Acessibilidade / Reportar erro

Insegurança alimentar e sua associação com consumo de alimentos regionais brasileiros

Food insecurity and its association with consumption of Brazilian regional foods

Objetivo:

Verificar se existem diferenças no consumo de alimentos regionais entre adolescentes em situação de insegurança alimentar quando comparados aos seguros.

Métodos:

Estudo transversal realizado com adolescentes estudantes do 9º ano das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal em 2011/2012. A amostra foi composta por 15.084 jovens. O consumo de alimentos regionais foi avaliado por meio de imagens. O participante deveria identificar o alimento, referindo seu consumo ou não. A situação de segurança alimentar foi aferida através da Escala Curta de Insegurança Alimentar, adaptada da escala americana e validada para o público adolescente brasileiro.

Resultados:

Foram analisados os dados de 14.690 adolescentes com média de idade de 14,4 anos, predominantemente do sexo feminino (55,7%) e alunos de escolas públicas (78,2%). Apenas 3,1% das mães eram analfabetas. A insegurança alimentar foi mais prevalente nos domicílios com jovens do sexo masculino, que estudavam em escolas púbicas, filhos de mães analfabetas e residentes na região Norte. O consumo de hortaliças e frutas foi maior entre adolescente residentes em domicílios em insegurança alimentar e insegurança alimentar grave do que entre os seguros, em todas as regiões geográficas brasileiras. As preparações regionais são mais consumidas por jovens que vivem em domicílios seguros.

Conclusão:

Observou-se que a insegurança alimentar está associada ao maior consumo de alimentos marcadores de dieta saudável, como frutas e hortaliças regionais. A produção e consumo de alimentos regionais deve ser estimulada e valorizada como forma de promoção da alimentação saudável e de garantia da segurança alimentar e nutricional.

Adolescente; Consumo de alimentos; Segurança alimentar e nutricional


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br