Acessibilidade / Reportar erro

Catástrofe, luto e esperança: o trabalho psicanalítico na pandemia de COVID-19*1 *1 O presente trabalho é resultado da elaboração do que foi apresentado pelos autores em duas lives da série Elasticidade da técnica em tempos de COVID-19, organizada pelo Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi.

Catastrophe, mourning and hope: psychoanalytic work during the COVID-19 pandemic

Catastrophe, deuil et espoir: le travail psychanalytique dans la pandémie du COVID-19

Catástrofe, luto y esperanza: el trabajo psicoanalítico en la pandemia del COVID-19

Este artigo busca discutir os impasses e as possibilidades do trabalho psicanalítico no contexto da pandemia do COVID-19. Para atingir esse objetivo, iniciamos pela caracterização do que é catástrofe e por sua articulação com o conceito de trauma. Em seguida discutimos a trajetória da dor ao sofrimento em sua correlação com modos heterogêneos de destino traumático. Posteriormente, abordamos as exigências do ofício do psicanalista na atual pandemia, dando relevo ao duplo trabalho de luto com o qual o analista depara: o da passagem do setting para a modalidade online e o da pandemia. Finalmente, propomos uma maior elasticidade em nosso labor, a fim de fazer frente a um panorama inédito de nossa clínica e de nossa cultura.

Palavras-chave:
COVID-19; catástrofe; atendimento online; luto


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com