Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 4, Número: spe, Publicado: 1996
  • Enfermagem, conhecimento e comunicação Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa
  • Análise de uma situação interacional a luz dos referenciais teóricos de Rickelman e de Laing Artigos Originais

    Garcia, Telma Ribeiro; Chianca, Tânia Couto Machado; Pelá, Nilza Teresa Rotter

    Resumo em Português:

    Utilizou-se categorias do Modelo de Interação Lingüística Bio-Psico-Social de Rickelman e da Teoria da Percepção lnterpessoal de Laing para categorização e descrição de uma situação interacional, partindo-se do pressuposto de que havia compatibilidade entre estes dois referenciais teóricos. Concluiu-se que, apesar de haverem sido identificados, do ponto de vista teórico, aspectos concordantes entre eles, na aplicação prática esses dois referenciais evidenciam algumas diferenças substanciais, decorrentes de seu embasamento filosófico, que dificultam ou não aconselham seu uso concomitante.

    Resumo em Espanhol:

    Se utilizó categorías del Modelo de Interacción Lingüística Bio-Psico-Social de Rickelman y de la Teoría de la Percepción Interpersonal de Laing para categorización y descripción de una situación interaccional, teniendo Como presupuesto que había compatibilidad entre estos dos referenciales teóricos. Se concluyó que, a pesar de haber sido identificados, desde el punto de vista teórico, aspectos concordantes entre sí, en la aplicación práctica, estos dos referenciales muestran algunas diferencias sustanciales, dependientes de su basamento filosófico, los cuales dificultan o no aconsejan su uso concomitante.

    Resumo em Inglês:

    The authors utilized Rickelmall's Bio-Psycho-Social Linguistics Interaction Model and Laing's lnterpersonal Perception Theory categories to classify and describe an interaction situation, supposing that these theoretical frameworks were compatible. They concluded that, in despite of some identified convergent theoretic aspects, their practical application evidenced substantive differences, derived from philosophical basis, that raised difficulties or objections to their concomitant use.
  • Influência das crenças do enfermeiro na comunicação com o alcoolista Artigos Originais

    Diniz, Sebastiana A.; Ruffino, Márcia Caron

    Resumo em Português:

    O alcoolismo considerado uma das mais freqüentes enfermidades de todo o mundo transformou-se num grave problema social, que no Brasil triplicou nas últimas décadas. Enquanto enfermeiras, compreendemos que os alcoolistas são pessoas que adoeceram - requerendo ajuda e que a comunicação com os mesmos é um dos métodos fundamentais para alcançar as metas da intervenção de enfermagem. Para uma assistência adequada, consideramos recomendável conhecer as razões que levam o enfermeiro a ter determinadas atitudes adversas em relação aos alcoolistas. Assim, surgiu nossa inquietação em relacionar os obstáculos que interferem na comunicação entre enfermeiros e alcoolistas, identificados na literatura de enfermagem brasileira e norte-americana, através do MEDLlNE e do catálogo do CEPEn. Constatamos que o estereótipo do alcoolisfa existe e permanece constante durante todo o tempo; as crenças estereotipadas. encontradas entre os profissionais da saúde, determinam o tipo e a qualidade dos cuidados que o paciente recebe, bem como o foco de pesquisa e atitudes sobre o álcool e alcoolistas. Dessa forma, consideramos que as crenças estariam influenciando negativamente, tornando-se sérios obstáculos na comunicação entre enfermeiro e alcoolista.

    Resumo em Espanhol:

    El alcoholismo, considerado una de las más frecuentes enfermedades en todo el mundo, se transformó en un grave problema social, que en Brasil se triplicó en las últimas décadas. Como enfermeros, comprendemos que los alcoholi son personas que se enfermaron y requieren ayuda, y que la comunicación con los mismos es uno de los métodos fundamentales para alcanzar las metas de la intervención en enfermería. Para una asistencia adecuada, consideramos recomendable conocer las razones que llevan al enfermero a tener determinadas actitudes adversas con relación a los alcoholi. De este modo, surgió nuestra inquietud por relacionar los obstáculos que interfieren en la comunicación entre enfermeros y alcoholi, identificados en la literatura de enfermería brasileña y norteamericana, a través del MEDLlNE y del catálogo del CEPEn. Constatamos que el estereotipo del alcoholi existe y permanece constante durante todo el tiempo; las creencias estereotipadas, encontradas entre los profesionales de salud, determinan el tipo y la calidad de los cuidados que el paciente recibe, así como el foco de la investigación y actitudes sobre el alcohol y alcoholi. De esa forma, consideramos que las creencias estarían influenciando negativamente, tornándose en serios obstáculos en la comunicación entre enfermero y alcoholi.

    Resumo em Inglês:

    Alcoholism, one of the most frequent diseases in the world, has been transformed in a serious social problem and in Brazil, it has triplicated in the last decades. As nurses, we understand that alcoholics are sick people that need help and that communication is a fundamental method to achieve nursing intervention goals aiming at giving an adequate nursing care it is necessary to know the reasons why nurses have some adverse attitudes related to alcoholics. This inquietude led us to investigate the restraints that interfere in nurse-alcoholics communication, presented in national and international nursing literature reviewed through MEDLlNE and CEPEn catalogue. We observed that the alcoholics stereotype exist and remains constant through the time; the stereotype belief held by health professionals determines the quality of care the patient receives as well as the focus of research and attitudes presented about alcohol and alcoholics. Therefore, the belief would be presenting a negative influence and keeping hack the communication between nurse and the alcoholic.
  • Aspectos gerais da construção de um programa sobre comunicação não verbal para enfermeiros Artigos Originais

    Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um programa sobre comunicação não verbal e é continuação de um estudo onde se verificaram falhas na percepção desse tipo de comunicação nos enfermeiros que atendiam pacientes em consultas de enfermagem. É um dos primeiros estudos que discute a temática do ensino da comunicação não verbal na enfermagem e justifica sua montagem descrevendo rapidamente o referencial teórico que embasou sua montagem: LUFT & INCHAM (1961); BIRDWHISTELL (1970); HALL (1986); STEINBERG (1988); SILVA (1989) e CAGNÉ (1980).

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta un programa sobre comunicación no verbal y es continuación de un estudio donde se verificaron fallas en la percepción de ese tipo de comunicación en los enfermeros que atendían pacientes en consultas de enfermería. Es uno de los primeros estudios que discute la temática de enseñaza de la comunicación no verbal en enfermería y justifica su montaje, describiendo rápidamente el referencial teórico que fundamentó su montaje: LUFT; INGHAM (1961) BIRDWHISTELL (1970); HALL (1976); STEINBERG (1988); SILVA (1989) y GAGNÉ (1980).

    Resumo em Inglês:

    This study shows a program about nonverbal communication and is the continuation of a study of the failures in the perception of nonverbal communication in nurses who assist patients in nursing consultation. This study is one of the first to discuss the theme and describes the theoretical frameworks that legitimate its existence: LUFT & INGHAM (1961); BIRDWHISTELL (1970); HALL (1976); STEINBERG (1988); SILVA (1989) and GAGNÉ (1980).
  • Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova Artigos Originais

    Vietta, Edna Paciência; Labate, Renata C.; Moraes, Maria C.; Rodrigues, Antonia R. F.; Braga, Eliana Ap. P. S.

    Resumo em Português:

    O presente artigo avalia a estratégia alternativa de integração em grupo por meio da aplicação da técnica da complementação de frases em Universitários, em véspera de prova. Teve como objetivo: a) oferecer aos alunos do curso de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, uma possibilidade de expressão vivencial da situação peculiar; b) apreender suas condições emocionais relacionadas às suas expectativas; c) identificar aspectos possíveis de serem manejados e; d) sugerir uma possível alternativa de intervenção para alívio de tensões.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo, evalúa la estrategia alternativa de la intervención en grupo mediante la técnica de la complementación de frases en Universitarios, en el día anterior de a pruebas de conocimientos. Tuvo como objetivos: a) ofrecer a los alumnos del curso de pre-grado en enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirao Preto - USP, una posibilidad de expresión vivencial en situación específica; b) captar sus condiciones emocionales relacionadas a sus expectativas; c) identificar aspectos posibles de ser manejados y; de sugerir una posible alternativa de intervención para alivio de sus tensiones.

    Resumo em Inglês:

    This article evaluates an alternative strategy of group intervention using the technique of complementing sentences to a group of students at University just before their examination. It aimed at offering to the nursing undergraduate students from the College of Nursing at Ribeirão Preto - University of São Paulo, a space to show their feelings related to this peculiar situation. The authors searched to catch the students' emotional conditions regarding their expectations as well as to identify possible aspects that can be handled looking at suggesting alternatives of intervention to alleviated tension.
  • O uso da informática na rede básica e hospitalar da cidade de Ribeirão Preto (S.P.) Artigos Originais

    Galvão, Cristina Maria; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo relatar o uso da informática na rede básica e hospitalar na cidade de Ribeirão Preto (SP), A coleta de dados foi realizada em sete hospitais gerais e na Secretaria Municipal de Saúde, por meio de entrevistas estruturadas com os responsáveis pela informática nessas instituições. Efetuou-se uma análise descritiva e matemático-estatística, utilizando freqüência absoluta e porcentagem. Os dados evidenciaram a utilização de computadores em atividades da área administrativa das instituições pesquisadas, entretanto, existem projetos de implantação desta tecnologia na área assistencial a médio e longo prazo.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene como objetivo relatar el uso de la informática en la Red Básica y Hospitalaria de la ciudad de Ribeirão Preto (S.P.). La coleta de datos fue realizada en siete hospitales generales en la Secretaría Municipal de Salud, a través de entrevistas estructuradas con los responsables por la informática en estas instituciones. Fue efectuado un análisis descriptivo y matemático-estadístico, utilizando frecuencia absoluta y porcentaje. Los datos evidenciaran la utilización de computadores en actividades del área administrativa de las instituciones, entretanto, hay proyectos de implantación de esta tecnología en el área asistencial a medio y largo plazo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to report the use of computer technology in basic and hospital networks in the city of Ribeirão Preto (SP), Data were collected in seven general hospitals and in the Municipal Bureau of Health. Descriptive and mathematical-statistical analyzes were effected using absolute frequency and percentage. The results showed the utilization of the computer technology in the activities of some institutions administrative area; however, there are long and short term projects to introduce this technology in nursing care.
  • Percepção de bloqueio/facilitação de comunicação: um experimento Artigos Originais

    Bemardina, Lucianne Dalla; Bachion, Maria Márcia; Carvalho, Emília Campos de; Souza, Luís de

    Resumo em Português:

    Considerando-se o referencial de FORREST (1983). realizamos um experimento com o objetivo de verificar como os entrevistados (alunos do 6° semestre de graduação em enfermagem) percebem um diálogo levando-se em conta 12 itens de avaliação (clima de abertura, interesse, mudança de assunto, questões direcionadas, desaprovação do assunto, tranqüilidade, tensão, aconselhamento, reconhecimento de sentimentos. reflexão de assuntos, aprovação e fuga de assuntos). O tratamento constou de 02 entrevistas com diferentes proporções de categorias facilitadoras (F) e bloqueadas (B) da comunicação: Grupo A - 55% de categoria F e 45% de categoria B: Grupo B - 75% de categoria B e 25% de categoria F. Como resultados encontramos que não houve diferença estatisticamente significante para os grupos, em nenhum dos itens de avaliação propostos. Ressaltamos o fato da entrevistadora ser conhecida dos entrevistados, a temática ser de fácil abordagem e o nível de relação ser do tipo horizontal.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando el referencial de FORREST (1983), realizamos un experimento con el objetivo de verificar como los entrevistados (alumnos del VI semestre de pre-grado en enfermería) perciben un diálogo teniendo en cuenta 12 ítems de evaluación (momento emocional del inicio, interés, cambios del tema, preguntas direccionadas, tensión, aconsejamiento, reconocimiento de sentimiento, reflexión de asuntos, negación del tema, tranquilidad, aprobación y escape del tema). El manejo contó de 02 entrevistas con diferentes niveles de categorías, facilitadoras (F) y bloqueadoras (B) de la comunicación: Grupo A - 55% de la categoría F y 45% de la categoría B, Grupo B - 75% de la categoría B y 25% de la categoría F. Como resultados encontramos que no hubo diferencia estadísticamente significativa para los grupos en ninguno de los ítems de evaluación propuestos. Resaltamos el hecho de que la entrevistadora es reconocida por los entrevistados, la temática es de fácil abordaje y el nivel de relación es de tipo horizontal.

    Resumo em Inglês:

    Based on the reference work of FORREST (1983), we conducted an experiment in order to determine how interviewees (6th semester nursing undergraduate course) perceive a dialogue, taking into consideration 12 items of evaluation (opening, interest, changing subject, directed questions, disapproval of the subject, tranquility, tension, counseling, recognizing feelings, reflection about the topics, approval, and flight from the topics). Treatment consisted of interviews with different proportions of categories of facilitating (F) and blocking (B) communication: Group A - 55% F category and 45% B category; Group B - 75% B category and 25% F category, There was no statistical difference between groups in terms of any of the proposed evaluation items. We emphasize the fact that the interviewer was known by interviewees. The topic was easy to approach and the level of relationship was of the horizontal type.
  • Análise da utilização de sala de cirurgia com apoio da informática Artigos Originais

    Cologna, Maria Helena Y. Takeno; Dallora, Maria Eulália L. Valle; Hayashida, Miyeko; Riul, Sueli; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    Procurou-se com este estudo verificar a possibilidade de estabelecer sistematicamente um controle de tempo do perfil das atividades desenvolvidas em salas de operação (SO) de um hospital-escola com mais de 500 leitos através da implementação de um programa informatizado, Os resultados indicam que o controle sistemático do tempo utilizado pelas equipes de enfermagem, de anestesia e de cirurgia proporcionará um aproveitamento mais racional e eqüitativo das potencialidades de recursos humanos e recursos materiais existentes.

    Resumo em Espanhol:

    Con este estudio se buscó verificar la posibilidad de se establecer sistemáticamente un control del tiempo, sobre el perfil de las actividades desarrolladas en salas quirúrgicas de un hospital-escuela con más de 500 lechos, Los resultados indican que el control sistemático del tiempo utilizado por los equipos de enfermería, de anestesia y de cirugía proporcionará un provecho más racional y equitativo de las potencialidades de recursos humanos y recursos materiales existentes.

    Resumo em Inglês:

    With this study intended to verify the possibility of settling a time control of the activities developed at the operating room of an University Hospital, which has more than 500 beds, through the introduction of a computer program. The results indicate that this kind of systematic time control, which is used by nurses, anesthesia and surgery staff is able to offer a more rational utility to human and material resources.
  • O sistema de informações no processo gerencial dos serviços de saúde: algumas reflexões Artigos Originais

    Mishima, Silvana Martins; Villa, Tereza Cristina Scatena; Gomes, Elizaheth Laus Ribas; Pratali, Maria Tereza Romão; Silva, Eliete Maria; Anselmi, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    Neste ensaio nos dispomos a desenvolver algumas reflexões acerca da constituição do sistema de informação como um dos principais instrumentos para o gerenciamento de serviços de saúde no processo de municipalização.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio las autoras desarrollan algunas reflexiones a cerca de la constitución del sistema de información como un de los principales instrumentos para el gerenciamento de los servicios de salud, en el proceso de municipalización.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at reflecting about the organization of the information system as an important tool in the management of health services, especially in, the process of municipalization.
  • Ensinando o toque terapêutico: relato de uma experiência Artigos Originais

    Silva, Maria Júlia Paes da; Belasco Júnior, Domingos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata a experiência de ensino do Toque Terapêutico (imposição de mãos) para graduandos e graduados na área de saúde, num curso de 12 horas com aulas teóricas e exercícios práticos, A percepção dos exercícios foi registrada durante os dias de curso e é descrita a avaliação que os participantes fizeram do mesmo. Por ser inovador, este tipo de ensino nas instituições de saúde do Brasil, os autores consideram importante relatar os resultados do início desse ensino que nos EUA recebeu o nome de Toque Terapêutico (T.T.) da enfermeira Dolores Krieger - docente na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Nova York. Entre os achados, verificou-se que a grande maioria dos participantes teve um acréscimo na sensibilidade aos sintomas detectáveis pelo T.T. - tanto quantitativa quanto qualitativamente.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo relata la experiencia de enseñanza del Toque Terapéutico (imposición de las manos) para estudiantes de enfermería y enfermeros en un curso de doce horas con clases teóricas y ejercicios prácticos. La percepción de los ejercicios fue registrada durante los días del curso y se describe la evaluación que los participantes hicieron con respeto a ello. Por ser innovador ese tipo de enseñanza en las instituciones de salud en Brasil, los autores consideran importante relatar los resultados del comienzo de esa enseñanza, que en Estados Unidos recibió el nombre de Toque Terapéutico (T.T.) de la enfermera DoIores Krieger - docente en la Facultad de Enfermería de Nueva York. Entre los hallazgos, se verificó que la gran mayoría de los participantes tuvo un incremento de la sensibilidad a los síntomas detectables a través del T.T. - sea cuantitativa sea cualitativamente.

    Resumo em Inglês:

    The present study shows the experience of learning Therapeutic Touch (concepts and technique) lived by nurses and nursing students in Brazil. The students' perception was registered when they were learning the process. The chief promoter is the nurse Dolores Krieger who has taught this technique at New York University for nurses as part of their master or doctoral programs. The authors verified that most part of the students increased their sensibility to perceive symptoms detectable by T.T.
  • Sucata como elemento de comunicação na enfermagem Artigos Originais

    Esperidião, Elizabeth; Teixeira, Maria Eunice Medeiros; Stacciarini, Jeanne Marie Rodrigues

    Resumo em Português:

    À partir do entendimento de que alunos e profissionais de Enfermagem demonstram dificuldades em se posicionarem como “pessoas” na profissão, realizamos um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Oferecemos na II Jornada Goiana de Enfermagem uma oficina de trabalho intitulada “Conhecendo o SER Enfermeiro”. Dentre as várias técnicas de grupo, a sucata como elemento de comunicação foi um recurso utilizado em determinada dinâmica, sendo o objeto deste estudo que se propôs: identificar como é a representação do auto-retrato do SER Enfermeiro, verificar qual é o processo de interação indivíduo-sucata, durante a realização do trabalho e averiguar se o objeto de escolha assume uma representação diferente do que ele é. Encontramos que existem especificidades na representação de cada auto-retrato do SER Enfermeiro. Quanto à interação indivíduo-sucata houve uma certa seqüência obedecida: estranheza com o material e/ou trabalho proposto, manipulação e identificação dos objetos, seleção de sucatas e concretização da tarefa realizada. Em relação aos objetos escolhidos percebemos nítida preferência aos correlacionados com a profissão, embora outros também o foram. Finalizando, sugerimos que outros estudos sejam realizados, utilizando sucata enquanto elemento de comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del entendimiento que los alumnos y profesionales de enfermería demuestran dificultades en posicionarse como personas en la profesión, realizamos un estudio descriptivo exploratorio, con abordaje cualitativa, ofreciendo en la II Jornada de Enfermería en Goiania un taller de trabajo titulado "Conociendo el SER Enfermero". Entre varias técnicas de grupo, el "desperdicio" como elemento de comunicación fue un recurso utilizado en determinada dinámica, siendo el objeto de este estudio que se propuso: identificar cómo es la representación del auto retrato del SER Enfermero, verificar cual es el proceso de interacción individuo - "desperdicios", durante la realización del trabajo y averiguar si el objeto escogido asume una representación diferente de los que es. Encontramos que existen especificidades en la representación de cada auto retrato del Ser enfermero. En cuanto a la interacción individuo - "desperdicios" huvo una cierta secuencia de los objetos, selección de "desperdicios" y concretización de la tarea realizada en relación a los objetos escogidos percibimos nítida preferencia a los relacionados con la profesión, aunque otros también lo fueran. Finalizando, sugerimos que otros estudios utilizando "desperdicios" como elemento de comunicación sean realizados.

    Resumo em Inglês:

    Based on the understanding that students and nursing professionals demonstrate difficulties in being a “person” in the profession, we developed a descriptive and exploratory study with a qualitative approach. Then, we offered during the "Lind" II Nursing Congress in the city of Goiânia a work-shop called “LEARNING ABOUT NURSE'S ENTITY”. Among various processes of work-groups: the "Scrap" was used as a kind of communication. It was a resource utilized in certain dynamics, being the object of our study that has the following goals: to identify the representation of nurse's "entity" to verify the interaction process "man-scrap" during the realization of the work and to verify if the object is represented as it really, is. We have seen that there are particularities in the representation of nurse's entity. Regarding "man-scrap" interaction it had the followed sequence: finding strange the material and the proposal of work, manipulating and identifying objects, "scrap" selection and concretion of the job. With respect to the objects, we perceived a clear preference to the ones related to the profession. Finally, we suggest that other studies about the "scrap" communication element, must be developed.
  • Aplicação da janela de Johari em uma interação Artigos Originais

    Oliveira, Elizabete Regina Araújo; Bachion, Maria Márcia; Carvalho, Emília Campos de

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe verificar a viabilidade da Janela de Johari em encontro a dois. Metodologicamente constou das seguintes etapas: compreensão do modelo teórico da Janela de Johari; estabelecimentos de critérios para realização de uma entrevista seguindo o referencial; realização de uma entrevista com cliente que desconhece o referencial e; análise e interpretação dos resultados à luz do referencial teórico. Os resultados obtidos permitiram analisar o comportamento apresentado durante a entrevista tanto do entrevistado como do entrevistador, bem como, estabelecer parâmetros para se verificar o quanto se desconhece de uma pessoa, pelo que ela se deixa revelar, e ainda as formas que a pessoa utiliza para revelar a sua personalidade. A janela facilita visualizar a maneira como as pessoas se revelam.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio ha verificado la viabilidad de la ventana de Johari, en un encuentro de dos. Metodológicamente, abarcaranse las siguientes etapas: comprensión del modelo teórico de la ventana de Johari, establecimientos de criterios para la realización de una entrevista, siguiendo el referencial; realización de una entrevista con un cliente que desconoce el referencial; análisis e interpretación de los resultados, a través de la ventana de Johari. Los resultados permitieron analizar el comportamiento presentado en la entrevista, tanto del entrevistador como del entrevistado, también establecer parámetros para verificar en cuanto se desconoce una persona por parte del otro, por lo que ella se deja conocer y aún analizar las formas que las personas utilizan para revelar su personalidad. La ventana facilita la visualización de la manera como las personas revelan su personalidad.

    Resumo em Inglês:

    The present study proposes to verify the viability of Johari's window in a two-people meeting. Methodologically the study comprised the following stages: comprehension of the theoretical model of Johari’s window establishment of criteria for the accomplishment of an interview following the reference; accomplishment of an interview with a client that do not know the reference; analysis and interpretation of the results through Johari’s window. The results allowed the authors to analyze the interviewer and interviewee behavior during the interview. They also verified the amount that it is unknown about the other, through what he/she allows to he revealed and analyzed the way that a person uses to reveal his/her own personality. The window makes it easier to visualize the manner that people reveal themselves.
  • A arte da comunicação na ponta dos dedos: a pessoa cega Artigos Originais

    Pagliuca, Lorita Marlena Freitag

    Resumo em Português:

    O estudo faz rápida análise do processo de comunicação e suas peculiaridades para a comunicação não verbal com o cego. Observou-se as respostas perceptivas de cegos que compareceram a uma Exposição de Artes Plásticas para Cegos, com o objetivo de explorar esta linguagem de comunicação e com a finalidade de reunir subsídios para a criação de métodos educativos com esta clientela. A metodologia constou de observação, registro fotográfico, vídeo e depoimentos. Conclui-se que as artes plásticas são acessíveis aos cegos pelo tato e que estas oferecem subsídios para a criação de materiais sobre educação para a saúde, com a utilização do tato, desde que facilitem a apreensão do todo, com predominância do figurativo e associado à percepção auditiva.

    Resumo em Espanhol:

    Se hace la descripción de la participación de ciegos invitados a una exposición de artes plásticas planeada para la comunicación no verbal aunque estuviesen también personas no ciegas. Se observó, se filmó el modo como se desarrollaba esa forma de comunicación, para recolectar ayudas con el objetivo de construir material intruccional y estrategias adaptables a esa clientela con la finalidad de actuar en el campo de la promoción de la salud. La metodología incluyó, también, la escucha del habla mientras tocaran las piezas y la coleta de las opiniones. Se concluye que es posible la comunicación con la persona ciega utilizándose el arte de tipo figurativo lo que torna viable la educación para la salud por este otro canal.

    Resumo em Inglês:

    The study analyzes the communications process and its peculiarities related to a non verbal communication with blind people. The perspective answers of the blind people were observed on an Exposition of Plastic Arts for Blind people. The purpose of using this communication language was to contribute to create educations methods to these clientele. The methodology included observation, photograph record, video and personal comments. We conclude that the plastic arts are accessible to the blind by touch and give contributions to create materials, about health education using the touch. It helps the apprehension of the whole prevailing the figurative related to the aural perception.
  • Avaliação do ensino de relacionamento enfermeira-paciente Artigos Originais

    Sadala, Maria Lúcia Araújo; Stefanelli, Maguida Costa

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe-se a avaliar o ensino de relacionamento enfermeira -paciente entre alunas e egressos de Curso de Enfermagem - F. M. Botucatu, UNESP. Os resultados mostram a utilização dos conhecimentos teórico-práticos sobre comunicação relacionamento interpessoal pela população estudada, assim como a avaliação do conteúdo das Disciplinas Relacionamento Enfermeira-Paciente I, II e III do referido curso nos últimos cinco anos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo se propone evaluar la enseñanza del reracionamiento enfermero-paciente entre los alumnos y graduados del Curso de Enfermería de la F. M. Botucatu - UNESP, Los resultados muestran la utilización de los conocimientos teórico-prácticos sobre la comunicación y relacionamiento interpersonal por la población estudiada, así como la evaluación del contenido de las disciplinas Relacionamiento Enfermero-Paciente I, II y III del referido curso por un período de cinco años.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at evaluating the learning of communication skills by undergraduate and graduate students from the School of Nursing at Botucatu, São Paulo, in the last five years.
  • Comunicação prejudicada: fatores relacionados e características definidoras em pacientes internados com queimaduras Artigos Originais

    Meneguello, Adriana Silva; Dalri, Maria Célia Barcellos; Carvalho, Emília Campos de; Bachion, Maria Márcia

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda as questões do paciente portador de queimaduras e suas influências no processo comunicacional. Busca contribuir com a preocupação recente da Enfermagem na criação de instrumentos de identificação de problemas de comunicação, a formulação de diagnósticos de enfermagem que envolve tais alterações, bem como, a elaboração de propostas alternativas para o cuidado a pacientes de comunicação prejudicada. A partir do conhecimento dos resultados de DALRI (1993), que encontrou 03 pacientes com diagnóstico de comunicação prejudicada, utilizando a Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), realizamos uma análise secundária dos dados tomando como subsídio a proposta de CARVALHO & COLER (1994). Nesta amostra, encontramos 14 pacientes com esta alternação (Comunicação Prejudicada), confirmando a hipótese de que a segunda proposta para o diagnóstico de enfermagem de Comunicação Prejudicada se apresenta mais abrangente. Os fatores relacionados mais freqüentes foram: condições físicas - alteração anatômica (aparelho visual e fonador); stress e percepção alterada. As características definidoras mais comuns foram: expressões de ansiedade/depressão; déficit visual parcial ou total e dispnéia.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio aborda las cuestiones del paciente portador de quemaduras y sus influencias en el proceso de comunicación. Busca contribuir con la preocupación reciente de la Enfermería con la creación de instrumentos de identificación de problemas de comunicación, la formulación de diagnósticos de enfermería que envuelven estas alteraciones y también, la elaboración de propuestas alternativas para el cuidado de pacientes con comunicación alterada. A partir del conocimiento de los resultados de DALRI (1993), quien encontró 03 pacientes con diagnósticos de comunicación alterada, utilizando la Taxonomía I de la North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) 1990 ano las autoras realizaron un análisis secundário de los datos, tomando como ayuda la propuesta de CARVALHO & COLER (1994). En esta muestra, encontraron 14 pacientes con esta alteración (Comunicación Alterada), confirmando la hipótesis de que esta segunda propuesta para el diagnóstico de enfermería de Comunicación Alterada, presentase más comprensiva. Los factores relacionados más frecuentes fueron: condiciones físicas- alteración anatómica (aparato visual y fonador): stress y percepción alterada. Las características definidoras mas comunes fueron: expresiones de ansiedad/depresión; déficit visual parcial o total y disnéa.

    Resumo em Inglês:

    The present work studies questions related to burned patients and their influences in the communication process. It aims at contributing to the nursing concern about the creation of tools to identify communication problems, to formulate nursing diagnoses involving these changes as well as to elaborate alternative proposals in the care of patients with impaired communication. The results found by DALRI (1993) - showed 3 patients with the diagnosis of impaired communication. The authors, utilizing the Taxonomy I of the North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) 1990, analyzed the data using the proposal of CARVALHO & COLER (1994). They found 14 patients with this alteration (Impaired Communication), confirming the hypothesis that the second proposal for the diagnoses of Impaired Communication is more comprehensive. Frequent related factors were: physical conditions - anatomical alterations (visual and phono system); stress and altered perception. Common defining characteristics were: expressions of anxiety/depression; partial and total visual deficit and dyspneia.
  • Pesquisa em enfermagem: fatores implicados na categorização de dados Artigos Originais

    Chianca, Tânia Couto Machado; Garcia, Telma Ribeiro

    Resumo em Português:

    Neste estudo procuramos treinar uma enfermeira quanto ao emprego de técnicas de comunicação de modo a que se tornasse mais terapêutica em relações interpessoais sucessivas. Durante a pesquisa, detectamos problemas de categorização que foram também apontados e analisados.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio procuramos entrenar una enfermera cuanto a lo empleo de técnicas de comunicación de modo a tornarse más terapéutica en relaciones interpersonales sucesivas. Durante la pesquisa percibimos problemas de categorización que fueran también apuntados y analizados.

    Resumo em Inglês:

    In this study we aimed at training a nurse to apply communication techniques in order to become more therapeutic in her successive interpersonal relations. Along the research we found categorization problems that were considered and analyzed.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br