Acessibilidade / Reportar erro

Invenção e estabilização: uma experiência com crianças autistas em dispositivos de Saúde Mental*1 *1 Este artigo é fruto de uma pesquisa de produtividade financiada pela Fundação Cearence de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, intitulada “O vazio, o silêncio e o Outro na clínica do autismo: uma articulação entre topologia, música e psicanálise’.

Invention and stabilization: an experience with autistic children in Mental Health units

Invention et stabilisation: une expérience avec des enfants autistiques dans des dispositifs de Santé Mentale

Invención y estabilización: una experiencia con niños autistas en dispositivos de Salud Mental

O artigo aborda o valor do trabalho de invenção como forma de estabilização na clínica do autismo, a partir de um projeto de extensão universitária voltada a crianças em grave sofrimento psíquico, que tem a psicanálise como direção de trabalho e de tratamento. Durante esta vivência, podemos presenciar - a partir do acompanhamento do movimento dessas crianças - sujeitos que, por meio de suas manifestações particulares, buscavam produzir algo que estabilizasse sua desorganização psíquica. Assim, entende-se que o trabalho subjetivo implicado no ato da invenção - enquanto o ato que um sujeito realiza uma construção singular de elementos de sua história a partir de materiais já existentes - pode redundar numa estabilização e mediação com o campo do Outro por parte do sujeito, algo que foi possível observar nessa experiência clínica.

Palavras-chave:
Autismo; psicanálise; invenção; estabilização


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com