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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 12, Número: 5, Publicado: 2004
  • A internacionalização da produção científica: um grande desafio para a enfermagem brasileira Editorial

    Marziale, Maria Helena Palucci
  • O investimento financeiro em recursos humanos: uma experiência em hospital Artigos Originais

    Jericó, Marli de Carvalho; Castilho, Valéria

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo levantar o montante financeiro que um hospital de ensino de grande porte investiu nos programas de treinamento. Utilizou-se o sistema de custeio por absorção, para analisar sete programas de treinamentos para funcionários, os quais totalizaram 307 treinamentos no ano de 1999. A análise de dados possibilitou concluir que, durante o ano investigado, o investimento foi de R$ 225.493,84, correspondendo a R$ 27,41 por funcionário. Não há dados de outros hospitais brasileiros que possibilitem a comparação desse valor. No entanto, se comparado com a média anual mundial de US$ 252 per capita, o valor encontrado é 9,2 vezes menor. Relacionado à folha de pagamento, esse valor corresponde a 0,32 %, sendo que a média mundial é 2,7%. Este estudo aponta para a necessidade dos Centros de Educação Continuada conhecerem os custos dos programas de treinamento e das organizações hospitalares formalizarem uma política de investimento nesses programas.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio es calcular el monto financiero que un hospital de enseñanza de gran porte invirtió en programas de entrenamiento. Se utilizó el sistema de costo por absorción para analizar siete programas de entrenamiento para empleados, los cuales totalizaron 307 sesiones en el año de 1999. El análisis de los datos posibilitó concluir que, durante el año en cuestión, la inversión fue de R$ 225.493,84, correspondiendo R$ 27,41 por empleado. Al respecto, no existen datos de otros hospitales brasileños que posibiliten la comparación de ese valor. Sin embargo, al ser comparado con el promedio anual mundial, ascendente a US$ 252 per cápita, el valor encontrado durante la investigación es 9,2 veces menor. Relacionándolo a la nómina, ese valor equivale al 0,32%, siendo que el promedio mundial para ese ratio es de 2,7%. Este estudio plantea la necesidad de que los Centros de Educación Continuada conozcan los costos de sus programas de entrenamiento y de que las organizaciones hospitalarias formalicen una política de inversión en estos programas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the financial amount a large school hospital invested in training programs. Seven training programs for the hospital staff were analyzed by means of the absorption costing system, totaling 307 training sessions in 1999. Data analysis showed that, during that year, a total of R$225,493.84 was invested, that is, R$ 27.41 per worker. There are no data on other Brazilian hospitals to compare this figure. However, if this is compared with the annual worldwide average of US$ 252 per capita, the mean value is 9.2 times less than world average. This figure corresponds to 0.32% of the payment roll, while the world average is 2.7%. This study points towards the importance for Permanent Education Centers to understand the costs of training programs as well as for hospital organizations to create a formal policy for investment in these programs.
  • A prática do auxiliar de enfermagem do programa saúde da família Artigos Originais

    Shimizu, Helena Eri; Dytz, Jane Lynn G.; Lima, Maria da Glória; Moura, Ana Socorro de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo conhecer a prática do auxiliar de enfermagem que atua no Programa Saúde da Família, identificando suas atividades cotidianas, bem como facilidades e dificuldades encontradas no seu trabalho. Optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal, com participação de 34 auxiliares de enfermagem do Distrito Federal. Constatou-se que os auxiliares desenvolvem uma série de atividades, tanto de caráter individual como coletivo, com forte influência do modelo clínico de atenção e diferentes graus de complexidade, tais como: cadastramento das famílias, avaliação clínica sumária, atividades de grupo, procedimentos técnicos, visitas domiciliares, vigilância sanitária e epidemiológica. Os profissionais relatam que encontram facilidade na formação de vínculo com a clientela, porém se queixam da escassez de cursos de educação continuada, indefinição quanto as suas reais atribuições e falta de coordenação local. Conclui-se que o programa precisa redimensionar o papel desse profissional, resgatando sua função educativa junto à comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este trabajo es conocer la práctica del auxiliar de enfermería que actúa en el Programa Salud de la Familia, identificando sus actividades cotidianas, así como facilidades y dificultades encontradas en su trabajo. Fue adoptada una aproximación cualitativa, utilizándose la técnica de grupo focal, con participación de 34 auxiliares de enfermería del Districto Federal, Brasil. Se constata que los auxiliares desarrollan una serie de actividades, tanto en carácter personal como en colectivo, con fuerte influencia del modelo clínico de atención y diferentes grados de complejidad, tales como: catastro de las familias, evaluación clínica sumaria, actividades de grupo, procedimientos técnicos, visitas domiciliares, vigilancia sanitaria y epidemiológica. Los profesionales dicen que encuentran facilidad en la formación de vínculo con la clientela, pero se quejan de la falta de cursos de educación continuada, indefinición de sus reales atribuciones y falta de coordinación local. La conclusión es que el programa necesita redimensionar el papel de este profesional, rescatando su función educativa delante de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to evaluate the practice of nursing auxiliaries in the Family Health Program, identifying their daily activities, as well as factors that facilitate or hinder their work. A qualitative approach was chosen, using the focal group technique, with the participation of 34 nursing auxiliaries from the Federal District, Brazil. It was found that the nursing auxiliaries carry out a variety of activities, both of individual and collective nature, heavily influenced by the clinical model and with different degrees of complexity, such as: family registration, brief clinical evaluation, group activities, technical procedures, home visits, sanitary and epidemiological vigilance in day care centers. The participants related that they found it easy to bond with the clientele, but complained of the shortage of continuing education courses and imprecision as to their true assignments and lack of local coordination. The authors conclude that the program must reassess the role of this professional, reemphasizing his educational function in the community.
  • Assistência domiciliar: a experiência de um hospital privado do interior paulista Artigos Originais

    Fabrício, Suzele Cristina Coelho; Wehbe, Grasiela; Nassur, Flávia Bevilacqua; Andrade, José Ivan de

    Resumo em Português:

    A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional. Este estudo visa a transmitir a experiência do serviço de assistência domiciliar do Hospital São Francisco (HSF), de Ribeirão Preto, apresentando os resultados de 12 meses de atividades (período de setembro de 2001 a agosto de 2002). Durante o período analisado, o serviço prestou atendimento, em sua maioria, a mulheres (57%), com idade predominantemente entre 70-80 anos (30%), com diagnóstico prevalente de doença neurológica (27%) e neoplasias (17%). O setor possui, como coordenadoras, enfermeiras, também responsáveis pela captação do cliente. O trabalho é realizado por uma equipe interprofissional que realiza desde procedimentos, como coleta de exames laboratoriais, curativos, cuidados com sondas e ostomias, até internação domiciliar.

    Resumo em Espanhol:

    La atención domiciliaria, definida como un conjunto de procedimientos hospitalarios que pueden ser realizados en la casa del paciente, engloba acciones de salud desarrolladas por un equipo interprofesional. Este estudio visa trasmitir la experiencia del servicio de atención domiciliaria del Hospital São Francisco (HSF) de Ribeirão Preto, Brasil, presentando los resultados de 12 meses de actividades (período de septiembre de 2001 a agosto de 2002). Durante el período analizado, el servicio prestó atención a, en su mayoría, mujeres, (57%), con edad predominantemente entre 70-80 años (30%) y con diagnóstico predominante de enfermedad neurológica (27%) y neoplasias (17%). El sector cuenta con coordinadoras enfermeras, también responsables por la captación del cliente. El trabajo es realizado por un equipo interprofesional que realiza desde procedimientos como recolección de exámenes de laboratorio, curativos, cuidados con sondas y ostomías, hasta la internación domiciliaria.

    Resumo em Inglês:

    Home care is defined as a group of hospital procedures that can be developed at home, encompassing health actions developed by a multiprofessional team. This study aims at disseminating the experience of a home care service offered by São Francisco Hospital, located in the city of Ribeirão Preto, presenting the results of a 12-month period (from September 2001 to August 2002). During the analyzed period, the service provided care mainly to women (57%), with age between 70 and 80 years (30%), with diagnosis of neurological diseases (27%) and tumors (17%). The sector is coordinated by nurses, who are also responsible for bringing in clients. The work is performed by an interprofessional team that performs procedures of collecting material for lab examinations, dressing, deliver care with catheters and ostomies, as well as home hospitalization.
  • Lazer para mães de bebês de risco hospitalizados: análise da experiência na perspectiva dessas mulheres Artigos Originais

    Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Brunherotti, Mariana Ribeiro; Fonseca, Luciana Mara Monti; Nogueira, Fernanda dos Santos; Vasconcelos, Maria Gorete Lucena de; Leite, Adriana Moraes

    Resumo em Português:

    Com a implantação de novas estratégias de cuidado dirigidas às mães de bebês de risco, assistidos em unidade neonatais, por meio de um programa envolvendo atividades lúdicas, recreacionais e educativas, o presente estudo objetiva analisar essa experiência na perspectiva dessas mulheres. Trata-se de estudo de caráter qualitativo, descritivo, realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Foram entrevistadas 7 mães que freqüentaram o programa pelo menos três sessões de atividades, e assinaram o termo de consentimento pós-informado. As entrevistas gravadas tiveram como questão norteadora "Fale sobre a sua vivência nestas reuniões de grupo". Verificamos que as mães consideraram as atividades "...legal que cria vínculo" e "...é bom, porque a gente se distrai"; revitalizando-as para o enfrentamento do estresse da longa internação. Destacaram a oportunidade de aprender alguns cuidados com o filho por meio de jogos e filmes educativos - "Tira muita dúvida da gente, principalmente quem tem os prematuros", e de realizar trabalhos manuais - "Bordado, que ninguém sabia, aprendeu", que reverteram em vestuário para o filho. Concluímos que o programa contribuiu com o processo de construção de uma assistência mais integral e humanizada, tendo como foco a família, ampliando a visão do hospital enquanto um espaço também de lazer.

    Resumo em Espanhol:

    Con la implantación de nuevas estrategias de cuidado dirigidas a las madres de bebes de riesgo asistidos en unidades neonatales, a través de un programa involucrando actividades lúdicas, recreacionales y educativas, la finalidad del presente estudio es analizar esta experiencia en la perspectiva de estas mujeres. Se trata de un estudio cualitativo y descriptivo, realizado en el Hospital de las Clínicas de Ribeirão Preto, Brasil. Fueron entrevistadas 7 madres que frecuentaron el programa por el menos en tres sesiones de actividades, y firmaron el término de consentimiento pos-informado. Las entrevistas grabadas tuvieron como cuestión norteadora "Hable sobre su vivencia en esas reuniones de grupo". Verificamos que las madres consideraron las actividades "...buenas que crian vínculo" y "...es bueno, porque uno se distrae"; revitalizando las para el enfrentamiento del estrés de la longa internación. Destacaron la oportunidad de aprender algunos cuidados con el hijo a través de juegos y películas educativas - "Saca nuestras dudas, principalmente de aquellas que tienen prematuros", y de realizar trabajos manuales -"Bordado, que nadie sabia, aprendió", que revertieron en vestuario para el hijo. Concluímos que el programa contribuyó con el proceso de construcción de una asistencia más integral y humanizada, teniendo como foco la familia, ampliando la visión del hospital encuanto un espacio también de ocio.

    Resumo em Inglês:

    In view of the implementation of new care strategies for mothers of high-risk babies attended at neonatal units through a program involving play, recreation and educational activities, this study aims to analyze this experience according to these women's perspectives. A qualitative and descriptive study was conducted at the University Hospital of Ribeirão Preto, Brazil. Seven mothers were interviewed who had attended at least three activity sessions in the program and signed an informed consent document. The interviews were taped and were guided by the following question: "Tell us about your experience in these group meetings". It was observed that the mothers described the activities as "...they are nice and help to establish ties" and "...they are good because we get some distraction", thus revitalizing them to cope with the stress from long hospitalization. They pointed out the opportunity to learn about some types of care for their children through games and educational films - "They solve many of our doubts, especially for those who have pre-term babies", as well as the opportunity to do manual work - "We learned how to embroider, which was something no one knew how to do". This activity resulted in the production of clothing for the child. It was concluded that the program contributed to the process of constructing a more integral and humanized care by focusing on the family and broadening the perspective on hospitals as places that also offer leisure.
  • A questão ambiental como objeto de atuação da vigilância sanitária: uma análise da inserção das enfermeiras nesse campo Artigos Originais

    Ribeiro, Maria Celeste Soares; Bertolozzi, Maria Rita

    Resumo em Português:

    O presente estudo buscou verificar como enfermeiras que atuam na área da Vigilância Sanitária do Município de São Paulo, tratam as questões relativas ao meio ambiente na sua prática cotidiana. A sua realização foi motivada pela urgente necessidade de conservação do meio ambiente, que vem sendo defendida na agenda das políticas nacionais e internacionais. Em julho-agosto de 1999, foram obtidos depoimentos de 8 enfermeiras, os quais foram analisados segundo técnica de análise de discurso. O desenvolvimento do estudo evidenciou que, em geral, as ações realizadas por essas enfermeiras não têm como finalidade a conservação ambiental, restringindo-se a ações de caráter focal e emergencial.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo buscó verificar cómo se ubican las cuestiones relativas al medio ambiente en la práctica diaria de las enfermeras que trabajan en la vigilancia sanitaria. Tal preocupación tiene su razón de ser en el hecho de que la conservación del ambiente hace parte de la agenda nacional e internacional. Entre julio y agosto de 1999 fueron tomados los testimonios de ocho enfermeras, los cuales fueron estudiados mediante la técnica de análisis de discurso. Se concluye que, en general, las acciones desarrolladas por esas enfermeras no tienen como finalidad la conservación ambiental, restringiéndose a intervenciones de carácter puntual y emergencial.

    Resumo em Inglês:

    The fact that the need for environmental conservation has been on the national and international agenda determined the development of this study, which aims to examine how the environment is an issue for nurses working in health surveillance services, according to their testimonies. From July to August 1999, eight female nurses described their routine. Their reports were studied by means of the discourse analysis technique. It was concluded that, in general, their actions were not aimed at environmental conservation and were limited to factual and emergency issues.
  • Perfil de adolescentes com repetição da gravidez atendidas num ambulatório de pré-natal Artigos Originais

    Persona, Lia; Shimo, Antonieta Keiko Kakuda; Tarallo, Maria Celina

    Resumo em Português:

    Este trabalho identificou o perfil biopsicossocial das adolescentes com repetição da gravidez, atendidas num ambulatório de pré-natal. Os dados obtidos através do prontuário médico e entrevista foram analisados quantitativamente. Através dos resultados encontrados e de acordo com a literatura, foram selecionados, do perfil das adolescentes, fatores mais fortemente associados à ocorrência da repetição da gravidez. São eles: menarca precoce, primeira relação sexual após curto intervalo da menarca, repetência escolar, abandono escolar, ausência de ocupação remunerada, baixa renda familiar, envolvimento com parceiros mais velhos, residir com o parceiro, união consensual com o parceiro, um parceiro fixo, baixo uso de condon, história familiar de gravidez na adolescência, ausência do pai por morte ou abandono, reação positiva da família à gravidez anterior, aborto anterior, parto anterior bem conceituado pela adolescente, e ausência à revisão pós-parto anterior.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo identificó el perfil biopsicosocial de las adolescentes con repetición del embarazo, atendidas en un ambulatorio de prenatal. Los datos obtenidos por medio del prontuario médico y entrevista, fueron analizados cuantitativamente. Por medio de los resultados y de acuerdo con la literatura, fueron seleccionados, entre los perfiles de las adolescentes, factores más fuertemente asociados a la ocurrencia de la repetición del embarazo. Ellos son: menarca precoz; primera relación sexual tras corto intervalo de la menarca; repetición escolar; abandono escolar; ausencia de ocupación remunerada; baja renta familiar; envolvimiento con parejas más viejas; residir con la pareja; unión consensual con la pareja; pareja fija; bajo uso de condón; historia familiar de embarazo en la adolescencia; ausencia del padre por muerte o abandono; reacción positiva de la familia al embarazo anterior; aborto anterior; parto anterior bien conceptuado por la adolescente; y ausencia a la revisión pos-parto anterior.

    Resumo em Inglês:

    This study identified the biopsychosocial profile of adolescent with repeated pregnancies, who were attended at a prenatal clinic. Data were collected through patient records and interviews and were subject to quantitative analysis. Based on the obtained results and in accordance with literature, factors that are strongly associated with the occurrence of pregnancy repetition were selected in the adolescents' profiles. These are: early menarche; first sexual intercourse shortly after menarche; school repetition; school dropout; non remunerated occupation; low family income; involvement with older partners; living with the partner; consensual union with the partner; one partner; low condom use; family history of adolescent pregnancy; father's absence because of death or abandonment; positive family reaction to previous pregnancy; previous abortion; adolescent's positive concepts about previous delivery; and absence from previous postpartum consultations.
  • O infarto e a ruptura com o cotidiano: possível atuação da enfermagem na prevenção Artigos Originais

    Mussi, Fernanda Carneiro

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma proposta de atuação da Enfermagem na prevenção do infarto agudo do miocárdio (IAM), com base em pesquisa desenvolvida para tese de doutorado que investigou a experiência de conforto na perspectiva de pacientes, recorrendo ao Interacionismo Simbólico e à metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. Entrevistas com 13 homens que sofreram IAM, realizadas em dois hospitais paulistas, permitiram captar as situações por eles definidas como de conforto ou desconforto. Este texto focaliza a primeira fase da experiência vivenciada por homens infartados, na qual o principal desconforto é a ruptura com o cotidiano, provocada pelo aparecimento de sintomas ou pela irrupção do infarto, examinando as possibilidades de intervenção da enfermagem na prevenção primária e secundária.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una propuesta de actuación de la enfermera en la prevención del infarto agudo de miocardio (IAM), con base en una investigación desarrollada para una tesis de doctorado, con el objetivo de conocer la experiencia de conforto en la perspectiva de pacientes, acudiendo al Interaccionismo Simbólico y a la metodología de la Teoría Fundamentada en los datos. En dos hospitales paulistas, fueron realizadas 13 entrevistas con individuos del sexo masculino que sufrieron IAM. Fue posible captar las situaciones definidas por ellos como de conforto o de desconforto. Este texto enfoca la primera fase de la experiencia vivenciada por hombres infartados, donde el principal desconforto es la ruptura con el cotidiano provocada por el aparecimiento de síntomas o por la irrupción del infarto, examinando las posibilidades de intervención de la enfermera en la prevención primaria y secundaria.

    Resumo em Inglês:

    This proposal for Nursing action to prevent acute myocardial infarction (AMI) draws on a doctoral thesis research carried out to investigate the experience of comfort and discomfort in the patient's perspective, by means of the Symbolic Interactionism approach and the Grounded Theory methodology. Data collected by means of interviews with 13 men who had suffered AMI, at two hospitals in São Paulo, Brazil, allowed us to point out what they define as comfortable or uncomfortable. This article focuses on the first phase of these men's experience, when the main discomfort is the break with everyday life, brought about by the onset of symptoms or by the stroke itself, and discusses possibilities for Nursing action in primary and secondary AMI prevention.
  • Monitoramento e avaliação dos efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer de cólon Artigos Originais

    Almeida, Elizabeth Pinto Magalhães de; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Adami, Nilce Piva

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou monitorar e avaliar a ocorrência e grau de intensidade da náusea, vômito e diarréia em pacientes com neoplasia de cólon, submetidos à quimioterapia ambulatorial, que receberam informações de enfermagem para o manejo desses sintomas. Fizeram parte do estudo 17 pacientes tratados com 5-Fluorouracil e baixas doses de ácido folínico, no Ambulatório de Quimioterapia de Adultos do Hospital São Paulo/Universidade Federal de São Paulo. Foram elaborados instrumentos para o registro da ocorrência e grau de intensidade desses sintomas e folhetos com informações sobre o seu manejo. As informações e o seguimento foram realizados pela enfermeira do setor, durante as consultas de enfermagem. Os resultados evidenciaram que a maioria dos pacientes (82,4%) apresentou pelo menos um dos sinais e sintomas estudados, entre o primeiro e o 21º dias do ciclo de tratamento. A náusea foi o sintoma mais freqüente (76,5%), com pico no 4º e 5º dias do ciclo, seguida da diarréia (70,5%), com pico no 7º dia e, por último o vômito (53,0%), com pico no 5º dia. Quanto ao grau de intensidade desses sintomas, a maioria dos pacientes situou-se no grau 1, estabelecido como aceitável para o estudo, indicando que as orientações de enfermagem e o acompanhamento contínuo contribuíram para a maior efetividade do manejo desses sintomas por parte dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo monitorear y evaluar la frecuencia y el grado de intensidad de la náusea, vómito y diarrea en pacientes con neoplasia de colon sometidos a quimioterapia ambulatoria que recibieron información de enfermería para el manejo de esos síntomas. Participaron del estudio 17 pacientes tratados con 5-Fluorouracil y bajas dosis de ácido folínico, en el Ambulatorio de Quimioterapia de Adultos del Hospital São Paulo / Universidad Federal de São Paulo, Brasil. Para el registro de la frecuencia e intensidad de esos síntomas fueron elaborados instrumentos y guías con informaciones de cómo manejarlos. Las informaciones y seguimiento de los pacientes fueron realizados por la enfermera del sector durante la consulta de enfermería. Los resultados evidenciaron que la mayoría de los pacientes (82,4%) presentó por lo menos uno de los síntomas estudiados, entre el primero y 21º día del ciclo de tratamiento. La náusea fue el síntoma más frecuente (76,5%), presentando pico en el 4º y 5º días del ciclo. Enseguida la diarrea (70,5%) con pico en el 7º día y, por ultimo, el vómito (53,0%) con pico en el 5º día. Cuanto al grado de intensidad de los síntomas, la mayoría de los pacientes se situó en el grado 1, establecido como aceptable para este estudio, indicando que las orientaciones de enfermería y el seguimiento continuo contribuyeron para la mayor efectividad del manejo de esos síntomas por parte de los pacientes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to monitor and evaluate the occurrence and intensity level of nausea, vomiting and diarrhea in patients with colon cancer, submitted to outpatient chemotherapy, who received nursing information for handling these symptoms. Study participants were 17 patients, who were treated with 5-Fluorouracil and low doses of folinic acid, at the Adult Outpatient Chemotherapy Clinic of the Hospital São Paulo/Federal University of São Paulo, Brazil. Instruments were elaborated for registering these symptoms' occurrence and intensity level and a patient guide for handling them. The information and patient monitoring were carried out by the nurse during the consultations. The results showed that most of the patients (82.4%) displayed at least one of the signs and symptoms under study between the first and the 21st day of the treatment cycle. Nausea was the most frequent symptom (76.5%), with a peak on the 4th and 5th day of the cycle, followed by diarrhea (70.5%), with a peak on the 7th day, and vomiting (53.0%), with a peak on the 5th day. Regarding the intensity of these symptoms, most patients were classified as level 1, which was established as acceptable for this study. These results indicate that the nursing instructions and the continuous monitoring contributed to the effectiveness of the patient's symptom management.
  • Enfermagem no centro de material esterilizado: a prática da educação continuada Artigos Originais

    Souza, Mara Cristina Bicudo de; Ceribelli, Maria Isabel Pedreira de Freitas

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a prática da Educação Continuada (EC) oferecida ao pessoal que desenvolve atividades de enfermagem nos Centros de Material Esterilizado de hospitais da microrregião de São José dos Campos, SP. É uma pesquisa descritiva, com análise quantitativa, realizada com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de esterilização e estudantes de enfermagem, por meio de entrevista estruturada. Verificou-se que 31,2% dos entrevistados (um enfermeiro e dezenove funcionários) participaram de EC; 64,5% dos funcionários não foram motivados a participar. A EC é do tipo teórico-prática com supervisão direta e de caráter opcional; a avaliação é realizada por meio da observação e análise do desempenho do funcionário, sem um instrumento formal. Observou-se, ainda, a necessidade de um efetivo serviço de EC com programas estruturados.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de esta investigación es caracterizar la práctica de la Educación Continua (EC) ofrecida al personal que desarrolla actividades de enfermería en los centros de material esterilizado de los hospitales de la micro-región de São Jose dos Campos. Esta es una investigación descriptiva con análisis cuantitativo, realizada por medio de entrevistas estructuradas con enfermeras, técnicos y auxiliares de enfermería, auxiliares de esterilización y estudiantes de enfermería. Fue encontrado que el 31.2% de los entrevistados (un enfermero y diecinueve empleados) participaron en la EC; y 65.4% de los empleados no fueron motivados a participar. La EC es del tipo práctico-teórico con supervisión directa y de carácter opcional; los empleados son evaluados por medio de la observación y análisis de su desempeño, sin ningún otro instrumento formal. También se observó la necesidad de un efectivo servicio de EC con programas estructurados.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to characterize Continuing Education (CE) practices offered to the staff involved in nursing activities at Sterilized Material Centers of hospitals located in the micro-region of São Jose dos Campos, Brazil. A descriptive research with quantitative analysis was carried out through structured interviews, with nurses, nursing technicians and auxiliaries, sterilization assistants and nursing students. It was found that 31.2% of the interviewees (one nurse and nineteen employees) took part in CE; 65.4% of the employees were not motivated to participate. The CE is theoretic-practical and optional, with direct supervision; employees are evaluated through performance observation and analysis, without any other formal instruments. We also observed the need for an actual CE service of CE with structured programs.
  • Comparação entre os métodos psicofísicos escalares de estimação de magnitudes e de estimação de categorias da percepção social do enfermeiro Artigos Originais

    Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros; Hortense, Priscilla; Evangelista, Renata Alessandra

    Resumo em Português:

    O objetivo deste experimento foi escalonar a percepção social do enfermeiro pelos métodos de estimação de magnitudes e de categorias. Participaram estudantes do 2º grau e universitários, profissionais atuantes e aposentados em medicina, psicologia, enfermagem e odontologia. Os resultados mostraram: (1) os traços asseado, responsável, limpo, cuidadoso e eficaz ocupam as primeiras posições em termos da percepção social do enfermeiro, enquanto os traços inútil, desonroso, desonesto, irresponsável e odioso ocupam as últimas posições nas escalas obtidas pelos dois métodos psicofísicos diretos e (2) o contínuo não-métrico de percepção social possui características protéticas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este experimento fue escalonar la percepción social del enfermero por los métodos de estimación de magnitudes y de categorías. Participaron alumnos de la enseñanza fundamental y de universidades, profesionales actuantes y jubilados en medicina, psicología, enfermería y odontología. Los resultados mostraron que (1) las características aseado, responsable, limpio, cuidadoso y eficaz ocupan las primeras posiciones en términos de la percepción social del enfermero, como las características inútil, deshonroso, deshonesto, irresponsable y odioso ocupan las últimas posiciones en las escalas obtenidas por los dos métodos psicofísicos directos y (2) el continuo no métrico de percepción social tiene características protéticas.

    Resumo em Inglês:

    This experiment aimed to rank nurses' social perception through the magnitude and category estimation methods. Study participants were high school and university students, active and retired professionals in the areas of medicine, psychology, nursing and dentistry. The results showed: (1) the characteristics neat, responsible, clean, careful and efficacious occupied the first positions in terms of nurses' social perception; whereas the characteristics useless, dishonorable, irresponsible and hateful occupied the last positions in the scales obtained by the two direct psychophysical methods, and (2) the non-metric social perception continuum has prosthetic characteristics.
  • Aspectos gerais e número de etapas do sistema de medicação de quatro hospitais brasileiros Artigos Originais

    Cassiani, Silvia Helena de Bortoli; Miasso, Adriana Inocenti; Silva, Ana Elisa Bauer de Camargo; Fakin, Flávio Trevisan; Oliveira, Regina Célia de

    Resumo em Português:

    Essa investigação identificou e analisou o sistema de medicação de 04 hospitais universitários, localizados nas cidades de Recife, Ribeirão Preto, Goiânia e São Paulo, após a aprovação nos Comitês de Ética em Pesquisa e da autorização da direção dos hospitais. Os dados foram coletados através de entrevista estruturada com um dos profissionais responsáveis pelo sistema de medicação e observação não participante e direta, por uma semana, nos vários sub-sistemas. Os resultados indicaram pontos que necessitam de aperfeiçoamentos como utilização de abreviações, falta de padronização de horários de administração de medicamentos, falta de informações atualizadas e completas do paciente, farmácia não funcionando 24 horas em um hospital, falta de centro de informações de medicamentos e outros. Evidenciou-se no hospital A 66 etapas, no B 58 etapas, no C 70 etapas e no D 80 etapas do sistema de medicação. Simplificar os processos, diminuindo o número de etapas, é a chave para a redução de erros de medicação.

    Resumo em Espanhol:

    Esa investigación identificó y analizó el sistema de medicación en 04 hospitales universitarios en las ciudades de Recife, Ribeirão Preto, Goiânia y São Paulo, Brasil. Los datos fueron recopilados en dos etapas. En la primera etapa se realizó una entrevista estructurada con uno de los profesionales responsables por el sistema de medicación. En la segunda, se hizo observación no participativa y directa durante una semana. Los resultados indicaron los puntos que necesitan ser perfeccionados, tales como uso de abreviaciones, la falta de un padrón de horarios, falta de información actualizada y completa del paciente, farmacia que no funciona las 24 horas en un hospital, y otros. Se observó en el Hospital A 66 etapas, en el B 58 etapas, en el C 70 etapas y en el D 80 etapas respecto al sistema de medicación. Simplificar el proceso, diminuyendo el número de etapas, es la clave para reducir los márgenes de errores en la medicación.

    Resumo em Inglês:

    This study identified and analyzed the medication systems in 04 university hospitals located in Recife, Ribeirão Preto, Goiânia and São Paulo, Brazil, after approval by the Research Ethics Committee and authorization by the hospital directors. Data were collected through a structured interview with one of the professionals in charge of the medication system and non-participant and direct observation during one week. The results indicated the points requiring improvement, such as the use of abbreviations, lack of standardization in medication administration times, lack of updated and complete information about the patient, the pharmacy's not working 24 hours a day in hospitals and others. 66 phases were shown in Hospital A, 58 in B, 70 in C, and 80 in D concerning the medication system. Simplifying the processes by reducing the number of phases is the key to reducing medication errors.
  • Posicionamento dos enfermeiros relativo à revelação de prognóstico fora de possibilidade terapêutica: uma questão bioética Artigos Originais

    Santos, Daniela Vivas dos; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou conhecer o posicionamento e a participação de enfermeiros frente à situação de informar o paciente sobre o prognóstico fora de possibilidade terapêutica. Fizeram parte do estudo 25 enfermeiros-chefe de um hospital geral, governamental e de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados quanti-qualitativamente, evidenciando os seguintes resultados: 40% dos enfermeiros não se posicionaram em relação a informar o paciente sobre o prognóstico fora de possibilidade terapêutica; 56% não tiveram qualquer participação na decisão de informar, ou não, o paciente. Ficou evidenciada a necessidade de os enfermeiros voltarem-se para questões bioéticas, que auxiliam a análise frente às situações dilemáticas.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo saber cuál sería el posicionamiento y la participación de enfermeros ante la situación de tener que informar al paciente sobre el pronóstico fuera de posibilidad terapéutica. Formaron parte del estudio 25 enfermeros jefes de un hospital general, gubernamental y de enseñanza. Los datos fueron recogidos através de entrevistas y luego analizados cuantitativa y cualitativamente, lo que evidenció los siguientes resultados: El 40% de los enfermeros no se posicionaron respecto a informar al paciente sobre el pronóstico fuera de posibilidad terapéutica, el 56% no tuvo cualquier participación en la decisión de informar, o no, al paciente. Estos resultados revelaron que los enfermeros necesitan volcarse a cuestiones bioéticas, que ayudan en el análisis de situaciones dilemáticas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to get to know nurses' attitude and participation when they have to inform a patient about a prognosis of no treatment possibility. Twenty-five nurse practitioners from a general public school hospital took part in this study. Data were collected through interviews and were analyzed quantitatively and qualitatively, showing the following results: 40% of the nurses did not take a stand when informing about a prognosis of no treatment possibility; 56% did not take any part in the decision of informing the patient about the prognosis of no treatment possibility. This disclosed the need for nurses to consider bioethical matters, which can be of help in the analysis of dilemmas.
  • Tentando readquirir o controle: a vivência do pré-escolar no pós-operatório de postectomia Artigos Originais

    Castro, Allison Scholler de; Silva, Conceição Vieira da; Ribeiro, Circéa Amália

    Resumo em Português:

    Este estudo foi realizado com meninos de 3 a 6 anos de idade, submetidos a cirurgia de postectomia, com os objetivos de compreender o significado das interações vivenciadas por eles ante o pós-operatório de postectomia e identificar as suas estratégias enquanto vivenciam a experiência cirúrgica. O referencial teórico utilizado foi o Interacionismo Simbólico e, o metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. Devido às características de desenvolvimento verbal desses meninos, a entrevista com eles foi intermediada pelo brinquedo terapêutico; suas mães também foram entrevistadas na qualidade de informantes da experiência de seus filhos. Os dados foram analisados até a fase de categorização dos significados, permitindo a emergência da categoria conceitual: Tentando Readquirir o Controle. A compreensão dessa experiência oferece subsídios importantes para o repensar a assistência de enfermagem ao menino que vivencia a postectomia e à sua família.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio fue realizado con niños de 3 a 6 años de edad, que fueron sometidos a la cirugía de postectomia, con los objetivos de comprender el significado de las interacciones vividas por ellos durante el postoperatorio de postectomia e identificar sus estrategias en cuanto pasan por esta experiencia quirúrgica. El referencial teórico utilizado fue el Interacionismo Simbólico y el metodológico fue la Teoria Fundamentada en los Datos. Por las características del desarrolho verbal de esos niños, la entrevista fue intermediada por los juguetes terapeuticos. Sus madres también fueron entrevistadas como informantes de las experiencias de sus hijos. Los datos fueron analisados hasta la fase de categorización de los significados, permitiendo la emergencia de la categoria conceptual: Tentando readquirir el control. La comprensión de esta experiencia ofrece elementos importantes para el repensar de la asistencia de enfermaría a la familia y al niño que fue sometido a postectomia.

    Resumo em Inglês:

    This study was carried out with 3 to 6 year-old boys undergoing circumcision, with a view to understanding the meaning of the interactions they experienced them during the post-operative period as well as identifying their strategies while experiencing the surgery. Symbolic Interactionism was used as a theoretical reference framework, and Grounded Theory as a methodological framework. Due to these children's verbal development characteristics, the interview was mediated by therapeutic play. Their mothers were also interviewed as informers of their children's experience. Data were analyzed up to the point of categorization of the meanings, revealing the following category of concepts: Trying to regain control. Understanding the whole experience offers important elements to rethink nursing care to preschool boy who undergo circumcision, as well as to his family.
  • Cuidando, pesquisando e ensinando: acerca de significados e implicações da prática da enfermagem Artigos De Revisão

    Carvalho, Vilma de

    Resumo em Português:

    Artigo tem como objetivo discutir a problemática de cuidar, pesquisar e ensinar em enfermagem na prática hospitalar: traços gerais da Enfermagem Moderna - paradigma de ensino e prática; características do Sistema Nightingale. Moldagem metodológica com base na analítica de conceitos fundamentais de cuidar, pesquisar e ensinar na prática da enfermagem com implicações técnico-gnoseológicas para a prática pedagógica e da pesquisa e ilustrações em exemplos de pesquisas realizadas na área hospitalar e com repercussões para uma epistemologia da enfermagem. Ressalta-se a atitude e posições profissional para a arte. A autora invoca a necessidade de evidência, de efetividade de métodos de investigação e de confiabilidade de resultados nas atividades de cuidar, pesquisar e ensinar na enfermagem (em oncologia?). A conclusão aponta para a relevância da enfermagem como prática social e da problemática de atuação da(o) enfermeira(o) em qualquer esfera da pragmática assistencial - hospitalar e não hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este artículo es discutir la problemática del cuidar, investigar y enseñar en enfermería en la práctica hospitalaria: trazos generales de la Enfermería Moderna - paradigma de enseñanza y práctica; características del Sistema Nightingale. El modelo metodológico fue basado en el análisis de conceptos fundamentales cuidar, investigar y enseñar en la práctica de la enfermería con implicaciones técnico-gnoseologicas para la práctica pedagógica e investigativa e ilustraciones en ejemplos de investigaciones realizadas en el área hospitalaria y con repercusiones para una epistemología de la enfermería. Se destaca la actitud y posiciones profesionales para la arte. La autora invoca la necesidad de evidencia, de efectividad de métodos de investigación y de confiabilidad de resultados en las actividades de cuidar, investigar y enseñar en enfermería (¿en oncología?). La conclusión señala la relevancia de la enfermería como práctica social y de la problemática de actuación de los enfermeros en cualquier esfera de la pragmática asistencial - hospitalaria y no hospitalaria.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the problem of caring, researching and teaching in hospital nursing: general characteristics of Modern Nursing - teaching and practice paradigm; characteristics of the Nightingale System. The research methodology was based on the analysis of fundamental care, research and teaching concepts in nursing practice, involving technical and gnoseological implications for pedagogical and research practice, which are illustrated through examples of hospital research. These entail repercussions for an epistemology of nursing. We highlight professional attitudes for the state of the art. The author evokes the need for disclosure, for efficient research methods and result reliability in (oncology?) nursing care, research and teaching activities. The conclusion points towards the relevance of nursing as a social practice and the problem of nursing activities in any area of care pragmatics - whether in or outside the hospital context.
  • O desenvolvimento de lideranças globais através da educação de doutorado Review Articles

    Rodger, Ginette Lemire

    Resumo em Português:

    A liderança em enfermagem tornou-se um importante tema de discussão em muitos países. O fenômeno também se manifesta na enfermagem enquanto a profissão está se redesenhando e reinventando em todas as áreas da prática. Este artigo discute o desenvolvimento de lideranças globais em enfermagem através da educação de doutorado no contexto das realidades do século 21. A seguir, são revisados dois significados de liderança global em enfermagem. Finalmente, destaca-se a educação de doutorado ao analisar as perspectivas do mundo e os desafios a serem enfrentados na preparação de lideranças globais de enfermagem para o século 21.

    Resumo em Espanhol:

    El liderazgo en enfermería se ha vuelto un importante tema de discusión en muchos países. El fenómeno también está presente en la enfermería, ya que la profesión está redibujándose y reinventándose en todas las áreas de la práctica. Este artículo discute el desarrollo de liderazgos globales en enfermería mediante la educación de doctorado en el contexto de las realidades del siglo 21º. Enseguida son revisados dos significados del liderazgo global en enfermería. Finalmente se destaca la educación de doctorado al analizar las perspectivas del mondo y los desafíos que debemos afrontar en la preparación de liderazgos en enfermería para el siglo 21º.

    Resumo em Inglês:

    Nursing leadership has become a major theme of discussions in many countries. The phenomenon is also present in nursing as the profession is redesigning and reinventing itself in all domains of practice. This paper discusses the development of global nursing leaders through doctoral education in the context of 21st century realities. Next, two meanings of global leadership of nursing are reviewed. Finally, doctoral education is focused by looking at worldviews and the challenges ahead in preparing global nursing leaders for the 21st century.
  • A educação para o século XXI e a formação do professor reflexivo na enfermagem Artigos De Revisão

    Faria, Josimerci Ittavo Lamana; Casagrande, Lisete Diniz Ribas

    Resumo em Português:

    Neste estudo, apresentam-se abordagens de grandes estudiosos da educação dos últimos anos, discutindo-se os pressupostos da docência reflexiva neste novo século. Com ênfase na área profissional da enfermagem, são mostradas as tendências de formação, atuação e desenvolvimento de professores, quanto aos saberes e competências exigidos, a prática docente e aspectos da educação reflexiva do professor de enfermagem no Brasil. A análise da literatura, além do aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática, permitiu desvelar a necessidade urgente de revitalização da docência universitária no enfoque reflexivo, com vistas a tornar os professores mais comprometidos e competentes para o exercício da sua profissão.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se exponen abordajes de grandes estudiosos de la educación en los últimos dos años, presentándose los presupuestos de la docencia reflexiva en el nuevo siglo. Con énfasis en el área profesional de enfermería, son mostradas las tendencias de la formación, actuación y desarrollo de los profesores, considerando los conocimientos y competencias exigidas, la práctica docente y aspectos de la educación reflexiva del profesor de enfermería en Brasil. El análisis de la literatura permitió descubrir la necesidad urgente de revitalización de la docencia universitaria en el enfoque reflexivo, con el propósito de aumentar el comprometimiento y las competencias de los profesores para el desempeño de su profesión.

    Resumo em Inglês:

    This study shows expert approaches to education in the last few years and discusses the premises of reflexive teaching in this new century. Emphasizing the area of professional nursing, we discuss tendencies in the formation, activities and development of teachers with respect to the required knowledge and abilities, the teaching practice and aspects of nursing teacher's reflexive education in Brazil. Besides providing a deeper knowledge about the subject, the literature review allowed us to reveal the urgent need to revitalize college teaching from a reflexive perspective, in order to increase teachers' commitment and competency for professional performance.
  • A comissão de pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: objetivos e atuação (1989-2003) Artigo De Atualização

    Villa, Tereza Cristina Scatena; Évora, Yolanda Dora Martinez; Costa, Maria Cristina Silva; Zanetti, Maria Lúcia; Carvalho, Ana Maria Pimenta; Nakano, Ana Márcia Spanó

    Resumo em Português:

    O presente relato resgata os catorze anos de história da Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), as atribuições, competências e atividades realizadas por seus membros, em destaque o Programa Institucional de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Universidade de São Paulo (PIBIC-CNPq/USP), o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), os grupos de pesquisa e as modalidades de fomento à pesquisa da USP, de responsabilidade desta Comissão ou por ela acompanhadas, enfatizando sua importância crescente na EERP/USP.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo rescata los catorce años de la historia de la Comisión de Investigación de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo (EERP/USP), las atribuciones, competencias y actividades realizadas por sus miembros, especialmente el Programa Institucional de Iniciación Científica del Consejo Nacional para el Desarrollo Científico y Tecnológico y de la Universidad de São Paulo (PIBIC-CNPq/USP), el Simposio Internacional de Iniciación Científica de la Universidad de São Paulo (SIICUSP), los grupos de investigación y las modalidades de estímulo a la investigación de la USP, bajo la responsabilidad o el monitoreo de esta Comisión, enfatizando su importancia creciente en la EERP/USP.

    Resumo em Inglês:

    This paper translates the fourteen-year history of the Research Committee of the College of Nursing at Ribeirão Preto-USP. It shows the tasks, competencies and activities accomplished by their members, emphasizing the Institutional Scientific Initiation Program by the National Council for Scientific and Technological Development and the University of São Paulo, the International Scientific Initiation Symposium by the University of São Paulo, the research groups and the research grant resource modalities under the Committee's responsibility or monitoring, highlighting its growing importance in the College of Nursing at Ribeirão Preto-USP.
  • A norma regulamentadora 32 e suas implicações sobre os trabalhadores de enfermagem Artigo De Atualização

    Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz; Marziale, Maria Helena Palucci

    Resumo em Português:

    Os trabalhadores dos estabelecimentos de assistência à saúde muitas vezes enfrentam situações laborais inapropriadas não as considerando, entretanto, como perigosas, mesmo que as evidências científicas mostrem a presença de vários agentes de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. O objetivo deste texto foi apresentar a Norma Regulamentadora (NR) 32, de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde. Esta NR é importante no cenário brasileiro, pois inexiste legislação específica que trate das questões de segurança e saúde no trabalho no setor da saúde e as normatizações existentes encontram-se esparsas e reunidas em outras NR e resoluções, que não foram construídas especificamente para tal finalidade. Conclui-se que mudanças benéficas poderão ser alcançadas por meio da implantação da referida NR, uma vez que procedimentos e medidas protetoras deverão ser realizadas, promovendo-se segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais entre os trabalhadores da área da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Muchas veces, los trabajadores de los establecimientos de atención a la salud se enfrentan con situaciones laborales inadecuadas sin considerarlas, entretanto, como peligrosas, aún cuando las evidencias científicas muestran la presencia de varios agentes de riesgos ocupacionales en los ambientes de trabajo. La finalidad de este texto fue presentar la Norma Reglamentaria (NR) 32, de Seguridad y Salud en el Trabajo en Establecimientos de Atención a la Salud. Esta NR es importante en el escenario brasileño, ya que no existe legislación federal específica a cerca de las cuestiones de seguridad y salud en el trabajo en el sector de salud y las normatizaciones existentes se encuentran dispersadas y reunidas en otras NR y resoluciones, que no fueron construidas específicamente para tal finalidad. Fue concluido que podrán ser alcanzados cambios benéficos mediante la implantación de la referida NR, ya que procedimientos y medidas protectoras deberán ser realizadas, promoviéndose seguridad en el trabajo y prevención de accidentes y enfermedades ocupacionales entre los trabajadores del área de salud.

    Resumo em Inglês:

    Workers in health care institutions often face inappropriate work situations without considering them as dangerous, however, even if scientific evidence demonstrates the presence of various occupational risk agents in work environments. This text aimed to present Regulatory Standard (RS) 32, about Safety and Health at Work in Health Care Institutions. This RS is important in the Brazilian scenario, due to the absence of federal legislation about work safety and health issues in the health sector and due to the fact that existing regulations are dispersed and joined with other RS and resolutions, which were not developed specifically for this purpose. It is concluded that the implantation of this RS may result in beneficial changes, since protection procedures and measures will have to be taken, promoting safety at work and occupational accident prevention among health workers.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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