Acessibilidade / Reportar erro

As configurações contemporâneas do gênero e a insistência do desejo1 1 O artigo é fruto do trabalho de pesquisa em andamento para dissertação de mestrado de Lorena Loures, intitulado “A clínica psicanalítica e os dissidentes de gênero: do sujeito, enfim, em questão”, financiada pela CAPES (nível 5) e sob orientação da profa. dra. Maria Cristina Poli do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGTP-UFRJ).

The contemporary gender configurations and the insistence of the desire

Les configurations contemporaines du genre et l’insistance du désir

Las configuraciones de género contemporáneas y la insistencia del deseo

O artigo tem por objetivo propor algumas questões sobre as resistências de psicanalistas sobre as novas configurações do gênero (e dos corpos) no contemporâneo. Indica também a persistência do desejo do psicanalista como o que permite a reformulação da doxa analítica considerando tais modificações como resultantes de um alargamento do universo simbólico — o que acarreta grandes consequências na efetividade da escuta clínica. Para tanto, reafirmamos a ética do desejo diante do real enquanto irrepresentável e da aposta na escrita ante à impossibilidade da relação sexual. Por fim, a partir de uma breve apreciação do filme Tudo sobre minha mãe (1999) do cineasta espanhol Pedro Almodóvar defenderemos a necessidade que se impõe a nosso campo de um tempo para compreender a mudança em curso, a fim de que possamos chegar a conclusões sensíveis às novas possibilidades de arranjo que se apresentam na clínica.

Palavras-chave:
Clínica psicanalítica; desejo; gênero; escrita


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com