Acessibilidade / Reportar erro

Gestão do cuidado: concordância entre prescrições de enfermagem e necessidades de cuidados dos pacientes

RESUMO

Objetivos:

analisar a concordância entre prescrições de enfermagem, registradas nos prontuários, e as necessidades de cuidados dos pacientes; investigar a correlação entre o perfil profissional dos enfermeiros e a concordância das prescrições.

Método:

estudo descritivo com abordagem quantitativa e documental, realizado em unidades de clínica médica, cirúrgica e especializada de um hospital de ensino, no interior do Estado de São Paulo. Foi aplicada a nova versão validada do Instrumento de Classificação de Pacientes e, posteriormente, investigadas 380 prescrições de enfermagem no momento da admissão e alta hospitalar.

Resultados:

foi identificado que 75% dos itens das prescrições de enfermagem estavam compatíveis com as necessidades cuidativas dos pacientes. Encontrou-se baixa correlação entre a concordância da prescrição de enfermagem e o perfil profissional.

Conclusão:

as prescrições de enfermagem não estão sendo realizadas, em sua totalidade, em consonância com as necessidades dos pacientes. Para possibilitar prescrições mais efetivas, recomenda-se análise do contexto assistencial e processo de trabalho e o uso de estratégias avaliativas das necessida¬des de cuidados dos pacientes.

Descritores:
Planejamento de Assistência ao Paciente; Cuidados de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde; Enfermagem

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br