Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos de educadores e nutricionistas sobre a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar

OBJETIVO: Desvelar os conhecimentos de educadores e nutricionistas sobre a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. MÉTODOS: Este estudo, conduzido pela abordagem qualitativa, foi desenvolvido na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e em uma escola deste estado. Os participantes foram sete técnicos de ensino, oito professores e treze nutricionistas. As informações foram coletadas por meio de entrevista e submetidas à análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Das falas dos participantes, emergiram seis categorias temáticas: a educação alimentar e nutricional como regra de comer certo; a finalidade da educação alimentar e nutricional: promover hábitos alimentares saudáveis; a escola: um ambiente fomentador e potencializador da educação alimentar e nutricional; a educação alimentar e nutricional como prática pedagógica centrada na realidade alimentar do aluno; atribuições e parcerias dos atores escolares para a educação alimentar e nutricional; carência de conhecimento para a prática da educação alimentar e nutricional. CONCLUSÃO: Os conhecimentos dos participantes sobre educação alimentar e nutricional são dicotômicos, ora apenas permeados pelos aspectos biológicos, ora considerando o contexto social. Ainda que existam lacunas no conhecimento da temática, os educadores e nutricionistas consideram-se parceiros na prática da educação alimentar e nutricional na escola.

Educador; Educação alimentar e nutricional; Nutricionista; Escola


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br