Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores antropométricos como instrumentos de triagem para sarcopenia em idosos residentes em Florianópolis, Santa Catarina: estudo EpiFloripa Idoso

RESUMO

Objetivo

Este estudo transversal, populacional, teve como objetivo determinar pontos de corte de indicadores antro-pométricos e força de preensão manual para triagem de sarcopenia e verificar a associação entre sarcopenia e estes indicadores.

Métodos

A amostra foi composta por 601 idosos e a sarcopenia foi identificada pelo índice de massa muscular apendicular. A curva Receiver Operating Characteristic identificou os valores de pontos de corte para: índice de massa corporal, razão cintura-estatura, perímetro de cintura e força de preensão manual para triagem da sarcopenia. A partir dos pontos de corte foi realizada análise de componentes principais para definir os que mais se adequaram como discriminantes, compondo um indicador, e realizado análise de regressão logística com este indicador como variável independente principal.

Resultados

Os resultados mostraram que todos os indicadores antropométricos e a força de preensão manual foram considerados discriminadores de sarcopenia, entretanto o índice de massa corporal, o perímetro da cintura e a razão cintura estatura mostram-se como os melhores discriminantes na análise de componentes principais, compondo o novo indicador. A análise de regressão logística (ajustada) mostrou que a sarcopenia foi associada com o indicador em ambos os sexos.

Conclusão

A presença de índice de massa corporal baixo, baixa relação cintura estatura e baixo perímetro da cintura concomitantemente podem auxiliar na discriminação da sarcopenia.

Palavras-chave:
Idoso; Antropometria; Força da mão; Curva ROC; Sarcopenia

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br