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Efeito da soldagem nas propriedades mecânicas de ligas similares e dissimilares de alumínio 5383 H34, 5754 H34 e 6005 T6

RESUMO

As ligas de alumínio são amplamente aplicadas no setor de transporte devido ao seu baixo peso específico. Cada classe de liga de alumínio apresenta um conjunto de propriedades que são favoráveis a uma determinada função a qual a peça irá exercer no produto, assim diferentes ligas podem estar presentes em um mesmo veículo. Entretanto, faz-se necessário conhecer as mudanças nas propriedades mecânicas que ocorrem com o processo de união dessas ligas de alumínio. Este estudo teve por objetivo a avaliação das propriedades mecânicas e morfológicas das ligas 5383 H34, 5754 H34e 6005 T6 soldadas de forma similar e dissimilar pelo processo MIG. Seis combinações destas ligas foram caracterizadas por ensaios mecânicos de tração, dobramento e microdureza Vickers, além de análises de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia óptica (MO). Dentre os resultados obtidos verificou-se uma diminuição na resistência à tração para todas as ligas soldadas. Além disso, a microdureza foi afetada na linha de fusão, no cordão de solda e na ZTA (zona termicamente afetada). As principais causas da redução da resistência mecânica das ligas soldadas foram o crescimento de grão e a dissolução de precipitados. Os dados obtidos neste estudo contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento e dimensionamento de novos projetos e tecnologias envolvendo ligas de alumínio.

Palavras-chave
microestrutura; soldagem dissimilar; resistência mecânica; morfologia dos grãos

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