Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Desigualdades sociais e demográficas na qualidade da dieta em estudo de base populacional

Objetivo:

Avaliar as desigualdades sociodemográficas na qualidade da alimentação da população urbana do município de Campinas, São Paulo.

Métodos:

Trata-se de estudo transversal de base populacional que utilizou dados de inquérito de saúde realizado em Campinas entre os anos de 2008 e 2009. A qualidade da alimentação de 3.382 indivíduos com 10 anos de idade ou mais foi avaliada pelo Índice de Qualidade da Dieta Revisado. Foram estimadas as médias do Índice de Qualidade da Dieta Revisado global e de cada componente segundo as variáveis independentes.

Resultados:

O escore total do Índice de Qualidade da Dieta Revisado aumentou com o crescimento da idade e do nível de escolaridade. As mulheres consumiram mais vegetais, frutas e leite, e ingeriram menos sódio, carnes e ovos, óleos, gorduras saturada e sólida, álcool e açúcar de adição, quando comparadas aos homens. Com o avanço da idade e da escolaridade observou-se pontuações mais elevadas de cereais integrais, vegetais e frutas.

Conclusão:

Os achados apontam os segmentos sociodemográficos mais vulneráveis à alimentação inadequada e identificam a necessidade de estratégias para aumentar o consumo de cereais integrais, vegetais verdes escuros e alaranjados, frutas e leite, e diminuir o consumo de sódio e de gorduras sólidas, álcool e açúcar de adição.

Comportamento alimentar; Consumo de Alimentos; Desigualdades em Saúde; Inquéritos epidemiológicos


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br