Objetivo: avaliar características definidoras de diagnósticos de enfermagem que se configuram como preditoras de desordens de saúde mental entre estudantes de graduação na era pós-COVID-19.
Método: estudo transversal, multicêntrico, realizado com estudantes de graduação de quatro universidades públicas do estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, online, com variáveis sociodemográficas e clínicas. Investigou-se, ainda, por meio de autorrelato, a presença de características definidoras incluídas nos Diagnósticos de Enfermagem de Ansiedade, Síndrome do Estresse por Mudança; Síndrome Pós-trauma; Sobrecarga de Estresse e Tristeza Crônica, presentes na taxonomia da NANDA-I. Foram utilizadas, também, a Depression, Anxiety and Stress Scale e a Impact of Events Scale-Revised. Análise de regressão logística multivariada foi realizada para determinar as características definidoras que se configuraram como preditoras das desordens de saúde mental. Odds ratios ajustados foram estimados, juntamente com os intervalos de confiança de 95%, a 5% de significância.
Resultados: participaram do estudo 2.349 estudantes de graduação. Foi investigada a presença de 24 características definidoras físicas, comportamentais, cognitivas e emocionais dos diagnósticos de enfermagem em questão. Destas, 13 emergiram como preditoras para os sintomas de ansiedade; 15 para os sintomas de estresse; 11 para os sintomas de depressão; e 15 para o transtorno do estresse pós-traumático.
Conclusão: evidenciaram-se características definidoras físicas, comportamentais, cognitivas e emocionais de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I que se configuraram como preditoras para o desenvolvimento de desordens de saúde mental em universitários na era pós-COVID-19.
Descritores:
Sinais e Sintomas; Saúde Mental; Universidades; Estudantes; COVID-19; Enfermagem
Destaques:
(1) Desordens de saúde mental são prevalentes em universitários na era pós-COVID-19. (2) Diagnósticos de enfermagem relacionados à saúde mental são prevalentes em estudantes. (3) Características definidoras emergiram como preditoras para desordens de saúde mental. (4) É necessário implementar intervenções para promover a saúde mental nessa população.