Acessibilidade / Reportar erro

Medida da qualidade das principais refeições: validação de um índice de qualidade de refeição

RESUMO

Objetivo

Avaliar a validade interna e a confiabilidade do índice de qualidade das principais refeições.

Métodos

O indicador, Índice de Qualidade de Refeição, inclui dez componentes, com pontuação final que varia de 0 a 100 pontos. Estratégias de avaliação do desempenho do indicador incluíram: avaliação da validade de conteúdo, validade de construto, validade discriminante e confiabilidade. As análises foram realizadas no software estatístico Stata e adotou-se um nível de significância de 5%.

Resultados

O indicador associou-se positivamente com os nutrientes carboidrato, proteína vegetal, fibras, vitaminas, folato e potássio e negativamente à energia, gordura total, gordura saturada, proteína animal, colesterol, fósforo, sódio, açúcar adicionado e biomarcador de colesterol. Diferenças significativas foram encontradas entre dois grupos com disparidades acentuadas na qualidade da dieta, fumantes (50,2 pontos) e não fumantes (53,5 pontos).

Conclusão

O indicador pode ser uma ferramenta útil para avaliar a qualidade nutricional das refeições e ser empregado para monitorar e comparar grupos.

Palavras-chave
Padrões alimentares; Qualidade da dieta; Refeições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br