs. Nurs Educ Perspect. 2013;34(4):270-2.

21. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9.

22. Radford SJ. Student life-Building a mentor programme: Social networking can enhance communication among peer mentors in nursing education, writes Shellie Jean Radford. Nurs Stand. 2014;28(39):64-64.

23. Mathew B. Using a social networking tool for blended learning in staff training: Sharing experience from practice. J Neonatal Nurs. 2014;20(3):90-4.

24. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7.
-2525. La Rue EM, Terhorst L, McCafferty KG. Mobile Multi-modal Learning Facilitated Through Twitter. WEBIST 2014 - Proc 10th Int Conf Web Inf Syst Technol. 2014;233-7.. Também é um processo de ensino e aprendizagem menos oneroso e financeiramente viável1313. Skiba DJ. Emerging Technologies Center: Nursing Education 2.0: Social Networking For Professionals. Nurs Educ Perspect. 2008;29(6):370-1.,1919. Pittenger AL. The use of social networking to improve the quality of interprofessional education. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 13 abril 2015];77(8). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,2323. Mathew B. Using a social networking tool for blended learning in staff training: Sharing experience from practice. J Neonatal Nurs. 2014;20(3):90-4., visto as formas livres e gratuitas no acesso às redes sociais.

Os benefícios da utilização das várias redes sociais na área de educação em enfermagem são imensos, tanto para os alunos como para os educadores, abrangendo desde a interação, integração e conexão entre os alunos, a socialização com os professores, o trabalho em rede, as discussões, o apoio social, a reflexão e o compartilhamento da própria aprendizagem e experiências, a possibilidade da educação interprofissional e o alcance de um aprendizado ativo, interativo e reflexivo1313. Skiba DJ. Emerging Technologies Center: Nursing Education 2.0: Social Networking For Professionals. Nurs Educ Perspect. 2008;29(6):370-1.

14. Skiba DJ. Emerging technologies center: Nursing Education 2.0: Twitter & tweets. Can you post a nugget of knowledge in 140 characters or less? Nurs Educ Perspect. 2008;29(2):110-2.

15. Skiba DJ. Nursing education 2.0: social networking and the WOTY. Nurs Educ Perspect. 2010;31(1):44-6.

16. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...
-1717. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6.,1919. Pittenger AL. The use of social networking to improve the quality of interprofessional education. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 13 abril 2015];77(8). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
.

Além de permitir a interação com um público mais amplo, ajuda o aluno a explorar sua identidade profissional, aprimorando suas habilidades sociais e cognitivas2121. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9.. Permite abordagem mais profunda, aumenta o tempo da aprendizagem, apoia o desenvolvimento e a aprendizagem social2121. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9.,2424. Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7.. Pode, ainda, ser utilizada em grupo de pesquisas e como ferramentas de ensino, trazendo mudanças na dinâmica do processo de aprendizagem1212. Skiba DJ. Nursing education 2.0: Poke me. Where's your face in space? Nurs Educ Perspect. 2007;28(4):214-6.,2222. Radford SJ. Student life-Building a mentor programme: Social networking can enhance communication among peer mentors in nursing education, writes Shellie Jean Radford. Nurs Stand. 2014;28(39):64-64..

É um tema de estudo que ainda está começando a ganhar espaço e com a análise dos artigos pode-se identificar, também, as dificuldades encontradas na utilização de cada rede social (Facebook, Twitter e Ning)1717. Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6.,2020. Drake MA, Leander SA. Nursing students and ning: using social networking to teach public health/community nursing in 11 baccalaureate nursing programs. Nurs Educ Perspect. 2013;34(4):270-2.-2121. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9., sendo que sua aplicação foi vista em curso de graduação, em curso blended híbrido e na educação interprofissional, envolvendo alunos, mentores e enfermeiros(15-25).

As recomendações e lacunas dos estudos demonstram que mais pesquisas ainda devem ser realizadas para compreender melhor a utilização das redes sociais pelos alunos e entender a sua imersão nas discussões online1616. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...
, assim como o uso seguro das redes sociais como ferramenta de ensino1212. Skiba DJ. Nursing education 2.0: Poke me. Where's your face in space? Nurs Educ Perspect. 2007;28(4):214-6., e da autonomia do professor em utilizá-las1616. Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/ar...
,2121. Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9., levantando a necessidade em se aprofundar nas avaliações de sua eficácia para o alcance de aprendizagem significativa2323. Mathew B. Using a social networking tool for blended learning in staff training: Sharing experience from practice. J Neonatal Nurs. 2014;20(3):90-4..

A limitação deste estudo refere-se ao número reduzido de publicações internacionais recuperadas e à ausência de publicação nacional que podem estar relacionados aos descritores utilizados. O descritor social media, definido no MeSH como sendo plataformas que oferecem a capacidade e as ferramentas para criar e publicar informações acessadas pela internet, não foi utilizado neste estudo por causa da ausência de artigos empregando esse descritor nas buscas realizadas.

Conclusão

Os resultados deste estudo evidenciam que as redes sociais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o Facebook, a Ning, o Twitter e o MySpace, trazendo as várias contribuições de sua utilização para a área de educação em enfermagem como os benefícios aos alunos, aos educadores, aos profissionais e às instituições, além das ferramentas de como utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem.

Foi possível observar que as redes sociais foram utilizadas para transmitir vários conteúdos na área da enfermagem, demonstrando abrangência na transmissão e discussão de assuntos simples a complexos, dependendo da forma de atuação, controle e participação do professor. Destaca-se, também, a sua utilização na educação presencial, à distância e na híbrida, tanto profissional como interprofissional, provando ser capaz de ser utilizada em muitos cenários e de diversas formas, seja na transmissão de conteúdo, discussão e interação, dependendo dos objetivos propostos pelos educadores.

As dificuldades encontradas com a utilização de cada rede social, assim como suas especificidades, contribuem para o aprimoramento das técnicas e reavaliação constante de sua indicação no ensino. Ainda necessita de maiores estudos, de acordo com as recomendações e lacunas identificadas nesta revisão, principalmente em relação à compreensão da utilização das redes sociais pelos alunos e às formas de avaliação dessas ferramentas.

References

  • 1
    Wink DM. Social networking sites. Nurse Educ. 2010;35(2):49-51.
  • 2
    Sheopuri A, Sheopuri A. Impact of Social Networking Sites on Studies. Int J Core Eng Manag IJCEM. 2015;1(11):76-85.
  • 3
    Viju MJ. The Role of Web Technologies and Social Media at Higher Education level in India. Int J Engl Lang Lit Humanit. [Internet]. 2015 [Acesso 10 abril 2015];3(1). Disponível em: http://ijellh.com/papers/2015/March/31-361-367-March-2015.pdf
    » http://ijellh.com/papers/2015/March/31-361-367-March-2015.pdf
  • 4
    Dogoriti E, Pange J, Anderson GS. The use of social networking and learning management systems in English language teaching in higher education. Campus-Wide Inf Syst. 2014;31(4):254-63.
  • 5
    Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today.2014;34(6):1012-7.
  • 6
    González-Ramírez R, Gascó JL, Taverner JL. Facebook in teaching: strengths and weaknesses. Int J Inf Learn Technol. 2015;32(1):65-78.
  • 7
    Rouziou C, Sofianopoulou CH. Social Networking and Media. The Case of Higher Education. EDULEARN14 Proc. 2014;1969-76.
  • 8
    Gupta S, Seth A. Usage of Social Networking Tools in Higher Education with Special Reference to Colleges of Jammu Division. Trends Inf Manage. 2014;10(1):1-12.
  • 9
    De Souza MT, da Silva MD, de Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1 Pt 1):102-6.
  • 10
    Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.
  • 11
    Ursi ES, Galvão CMM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2006;14(1):124-31.
  • 12
    Skiba DJ. Nursing education 2.0: Poke me. Where's your face in space? Nurs Educ Perspect. 2007;28(4):214-6.
  • 13
    Skiba DJ. Emerging Technologies Center: Nursing Education 2.0: Social Networking For Professionals. Nurs Educ Perspect. 2008;29(6):370-1.
  • 14
    Skiba DJ. Emerging technologies center: Nursing Education 2.0: Twitter & tweets. Can you post a nugget of knowledge in 140 characters or less? Nurs Educ Perspect. 2008;29(2):110-2.
  • 15
    Skiba DJ. Nursing education 2.0: social networking and the WOTY. Nurs Educ Perspect. 2010;31(1):44-6.
  • 16
    Lim T, Ismail JT. The use of Facebook for online discussions among distance learners. Turk Online J Distance Educ. [Internet]. 2010 [Acesso 11 fev 2015];11(4):72-81. Disponível em: http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
    » http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tojde/article/view/5000102541/5000095638
  • 17
    Mistry V. Critical care training: Using Twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6.
  • 18
    Pittenger AL, Westberg S, Rowan M, Schweiss S. An interprofessional diabetes experience to improve pharmacy and nursing students' competency in collaborative practice. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 15 abril 2015];77(9). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3831408/
    » http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3831408/
  • 19
    Pittenger AL. The use of social networking to improve the quality of interprofessional education. Am J Pharm Educ. [Internet]. 2013 [Acesso 13 abril 2015];77(8). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
    » http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3806958/
  • 20
    Drake MA, Leander SA. Nursing students and ning: using social networking to teach public health/community nursing in 11 baccalaureate nursing programs. Nurs Educ Perspect. 2013;34(4):270-2.
  • 21
    Green J, Wyllie A, Jackson D. Social networking for nurse education: Possibilities, perils and pitfalls. Contemp Nurse J Aust Nurs Prof. 2014;47(1/2):180-9.
  • 22
    Radford SJ. Student life-Building a mentor programme: Social networking can enhance communication among peer mentors in nursing education, writes Shellie Jean Radford. Nurs Stand. 2014;28(39):64-64.
  • 23
    Mathew B. Using a social networking tool for blended learning in staff training: Sharing experience from practice. J Neonatal Nurs. 2014;20(3):90-4.
  • 24
    Tower M, Latimer S, Hewitt J. Social networking as a learning tool: Nursing students' perception of efficacy. Nurse Educ Today. 2014;34(6):1012-7.
  • 25
    La Rue EM, Terhorst L, McCafferty KG. Mobile Multi-modal Learning Facilitated Through Twitter. WEBIST 2014 - Proc 10th Int Conf Web Inf Syst Technol. 2014;233-7.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2016

Histórico

  • Recebido
    25 Maio 2015
  • Aceito
    26 Nov 2015
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br