Acessibilidade / Reportar erro

Validação de marcadores de vulnerabilidade de lactentes para disfunções em seu desenvolvimento socioemocional

RESUMO

Objetivos:

validar marcadores de vulnerabilidade à disfunções no desenvolvimento socioemocional de lactentes.

Métodos:

pesquisa de método exploratório sequencial misto. Os marcadores de vulnerabilidade elaborados na fase qualitativa foram analisados por especialistas na fase quantitativa utilizando a técnica Delphi com consenso mínimo de 70%. Dezessete juízes responderam o questionário na primeira rodada de análise e 11 responderam na segunda rodada.

Resultados:

na primeira rodada, dois marcadores não alcançaram o consenso mínimo: presença de instabilidade nas relações familiares (66%) e situação de delinquência e/ou abuso dos pais/cuidadores (65%). Na segunda rodada, todos os marcadores foram validados, com mais de 90% de concordância na maioria dos atributos, e alcançaram o consenso mínimo de 73%.

Conclusão:

os oito marcadores de vulnerabilidade alcançaram consenso mínimo para a sua validação e foram habilitados à verificação de confiabilidade e validação clínica para compor um instrumento relevante ao cuidado do lactente.

Descritores:
Vulnerabilidade em Saúde; Lactente; Desenvolvimento Infantil; Deficiências do Desenvolvimento; Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil; Enfermagem Pediátrica

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br