Acessibilidade / Reportar erro

O arquivo, a memória, o mal: interfaces da psicanálise no mal de arquivo*1 *1 Artigo baseado em dissertação de mestrado concluída em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo, intitulada Interfaces psicanalíticas no Mal de Arquivo: o mal como sustentação de contrários e a pulsão arquiviolítica como "além do além" do princípio do prazer, orientada pelo prof. dr. Paulo César Endo.

Archive, memory, evil: interfaces of psychoanalysis in archive fever

L’archive, la mémoire, le mal: interfaces de la psychanalyse dans le mal d’archive

El archivo, la memoria, el mal: interfaces del psicoanálisis en el mal de archivo

Pretende-se com este artigo explorar algumas das interfaces da psicanálise contempladas por Derrida em seu ensaio Mal de Arquivo. Uma impressão freudiana (2001). Para tanto, foram eleitos como eixos desta escrita: a discussão sobre o caráter marcadamente subversivo encontrado na concepção de memória postulada pela psicanálise freudiana; a trilha feita por Derrida, esta que, pautada pelo estudo de determinados artigos de Freud sobre a memória, alçou a psicanálise ao estatuto de ciência do arquivo; a exploração do mal enquanto ingrediente fundamental e multifacetado que, imbuído de uma reflexão sobre a pulsão de morte freudiana, assumirá no ensaio uma centralidade para a compreensão do arquivo derridiano.

Palavras-chave:
Psicanálise; memória; arquivo; mal de arquivo


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com