Com base em quadro teórico inscrito nas teorias da relação de objeto, nos processos de transformação e de coconstrução, a autora tem por intenção observar e descrever os processos de transformação. Os novos organizadores psíquicos “techne” e “campo” inscritos em uma relação do tipo continente-conteúdo permitem a compreensão das transformações psíquicas dos adolescentes. O Rorschach permite o acesso à via mental e relacional do sujeito, compreendida como uma relação de comunicação, de ligação e de transformação entre o sujeito e o objeto. A análise do protocolo de Rorschach será realizada com base nos dois organizadores, através dos quais será possível esclarecer as relações que se estabelecem entre o corpo e o psiquismo. A extensão a outros modelos teóricos da psicanálise e o aumento das possibilidades da metodologia Rorschach permitem uma melhor compreensão das transformações do corpo, dotando a prática clínica de mais possibilidade ao nível da intervenção psicoterapêutica, a qual será menos inscrita na lógica clássica da psicopatologia.
Palavras-chave:
Adolescência; transformação; Techne-Campo; Rorschach