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Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2022
  • A Psicopatologia em tempos sombrios e o sofrimento no circuito capitalista da produção e consumo Editorial

    Silva Junior, Nelson da
  • A noção de afeto no direito de família: diálogo com a psicopatologia e a psicanálise Artigos

    Miranda Júnior, Hélio Cardoso de; Marcos, Cristina Moreira

    Resumo em Português:

    O artigo procura discutir a proposição de que o afeto seja um dos principais determinantes de reconhecimento das relações familiares contemporâneas no direito, campo discursivo que legitima oficialmente a família. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica na qual explora-se a noção de afeto na linguagem cotidiana, na qual ele equivale a emoções, sentimentos e paixões, para cotejá-la com as definições da semiologia em psicopatologia, que também apresenta dificuldade em conceituar a referida noção. Utiliza-se, então, a psicanálise como teoria para ampliar a discussão, entendendo-se o afeto como efeito no Eu e no corpo da relação com o Outro por meio do significante. Isso permite incluir na leitura das relações familiares o desejo e a demanda, o que pode se traduzir em uma consideração do afeto para além de sua dimensão imaginária e contribuir para o trabalho dos psicólogos que lidam na interface com o direito de família.

    Resumo em Francês:

    Cet article interroge l’hypothèse selon laquelle l’affect est un déterminant essentiel de la reconnaissance des relations familiales contemporaines en droit, un champ discursif qui légitime officiellement la famille. Pour ce faire, une recherche théorique explore la notion d’affect dans le langage courant, qui l’assimile aux émotions, aux sentiments et aux passions, en la comparant aux définitions de la sémiologie en psychopathologie, qui ne parvient pas non plus à conceptualiser ladite notion. La psychanalyse est donc utilisé pour élargir la discussion, en comprenant l’affect comme un effet produit par les relations avec l’Autre sur le Moi et le corps à travers le signifiant. Cela nous permet d’inclure le désir et la demande dans la lecture des relations familiales, et donc de considérer l’affect au-delà de sa dimension imaginaire et de contribuer au travaux des psychologues qui s’occupent du droit de la famille.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata de discutir la proposición de que el afecto sea uno de los principales determinantes de reconocimiento de las relaciones familiares contemporá-neas en el derecho, campo discursivo que legitima oficialmente la familia. Para ello se llevó a cabo una investigación teórica en la que se explora la noción del término afecto en el lenguaje cotidiano, en el cual es sinónimo de emociones, sentimientos y pasiones, para cotejarla con las definiciones de la semiologia psicopatológica, rama que también encuentra dificultad en definir esta noción. Por eso, se recurre al psicoanálisis como teoría con el fin de ampliar la discusión, entendiendo el afecto como efecto en el Yo y en el cuerpo de la relación con el Otro por medio del significante. Esto permite incluir en la lectura de las relaciones familiares el deseo y la demanda, lo que puede traducirse en una evaluación del afecto más allá de su dimensión imaginaria y contribuir así al labor de los psicólogos que actúan en la interfaz del derecho de familia.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper discusses the assumption that affect is a key determinant in recognizing contemporary family relations in law, a discursive field that officially legitimizes the family. To do so, a theoretical research explores the notion of affect in everyday language, which equates it to emotions, feelings, and passions, comparing it with the definitions of psychopathological semiology, which also fails to conceptualize the aforementioned notion. Psychoanalysis is used, therefore, to broaden the discussion, understanding affect as an effect produced by relations with the Other in the Self and in the body through the signifier. This allows us to include desire and demand in the reading of family relations, and thus to consider affect beyond its imaginary dimension and contribute to the work of psychologists who deal with family law.
  • O que se desvela com a rotação do espelho? Da formação do eu à sensação do desejo do Outro Artigos

    Marques, Luciana Ribeiro; Alberti, Sonia; Dantas, Priscila Mählmann Muniz

    Resumo em Português:

    Com base no esquema óptico, proposto por Lacan para identificar a formação do eu na constituição do sujeito, esta pesquisa teórico-clínica levanta a seguinte hipótese: a rotação do espelho plano desvela a fragilidade do eu. O espelho plano introduz, na formação do eu, a alteridade que parte da concepção do Outro em Lacan. Como Freud já havia conceituado, o eu é uma superfície advinda do investimento libidinal a partir da relação do infans com o Outro, substituindo-se à experiência original do corpo despedaçado. Todavia, tal despedaçamento não desaparece no engodo produzido nessa substituição, e quando se desvela, pode lançar o sujeito na angústia. Nossa vinheta clínica visa provocar a discussão que o percurso teórico advindo dessa questão suscita: quando a angústia — como sensação do desejo do Outro —, emerge para, o sujeito espatifando a imagem; ou melho, como diz nosso jovem sujeito, “espaguetificando” o eu.

    Resumo em Francês:

    S’appuyant sur le schéma optique de Lacan, proposé pour identifier la formation du Je dans la constitution du sujet, cette recherche théorico-clinique postule qu’en faisant tourner le miroir plan on révèle la fragilité du Je. Le miroir plan introduit, dans la formation du Je, l’altérité issue de la conception de l’Autre chez Lacan. Comme déjà conceptualisé par Freud, le Je est une surface qui émerge de l’investissement libidinal de la relation du nourrisson avec l’Autre, remplaçant l’expérience originelle du corps fragmenté. Cependant, cette fragmentation ne disparaît pas dans cette substitution illusoire qui, lorsqu’elle est dévoilé, peut plonger le sujet dans l’angoisse. Notre vignette clinique vise à discuter la piste théorique qui en découle: lorsque l’angoisse — en tant que sensation du désir de l’Autre — surgit pour le sujet, faisant éclater l’image ; ou plutôt, comme le dit notre jeune sujet, en « spaghettifiant » le Jr.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del esquema óptico, propuesto por Lacan para identificar la formación del yo en la constitución del sujeto, esta investigación teórico-clínica plantea la siguiente hipótesis: la rotación del espejo plano revela la fragilidad del yo. El espejo plano introduce, en la formación del yo, la alteridad que proviene de la concepción del Otro en Lacan. Como ya lo había conceptualizado Freud, el yo es una superficie que surge de la investidura libidinal de la relación del infans con el Otro, sustituyendo la experiencia original del cuerpo despedazado. Sin embargo, este despedazamiento no desaparece en el engaño producido en esta sustitución, y, cuando se desvela, puede lanzar el sujeto en la angustia. Nuestra viñeta clínica pretende provocar la discusión que el camino teórico que surge de esta cuestión suscita: cuando la angustia —como sensación del deseo del Otro — emerge para el sujeto despedazando la imagen; o más bien, como dice nuestro joven sujeto, “espaguetizando” el yo.

    Resumo em Inglês:

    Resumos Based on Lacan’s optical scheme, proposed to identify the formation of the I in the constitution of the subject, this theoretical-clinical research posits that by rotating the plane mirror one reveals the fragility of the I. The plane mirror introduces, in the formation of the self, the alterity emerging from Lacan’s conception of the Other. As already conceptualized by Freud, the I is a surface that emerges from the libidinal investment in the infans’ relation with the Other, replacing the original experience of the fragmented body. However, such fragmentation does not disappear in this illusional substitution, which, when unveiled, can cast the subject into anguish. Our clinical vignette aims to discuss the theoretical path arising from this question: when anguish — as a sensation of the Other’s desire — emerges for the subject, shattering the image; or better, as our young subject puts it, “spaghettifying” the I.
  • A carta reavida: o lugar do analista e a prática em cuidados paliativos Artigos

    Moraes, Luisa Freire de; Darriba, Vinicius Anciães

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo refletir sobre o lugar que o analista pode vir a ocupar nos casos de pacientes em cuidados de fim de vida no hospital. A possibilidade de morte iminente, própria dessa clínica, encarna de forma fatídica o encontro com o real como impossível, mote da psicanálise em qualquer circunstância. A partir do relato de caso de uma paciente, acompanhada apenas durante seu último dia de vida, ressaltamos os efeitos possibilitados por uma escuta analítica, na medida em que se deu lugar para as angústias e desejos dos sujeitos envolvidos, e concluímos sobre a importância dessa escuta Outra, em relação à oferecida pela equipe médica. Ao abordarmos o tema dos cuidados paliativos, sublinhamos, por um lado, as dificuldades dos profissionais em lidar com a morte da paciente, e, por outro, problematizamos os impasses colocados pela falta de integralização dessa prática ainda hoje.

    Resumo em Francês:

    Cet article propose une réflexion sur la place que l’analyste peut occuper face au cas des patients en soins de fin de vie à l’hôpital. La possibilité d’une mort imminente, propre à cette clinique, incarne fatalement la rencontre avec le réel comme impossible, devise de la phychanalyse en toute circonstance. À partir du rapport de cas du dernier jour de vie d’une patiente, l’article souligne les effets rendus possibles par une écoute analytique, dans la mesure où elle à donner place aux angoisses et aux désirs des sujets impliqués, concluant sur l’importance d’une telle écoute contre celle fournie par l’équipe médicale. En abordant les soins palliatifs, il souligne à la fois les difficultés des professionnels à faire face à la mort du patient, et problématise les impasses posées par le manque d’intégration de cette pratique.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el lugar que puede llegar a ocupar el analista en los casos de pacientes sometidos a cuidados al final de la vida en el hospital. La posibilidad de muerte inminente, propia de esta clínica, encarna de manera fatídica el encuentro con lo real como imposible, horizonte del psicoanálisis en cualquier circunstancia. A partir del relato de caso de una paciente, seguido solo durante su último día de vida, destacamos los efectos posibilitados por una escucha analítica, en tanto dio lugar a las angustias y deseos de los sujetos involucrados, y concluimos sobre la importancia de una escucha Otra en relación con la asistencia brindada por el equipo médico. Una escucha que, a cambio, pone al equipo y al paciente en el trabajo, y hace que el último movimiento del sujeto del deseo llegue a su destino. Al abordar el tema de los cuidados paliativos, subrayamos, por un lado, las dificultades de los profesionales en el enfrentamiento de la muerte del paciente, y, por otro lado, problematizamos los impasses que plantea la falta de integración de esta práctica aún hoy.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper reflects on the place that the analyst can occupy in cases of end-of-life care patients at the hospital setting. The possibility of imminent death in this type of care fatally embodies the encounter with the real as impossible, the motto of psychoanalysis in any circumstance. Based on the case report of a patient’s last day of life, the article emphasizes the effects made possible by a psychoanalytical listening, insofar as it gave room to the anguishes and desires of subjects involved, concluding on the importance of such an listening against that provided by the medical team. In discussing palliative care, it both underlines the professionals’ difficulties in dealing with patient death, and problematizes the impasses posed by the lack of integration of this practice.
  • Psicanálise e violência social de gênero Artigos

    Caffé, Mara

    Resumo em Português:

    Neste texto, discuto algumas colaborações e resistências da psicanálise à violência social de gênero, evidenciando conflitos e tensões no âmbito de suas práticas. Reflito especialmente sobre a noção da diferença de sexos, segundo Freud e Lacan, dada a sua posição estratégica nas abordagens psicanalíticas sobre sexuação e subjetividades LGBTQI+. Apresento algumas vinhetas teóricas de autores contemporâneos, organizando-as em torno de três eixos que visam, respectivamente: reposicionar e/ou transpor o Édipo; desconstruir o binarismo e pensar/clinicar com a noção de corpo aberto, e problematizar o sujeito epistêmico no dispositivo da escuta analítica.

    Resumo em Francês:

    Cet article discute certaines collaborations et résistances de la psychanalyse à la violence sociale de genre, en mettant en évidence les conflits et les tensions qui en découle. Il examine la notion de différence de sexes, selon Freud et Lacanétant donné sa position stratégique dans les approches psychanalytiques de la sexuation et des subjectivités LGBTQI+. Enfin, l’article présente quelques vignettes théoriques issues d’auteurs contemporains, en les organisant en trois axes qui visent, respectivement, à : repositionner et/ou dépasser l’Œdipe ; déconstruire le binarisme et travailler avec la notion de corps ouvert, et problématiser le sujet épistémique au sein de l’écoute analytique.

    Resumo em Espanhol:

    En este texto analizo algunas colaboraciones y resistencias del psicoanálisis a la violencia social de género, destacando conflictos y tensiones en el ámbito de sus prácticas. Reflexiono especialmente sobre la noción de diferencia de sexos, según Freud y Lacan, dada su posición estratégica en los enfoques psicoanalíticos de la sexuación y las subjetividades LGBTQI+. Presento algunas viñetas teóricas de autores contemporáneos, organizándolas en torno a tres ejes que tienen como objetivo, respectivamente: reposicionar y/o transponer el edipo; deconstruir el binarismo y pensar/clinicar con la noción de cuerpo abierto, y problematizar el sujeto epistémico en el dispositivo de la escucha analítica.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper discusses some collaborations and resistences of psychoanalysis to social gender-based violence, highlighting conflicts and tensions therein. It examines the notion of gender difference, according to Freud and Lacan, given its strategic position in psychoanalytic approaches to sexuation and LGBTQI+ subjectivities. Finally, the paper presents some theoretical vignettes from contemporary authors, organized into three axes aiming to: repositioning and/or overcoming the Oedipus Complex; deconstructing binary reasoning and working with the notion of open body; and problematizing the epistemic subject within the analytical listening.
  • Co(rpo)memoração: fixação e regressão a traços de memória deixados no corpo Artigos

    Madeira, Maria Ormy Moraes; Jorge, Marco Antonio Coutinho

    Resumo em Português:

    O trauma, como co(rpo)memoração, será abordado, neste trabalho, na perspectiva psicanalítica, com base nos desdobramentos que se manifestam em “atos” no corpo que tomam o lugar da elaboração psíquica. Perspectiva na qual a repetição se apresenta sob a modalidade da fixação a um gozo “além” e da regressão como uma espécie de memória que evita o encontro com o novo e retorna a traços de memória deixados no corpo. Para tanto, será tomado como referência o pesadelo vivido e narrado pela ativista Eve Ensler, no relato de cunho testemunhal, em seu livro No corpo do mundo: um livro de memórias (2014). Ensler fala da relação profundamente íntima e dolorosa que tem com seu corpo e como esta mudou ao longo de sua vida, depois de conviver com mulheres que tinham experimentado a violência e o sofrimento da violação de seus corpos.

    Resumo em Francês:

    Cet article traite du traumatisme, comme co(rps)mmémoration basée sur des déroulements qui se manifestent comme des “actes” dans le corps, et qui remplacent les élaborations psychiques. Dans cette perspective psychanalytique, la répétition se manifeste comme une fixation à une jouissance “au-delà” et comme une régression en tant que type de mémoire qui évite la rencontre avec le nouveau et renvoie à des traces de mémoire laissées sur le corps. À cette fin, le cauchemar vécu et raconté par l’activiste Eve Ensler dans son livre Dans le corps du monde: une mémoire (2014), sera utilisé comme référence. Ensler y parle du rapport profondément intime et douloureux qu’elle entretient avec son corps et de la façon dont elle a évolué au cours de sa vie, après avoir vécu avec des femmes victimes des violences sexuelles.

    Resumo em Espanhol:

    El trauma, como forma de c(uerp)onmemoración, será abordado, en este trabajo, desde la perspectiva psicoanalítica, a partir de los desdoblamientos que se manifiestan en “actos” en el cuerpo que ocupan el lugar de la elaboración psíquica. Una perspectiva en la que la repetición se presenta bajo la modalidad de fijación a un goce “más allá” y de regresión como una especie de memoria que evita el encuentro con lo nuevo y vuelve a las huellas de la memoria dejados en el cuerpo. Para ello, se tomará como referencia la pesadilla vivida y narrada por la activista Eve Ensler, en el relato testimonial de su libro De Pronto, Mi Cuerpo: Una Memoria (2015). Ensler habla de la relación profundamente íntima y dolorosa que mantiene con su cuerpo y de cómo ésta ha cambiado a lo largo de su vida, tras convivir con mujeres que habían experimentado la violencia y el sufrimiento de la violación de sus cuerpos.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper discusses trauma as an in-body memory based on ramifications that are manifested as “acts” in the body, and which replace psychic elaborations. In thispsychoanalytic perspective, repetition is manifested as fixation to a joissance “beyond” and as regression as a kind of memory that avoids the new and looks to traces of past memory left in the body. To this end, the nightmare lived and narrated by activist Eve Ensler in her book In the body of the world: A memoir (2014), will be used as reference. Ensler speaks of the deeply intimate and painful relationship she has with her body and how it changed throughout her life, after spending time with women victims of sexual violence.
  • Mulheres numa relação conjugal violenta. Passividade-angústia nas principais ligações e obstáculos à subjetivação Artigos

    Grihom, Marie-José; Metz, Claire; Thevenot, Anne

    Resumo em Português:

    Resumos A violência contra as mulheres cometida por um parceiro íntimo, atual ou antigo, ainda é um problema grave, apesar das medidas de prevenção e tratamento adotadas. O nosso objetivo é aprofundar a compreensão dos interesses subjetivos na ligação ao outro, com base em vinhetas clínicas. Realizamos uma análise discursiva de 36 entrevistas clínicas com mulheres que foram vítimas a longo prazo de várias formas de violência física por parte dos seus ex-cônjuges. Para além da observação frequente dos fenômenos de controle nestas relações conjugais, observamos, num caso em cada dois, uma grande dificuldade em subjetivar o que lhes aconteceu. Para além dos efeitos resultantes dos traumas que viveram, algumas destas mulheres parecem estar presas aos dolorosos cenários da infância que se repetem na relação de casal, a fim de os reproduzir de forma diferente ou de os resolver.

    Resumo em Francês:

    Les violences à l’égard des femmes commises par un partenaire intime actuel ou ancien constituent encore un grave problème humain en dépit des mesures de prévention et de traitement adoptées. Notre objectif est d’approfondir, à partir de vignettes cliniques, la compréhension des enjeux subjectifs dans le lien à l’autre. Nous avons mené une analyse de discours de 36 entretiens cliniques avec des femmes durablement victimes de diverses formes de violences physiques de la part de leurs ex-conjoints. Hormis le constat fréquent de phénomènes d’emprise dans ces liens conjugaux, nous observons, dans un cas sur deux, une difficulté majeure à subjectiver ce qui leur est arrivé. Au-delà des effets des traumatismes vécus, certaines de ces femmes semblent aliénées à des scénarios infantiles douloureux qu’elles répètent dans le lien de couple afin de les rejouer différemment ou de les résoudre.

    Resumo em Espanhol:

    La violencia contra la mujer por parte de su pareja actual o anterior sigue siendo un grave problema humano, a pesar de las medidas de prevención y tratamiento adoptadas. Nuestro objetivo es profundizar, a partir de viñetas clínicas, la comprensión de las cuestiones subjetivas en el vínculo con el otro. Realizamos un análisis de discursos de 36 entrevistas clínicas con mujeres que han sido víctimas de diversas formas de violencia física por parte de sus ex-cónyuges. Aparte de los frecuentes fenómenos de dominación en estos vínculos conyugales, en uno de cada dos casos se observa una dificultad importante para subjetivar lo que les ha sucedido. Más allá de los efectos de los traumas sufridos, algunas de esas mujeres parecen alienadas a escenarios infantiles dolorosos que repiten en el vínculo de pareja para jugarlos de otra manera o resolverlos.

    Resumo em Inglês:

    Despite preventive and curative measures, violence against women by a current or former intimate partner remains a serious social issue. Based on clinical vignettes, this paper seeks to deepen the understanding of the subjective issues in the relationship with the other. A total of 36 clinical interviews with women victims of various forms of physical violence by their ex-partners were investigated by speech analysis. Besides the frequent phenomena of control in these marital bonds, we observed, in one case out of two, a great difficult in subjectivize what happen to them. Beyond the effects of the traumas they have experienced, some of these women seem to be caught in the repetition of deeply painful childhood scenarios that they repeat in their marital relationships to either reproduce them differently or solve them.
  • Automutilações: uma problemática dos limites Artigos

    Cidade, Natália de Oliveira de Paula; Zornig, Silvia Maria Abu-Jamra

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente artigo é analisar a estreita relação entre o fenômeno das automutilações e a problemática dos limites, tendo como ponto de partida o ataque à pele como condição de possibilidade para essa prática. A pele remete à sensorialidade e às primeiras noções de eu, tendo como função proteger nossa individualidade e fundamentar nossa troca com o outro. Ela contém uma premissa de integração, constituindo-se como uma fronteira que marca os limites da própria existência. Nas automutilações, a agressão à pele denuncia um prejuízo na construção da diferenciação entre sujeito e objeto, deixando em evidência uma confusão nos limites do sujeito. Nossa hipótese é a de que o recurso ao corpo, mais especificamente o ataque à pele, nas automutilações, surge como uma tentativa de contenção do eu em momentos nos quais o sujeito sente que pode haver o risco da perda da integridade narcísica.

    Resumo em Francês:

    Cet article analyse la relation étroite entre le phénomène d’automutilation et le problème des limites, en comprenant l’attaque de la peau comme une condition de possibilité de cette pratique. La peau, qui renvoie à la sensorialité et aux premières notions de soi, agit pour protéger notre individualité et soutenir nos interactions avec l’Autre. Elle contient une prémisse d’intégration, constituant une frontière qui marque les limites l’existence elle-même. Dans les automutilations, l’atteinte à la peau révèle une perte dans la construction de la différenciation entre sujet et objet, témoignant d’une confusion dans les limites du sujet. Le texte postule que le recours au corps, en attaquant la peau, dans les automutilations, émerge comme une tentative de contenir le soi dans les moments où le sujet sent en danger de perdre son intégrité narcissique.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es analizar la estrecha relación entre el fenómeno de las automutilaciones y el problema de los límites, teniendo como punto de partida el ataque a la piel como condición de posibilidad para esta práctica. La piel se refiere a la sensorialidad y a las primeras nociones del yo, teniendo como función proteger nuestra individualidad y fundamentar nuestro intercambio con el otro. Contiene una premisa de integración, constituyendo una frontera que marca los límites de la existencia misma. En las automutilaciones, la agresión a la piel revela una pérdida en la construcción de la diferenciación entre sujeto y objeto, evidenciando una confusión en los límites del sujeto. Nuestra hipótesis es que recurrir al cuerpo, más específicamente atacar la piel, en las automutilaciones, aparece como un intento de contener al yo en momentos en los que el sujeto siente que puede haber riesgo de pérdida de la integridad narcisista.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper analyzes the close relationship between self-mutilation and the problem of limits, understanding the attack on the skin as a condition of possibility for this practice. The skin, which leads us to sensoriality and the first notions of self, acts to protect our individuality and support our interactions with the Other. It contains a premise of integration, constituting a boundary that marks the limits of existence itself. In self-mutilations, the attack on the skin reveals a loss in the the differentiation between subject and object, revealing a confusion in the subject’s limits. The text posits that the recourse of the body, by attacking the skin, in self-mutilations, emerges as an attempt to contain the self in moments when the subject feels at risk of losing their narcissistic integrity.
  • A pulsão de morte na perspectiva de Otto Kernberg Epistemologia Da Psicopatologia

    Caropreso, Fátima

    Resumo em Português:

    O psicanalista vienense Otto Kernberg repensou o conceito de pulsão de morte a partir de novos conhecimentos da área de neurobiologia e a partir da investigação de quadros psicopatológicos graves, pouco abordados por Freud. Ele reconheceu que os fenômenos elencados por Freud para sustentar a ideia de pulsão de morte, de fato, demonstram a presença de uma tendência autodestrutiva dominante, mas sustentou que essa tendência resulta de uma transformação maligna da agressão, decorrente de fatores constitucionais e relacionais, e não de uma tendência inata do psiquismo. O objetivo deste artigo é retomar alguns pontos problemáticos da teoria freudiana do segundo dualismo pulsional e procurar mostrar que a perspectiva de Kernberg permite escapar de certos impasses presentes nessa teoria.

    Resumo em Francês:

    S’appuyant sur de nouvelles découvertes dans le domaine de la neurobiologie et sur ses propres investigations de tableaux psychopathologiques sévères, pour la plupart non abordés par Freud, le psychanalyste viennois Otto Kernberg a redéfini le concept de pulsion de mort. Toute en reconnaisant que les phénomènes énumérés par Freud pour soutenir l’idée de pulsion de mort révèlent l’existence d’une tendance dominante à l’autodestruction, Kernberg soutient que cette tendance résulte d’une transformation maligne de l’agressivité due à des facteurs constitutionnels et relationnels, plutôt que d’une caractéristique innée du psychisme. Cet article cherche à reprendre certains points problématiques de la théorie freudienne du second dualisme pulsionnel et soutient que la perspective de Kernberg permet d’échapper à certaines de ces impasses.

    Resumo em Espanhol:

    El psicoanalista vienés Otto Kernberg replanteó el concepto de pulsión de muerte, a partir de nuevos conocimientos del área neurobiológica y de la investigación de cuadros psicopatológicos graves, poco abordados por Freud. Reconoce que los fenómenos enumerados por Freud para apoyar la idea de la pulsión de muerte, de hecho, demuestran la presencia de una tendencia autodestructiva dominante, pero sostiene que esta tendencia resulta de una transformación maligna de la agresión, resultante de factores constitucionales y relacionales, y no de una tendencia innata del psiquismo. El objetivo de este artículo es retomar algunos puntos problemáticos de la teoría freudiana del segundo dualismo pulsional y mostrar que la perspectiva de Kernberg permite salir de ciertos impasses presentes en esta teoría.

    Resumo em Inglês:

    Resumos Based on new discoveries in the field of neurobiology and on his own research on severe psychopathological conditions mostly unaddressed by Freud, the Viennese psychoanalyst Otto Kernberg redefined the death drive concept. Despite acknowledging that the phenomena referred to by Freud refers as supporting the idea of a death drive reveal the existence of a dominant self-destructive tendency, Kernberg maintains that such tendency results from a malignant transformation of aggression due to constitutional and relational factors, rather than from an innate feature of the mind. This paper seeks to reassess some problematic points of Freud’s second drive theory and argue that Kernberg’s perspective allows to avoid some of its main stalemates.
  • Pesquisa participativa sob a lógica do cuidado: análise compartilhada em um CAPS AD Saúde Mental

    Barros, Octávia Cristina; Serpa Júnior, Octavio Domont de

    Resumo em Português:

    A pesquisa procurou explorar as experiências de adoecimento com base no ponto de vista dos usuários de um CAPS AD III. A metodologia empregada neste estudo se baseia em um desenho qualitativo e se divide em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os participantes — Entrevista Narrativa de Adoecimento McGill-MINI —, e, na segunda, os participantes foram parte integrante do processo de validação, análise dos resultados e elaboração do arcabouço temário. Os resultados anunciam narrativas atravessadas por desamparo psíquico, abandono familiar, perdas e falta de credibilidade, efeito de um processo excludente em que a droga se sobrepõe ao sujeito. A pesquisa participativa sob a lógica do cuidado (Tangvald-Pedersen & Bongaardt, 2016) possibilitou um diálogo reflexivo acerca da experiência de adoecimento aproximando pesquisadores e participantes, que são como diferentes contadores de histórias, permitindo que a tessitura do fenômeno descrito pudesse enriquecer a compreensão uns dos outros.

    Resumo em Francês:

    Cette recherche explore les expériences de la maladie du point de vue des utilisateurs d’un CAPS AD III. Basée sur un design qualitatif, l’étude s’est déroulée en deux étapes : dans la première, un entretien narratif semi-structurée (Narrative Interview of Illness McGill-MINI) a été réalisée avec les participants; dans la seconde, les participants ont pris part au processus de validation, d’analyse des résultats et d’élaboration du cadre thématique. Les résultats révèlent des récits traversés par l’impuissance psychique, l’abandon familial, les pertes et le manque de crédibilité — l’effet d’un processus d’exclusion dans lequel la drogue chevauche le sujet. La recherche participative sous la logique du soin (Tangvald-Pedersen & Bongaardt, 2016) a permis un dialogue réflexif sur l’expérience de la maladie, réunissant chercheurs et participants comme des différents conteurs, permettant au tissage du phénomène d’enrichir leur compréhension mutuelle.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación buscó explorar las experiencias de enfermedad a partir del punto de vista de los usuarios de CAPS AD III. La metodología utilizada en este estudio se basa en un diseño cualitativo y se divide en dos etapas. En la primera, se realizó una entrevista semiestructurada con los participantes — Entrevista Narrativa de Enfermedad McGill-MINI — y, en la segunda, los participantes fueron parte integral del proceso de validación, análisis de resultados y elaboración del marco temático. Los resultados anuncian narrativas atravesadas por el desamparo psíquico, el abandono familiar, las pérdidas y la falta de credibilidad, efecto de un proceso excluyente en el que la droga se superpone al sujeto. La investigación participativa bajo la lógica del cuidado (Tangvald-Pedersen & Bongaardt, 2016) permitió un diálogo reflexivo sobre la experiencia de la enfermedad, reuniendo a investigadores y participantes, que son como diferentes narradores, permitiendo que la tesitura del fenómeno descrito pudiera enriquecer la comprensión de cada uno.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This research explores the experiences of illness from the point of view of users of a CAPS AD III. Based on a qualitative design, the study comprised two stages: in the first, a Narrative Interview of Illness McGill-MINI, a semi-structured interview protocol, was carried out with the participants; in the second, the participants took part in the validation process, analysis of results and elaboration of the thematic framework. The results reveal narratives crossed by psychic helplessness, family abandonment, losses, and lack of credibility — the effect of an excluding process in which the drug overrides the subject. Participatory research under the logic of care (Tangvald-Pedersen & Bongaardt, 2016) enabled a reflective dialogue on the experience of illness, bringing together researchers and participants as different storytellers, allowing the weaving of the phenomenon to enrich their mutual understanding.
  • O momento estético como potencialidade de vida e de futuro Literatura, Arte, Cultura

    Ramos, Janderson Farias Silvestre; Ribeiro, Marina Ferreira da Rosa

    Resumo em Português:

    Este artigo é uma reflexão teórica acerca de algumas potencialidades do momento estético: este se configura, a um só tempo, como refúgio das intempéries do presente, como possibilidade de fortalecimento dos laços do indivíduo com a vida e como abertura para o futuro. A relação do pianista inglês James Rhodes com a música clássica, conforme narrada por ele em sua autobiografia, é apresentada como expressão de tais potencialidades. Em nossa argumentação, descrevemos o momento estético como momento de afrouxamento das fronteiras do self, que atualiza, até certo ponto, a relação primordial do bebê com o objeto materno. Enfatizamos os limites do momento estético, já que este não substitui a necessidade do encontro humano, mas indicamos que ele pode se apresentar como uma espécie de lugar de espera suportável que mantém aberto o horizonte do encontro.

    Resumo em Francês:

    Cet article est une réflexion théorique sur certaines potentialités du moment esthétique: celui-ci se configure, à la fois, comme un refuge contre les tempêtes du présent, comme une possibilité de renforcer les liens de l’individu avec la vie, et comme une ouverture vers l’avenir. La relation du pianiste anglais James Rhodes avec la musique classique, telle qu’il la raconte dans son autobiographie, est présentée comme une expression de ces potentialités. Au cours de l’argumentation, le texte décrit le moment esthétique comme un moment de relâchement des frontières du soi, qui actualise, dans une certaine mesure, la relation primordiale du nourrisson avec l’objet maternel. L’article souligne les limites du moment esthétique, car il ne remplace pas le besoin de la rencontre humaine, tout en indiquant son potentiel comme une sorte de lieu d’attente supportable qui maintient ouvert l’horizon de la rencontre.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es una reflexión teórica sobre algunas potencialidades del momento estético: se configura, al mismo tiempo, como refugio de las tormentas del presente, como posibilidad de fortalecer los lazos del individuo con la vida y como apertura al futuro. La relación del pianista inglés James Rhodes con la música clásica, narrada por él en su autobiografía, se presenta como una expresión de tales potencialidades. En nuestro argumento, describimos el momento estético como un momento de afojar los límites del yo, que actualiza, hasta cierto punto, la relación primordial del bebé con el objeto materno. Destacamos los límites del momento estético, ya que éste no sustituye a la necesidad del encuentro humano, pero indicamos que puede presentarse como una especie de lugar de espera soportable que mantiene abierto el horizonte del encuentro.

    Resumo em Inglês:

    Resumos This paper is a theoretical reflection on some potentialities of the aesthetic moment: this is configured, at the same time, as a refuge from the storms of the present, as a possibility to strengthen the individual’s ties with life, and as an opening to the future. The English pianist James Rhodes’s relationship with classical music, as narrated by him in his autobiography, is presented as an expression of such potentialities. During its argumentation, the text describes the aesthetic moment as a moment of loosening of the boundaries of the self, which updates, to a certain extent, the infant’s primordial relationship with the maternal object. The article emphasizes the limits of the aesthetic moment, as it does not replace the need for human interaction, while indicating its potential as a kind of bearable waiting place which keeps the horizon of the encounter open.
  • Sobre as pestes, o desamparo e o desgoverno. Psicanálise e política, 1920 e 2020 Literatura, Arte, Cultura

    Rodrigues, Marta Maria Assumpção

    Resumo em Português:

    Para compreender melhor a percepção de desgoverno e o sentimento de desamparo que se alastraram no Brasil sob a Covid-19, este artigo examina dois momentos históricos relativos à interface peste-desamparo, das perspectivas psicanalítica e política. O primeiro momento trata do entrelaçamento entre vida e obra de Freud e culmina com sua experiência com a pandemia da gripe espanhola, em 1920; o segundo, trabalha a forma pela qual estamos lidando com o advento da pandemia do coronavírus, desde março de 2020, que — até o momento em que escrevo este artigo (janeiro de 2022) — matou mais de 600 mil brasileiros e trouxe o luto para mais de cinco milhões de famílias no mundo. A hipótese deste trabalho assevera que o sentimento de desamparo que estamos vivenciando desvela o negacionismo e o desgoverno que, inclusive, põem em xeque o estado democrático de direito no país.

    Resumo em Francês:

    Pour mieux comprendre la perception répandue de la mauvaise administartion et de l’impuissance au Brésil pendant la pandémie de Covid-19, cet article examine deux moments historiques liés à l’interface peste-impuissance, du point de vue psychanalytique et politique. Premièrement, il traite de l’imbrication entre la vie et l’œuvre de Freud, qui culmine avec son expérience pendant la pandémie de grippe espagnole en 1920. Deuxièmement, il analyse les mesures misen en place pour combattre la pandémie du coronavirus, depuis mars 2020, qui — jusqu’au moment de la rédaction de cet article (janvier 2022) — a fait plus de 600 000 victimes brésiliennes et endeuillé plus de cinq millions de familles dans le monde. Cet essai affirme que le sentiment d’impuissance dévoile un état de négationnisme et de mauvaise gouvernance, qui remet en question l’État de droit et la démocratie au Brésil.

    Resumo em Espanhol:

    Para comprender mejor la percepción del desgobierno y del sentimiento de desamparo en Brasil durante la crisis del Covid-19, este artículo examina dos momentos históricos relacionados con la interfaz peste-desamparo, desde un punto de vista psicoanalítico y político. El primer momento trata del entrelazamiento entre la vida y la obra de Freud y culmina con su experiencia con la pandemia de gripe española en 1920. El segundo momento se refiere a la forma en que estamos lidiando con el advenimiento de la pandemia de Coronavirus desde marzo de 2020 que, al momento de redactar este artículo (enero de 2022), ha causado más de 600.000 víctimas brasileñas y dejado más de cinco millones de familias en todo el mundo. Este ensayo se basa en el supuesto de que el sentimiento de desamparo que experimentamos se debe a la negación del Covid y al desgobierno. Además, estas dos razones han representado una amenaza para el estado de derecho y la democracia en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Resumos To better understand the widespread perception of misgovernment and helplessness in Brazil during the COVID-19 pandemic, this article examines two historic moments referring to the interface between plague and helplessness, from the psychoanalytic and political perspectives. Firstly, it addresses the intertwining between Freud’s life and work, culminating with his experience during the Spanish flu pandemic, in 1920. Secondly, it analyses the measures put in place to combat the coronavirus pandemic, since March 2020, which — until the moment I am writing this article (January 2022) — killed more than 600,000 Brazilians and left more than five million families around the world in mourning. This paper asserts that the feeling of helplessness unveils a state of denialism and misgovernment, which calls into question the Brazilian rule of law.
  • Heteronomia e Metapsicologia Resenhas Bibliográficas

    Cristófaro, Helgis Torres
  • Tristezas invisíveis Resenhas Bibliográficas

    Oliveira, Iza Maria Abadi de
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