Acessibilidade / Reportar erro

O efeıto do tempo de consumo de fruta na regulação da glıcose na gravıdez com dıabetes gestacıonal

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo é determinar o efeito do tempo de consumo de fruta na regulação da glucose no sangue em mulheres grávidas com diabetes gestacional.

Métodos

Este estudo foi realizado com 64 participantes voluntários diagnosticados com diabetes gestacional. Os participantes que foram encaminhados para o Departamento de Nutrição e Dietética foram divididos em dois grupos, de acordo com a ordem da sua aplicação. O grupo 1 foi incluído no programa de tratamento médico nutricional durante uma semana, consumindo fruta para a refeição principal e o grupo 2 para os lanches. Neste processo, foi aplicado aos participantes um plano de nutrição personalizado, com isocalórico, 3 refeições principais e 4 lanches, os macronutrientes de todas as refeições foram ajustados igualmente.

Neste processo, os valores de glicemia foram medidos seis vezes por dia pelos participantes, e foram comparados os resultados da glicemia de ambos os grupos antes de se iniciar a terapia nutricional médica e no sétimo dia após o início da terapia nutricional médica.

Resultados

A idade média das mulheres que participaram no estudo foi de 33,50±4,95 e 32,28±5,18 anos para o 1º e 2º grupos, respetivamente, e não houve diferença entre os grupos em termos de medidas antropométricas. A glicemia média pós-prandial de manhã após terapia nutricional médica dentro dos grupos variou entre 180mg/d a 115mg/dL (p<0,001) para o Grupo 1, e de 185mg/dL a 110mg/dL para o Grupo 2 (p<0,001). Houve uma diminuição nos níveis de glicemia em jejum e glicemia média pós-prandial medidos de manhã, meio-dia e noite antes e depois da terapia nutricional médica dos grupos, mas não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p>0,05). Os níveis de açúcar no sangue de todos os participantes na dieta diabetes gestacional baixaram para níveis normais sem necessidade de terapia com insulina. Uma diminuição estatisticamente significativa foi observada no sétimo dia do estudo nos níveis de diferença do glicemia média pós-prandial-glicemia em jejum das mulheres grávidas do grupo que consumiram fruta como aperitivo (Grupo 2). (p<0.001). Não houve diferença significativa nos valores de glicemia em jejum matinal de ambos os grupos antes e depois da dieta (p>0,05).

Conclusão

Como resultado deste estudo, verificou-se que a terapia nutricional levou a uma diminuição do açúcar no sangue em mulheres grávidas com diabetes gestacional, mas o consumo de fruta como lanche ou refeição principal não fez uma diferença significativa no jejum e na glucose do sangue pós-prandial. Concluiu-se que o tipo e a quantidade de hidratos de carbono consumidos diariamente na diabetes gestacional são determinantes para o nível de glicose no sangue.

Palavras-chave
Diabetes gestacional; Frutose; Frutas; Índice glicêmico

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br