Objetivo: descrever o processo de adaptação cultural do módulo Problemas Sexuais Masculinos Associados a Sintomas do Trato Urinário Inferior do questionário Consulta Internacional sobre Incontinência, bem como analisar a validade e confiabilidade de sua versão brasileira em homens com sintomas urinários.
Método: este estudo transversal foi realizado com 138 homens com sintomas urinários acompanhados no ambulatório de Urologia de um hospital especializado em Oncologia. As evidências de validade da estrutura interna foram avaliadas por meio dos quatro itens do questionário, mediante análise fatorial exploratória e confirmatória. Além disso, a confiabilidade foi analisada pelos coeficientes α de Cronbach e ω de McDonald. As evidências de validade na relação com variáveis externas foram avaliadas por meio da correlação de Spearman com o International Prostate Symptom Score (IPSS) e o Quociente Sexual Masculino (Male Sexual Quotient, MSQ).
Resultados: foram detectadas evidências significativas de validade de conteúdo, processo de resposta e um único fator que explicou 78% da variância, com cargas fatoriais que variaram entre 0,54 e 0,97. Os coeficientes α de Cronbach e ω de McDonald atingiram valores próximos de 0,95, indicando nível de confiabilidade satisfatório. Foi encontrada correlação positiva moderada entre o questionário utilizado e o International Prostate Symptom Score (r=0,67), bem como forte correlação negativa com o Male Sexual Quotient (r=-0,84), indicando boas evidências de validade na relação com variáveis externas.
Conclusão: a versão brasileira do questionário apresentou sólidas evidências de validade e confiabilidade para avaliar disfunções sexuais na população estudada.
Descritores:
Saúde do Homem; Disfunções Sexuais Fisiológicas; Estudo de Validação; Sintomas do Trato Urinário Inferior; Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente; Inquéritos e Questionários
Destaques:
(1) O ICIQ-MUTSsex é um questionário de avaliação válido e confiável. (2) O ICIQ-MUTSsex pode ser utilizado em pesquisa e na prática clínica. (3) O questionário avalia disfunções sexuais em brasileiros que sofrem sintomas urinários.
Thumbnail
