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Hamlet e a melancolia

Resumos

O texto apresenta uma análise do primeiro solilóquio de Hamlet, de Shakeaspeare, como ilustração poética do processo mais primitivo de construção de ideais do ponto de vista psicanalítico.

Do lado do ideal de máxima perfeição (Eu Ideal) estão o pai de Hamlet e a situação familiar primordial (Old Hamlet, Gertrude e Hamlet) formando uma tríade narcisista primária.

Do lado contrário (eu abjeto) o texto explora o maior grau de abjeção a que pode chegar um ser humano, neste caso Gertrude, mãe de Hamlet, ao casar-se com Claudius, depois da morte do Velho Hamlet.

A oscilação entre estas posições extremas no eixo dos valores indica a falta de transformação do narcisismo primário e a impossibilidade de construir ideais secundários (ideais do Eu).

Hamlet; psicanálise; melancolia; ego ideal


El texto presenta un análisis del primer monólogo de Hamlet, de Shakespeare como ilustración poética del proceso más primitivo de construcción de ideales desde un punto de vista psicoanalítico. Del lado del ideal de máxima perfección (yo ideal) estan el padre de Hamlet y la situación familiar primordial (Old Hamlet, Gertrude e Hamlet) formando una tríada narcisista primaria.

Del lado contrario (yo abyecto) el texto explora el mayor grado de infamia a que un ser humano puede llegar, en este caso, el casamiento de Gertude (madre de Hamlet) com Claudius después de la muerte del viejo Hamlet.

La oscilación sobre el eje de los valores entre posiciones tan extremas es indicadora de la falta de transformación del narcisismo primario y de la imposibilidad de construir ideales secundarios (ideales del yo).

Hamlet; psicoanálisis; melancolía; yo ideal


Le texte présente une analyse du premier soliloque de Hamlet, de Shakeaspeare, comme illustration poétique des processus les plus anciens de construction des idéaux, selon la psychanalyse.

Du coté de l´idéal de la plus haute perfection (Moi Idéal) sont le père de Hamlet et la situation primordiale de la famille, c´est à dire, mère, père et enfant ensemble dans une triade narcissique primaire.

A l’oppose, Hamlet parle de sa mère aprés le mariage avec Claudius comme de quelqu´un qui est tombé dans l´état d´abjection le plus bas possible pour un être humain.

L´oscillation entre ces deux positions extrêmes démontre qu´il n´y a pas eu transformation du narcissisme primaire et construction d´idéaux secondaires.

Hamlet; psychanalyse; mélancholie; moi idéal


This text analyses Hamlet’s first soliloquy in Shakespeare’s play of the same name, using it as a poetical illustration of the earliest process of construction of ideals, seen from a psychoanalytic point of view.

On the one hand, there are there are two figures that are highly idealized as Ego Ideals: Hamlet´s father and the primitive family situation involving father, mother and child joined together in a primary narcissistic triad.

On the other hand (the abject Ego), when describing his mother at the moment she marries Claudius, Hamlet shows the lowest point of abjection that a human being can fall to.

The oscillation between these extreme positions of positive and negative values shows that primary narcissism has not been transformed to allow the construction of secondary ideals (Ego ideals).

Hamlet; psychoanalysis; melancholia; ego ideal


Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências

  • ADELMAN, Janet. Suffocating Mothers: Fanasies of Maternal Origin in Shakeaspeare´s plays, Hamlet to the Tempest. London and New York: Routledge, 1992.
  • BOLLAS, Christopher. Hysteria São Paulo: Escuta, 2000.
  • CALVINO, Ítalo. O cavaleiro inexistente. Lisboa: Editorial Teorema, 1986.
  • FREUD, Sigmund. Obras completas Buenos Aires: Amorrortu, 1982. v. I.
  • GRUNBERGER, B. Le narcisisme: essais de psychanalyse Paris: Payot, 1993.
  • JONES, Ernest. Hamlet & Oedipus. New York: Doubleday, 1954.
  • KRISTEVA, Julia. Sol negro – Depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
  • LACAN, Jacques. Hamlet, por Lacan. In Shakeaspeare, Duras, Wedekind, Joyce. Lisboa: Assírio & Alvim, 1989.
  • SHAKESPEARE, William. Hamlet. Edited by Edward Hubler. The Signet Classic Shakeaspeare General Editor: Sylvan Barnet. New York: Penguin Books, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2001

Histórico

  • Recebido
    Fev 2001
  • Aceito
    Nov 2001
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