Acessibilidade / Reportar erro

Colágeno hidrolisado (gelatina) reduz a eficiência alimentar e a biodisponibilidade de proteína de alta qualidade em ratos

Objetivo

A gelatina é deficiente em todos os aminoácidos indispensáveis, mas é usada em dietas com restrição de proteína. A eficiência alimentar e a qualidade da proteína de misturas de caseína com gelatina em dietas com baixo teor de proteína foram investigadas em ratos Wistar.

Métodos

Ratos foram tratados com dietas restritas em proteína (10,0 e 12,5%), contendo, como fonte de proteína: caseína (dieta controle), misturas de caseína com gelatina (4:1 do teor de proteína) e gelatina. Foram estimados os seguintes índices: taxa de conversão alimentar, quociente de eficiência proteica, quociente de eficiência proteica relativo e corrigido, digestibilidade verdadeira da proteína e parâmetros hepáticos.

Resultados

Após 28 dias de experimento, a eficiência alimentar da dieta caseína:gelatina a 10,0% diminuiu em comparação com a dieta de caseína a 10,0%, e o quociente de eficiência proteica das misturas caseína: gelatina (10,0%=2,41 e 12,5%=2,03) foi menor do que aqueles da caseína (10,0%=2,90 e 12,5%=2,32). Após 42 dias de experimento, o peso do fígado dos animais tratados com mistura caseína:gelatina a 10,0 e 12,5% e a retenção proteica no fígado dos animais do grupo caseína: gelatina a 12,5% diminuíram em comparação ao grupo-controle.

Conclusão

Gelatina reduz a eficiência alimentar e a biodisponibilidade de proteína de alta qualidade em dietas restritas em proteínas.

Aminoácidos; Disponibilidade biológica; Caseínas; Gelatina; Proteínas; Ratos


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br