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Fatores associados ao excesso de peso em escolares do ensino fundamental em Campinas, São Paulo

RESUMO

Objetivo

Avaliar o sobrepeso/obesidade de escolares do ensino fundamental de Campinas, estado de São Paulo, e sua associação com: estado nutricional dos pais, consumo de alimentos, preferências alimentares, atividade física e condições socioeconômicas da família.

Métodos

Este estudo caso-controle incluiu 509 escolares de 7 a 10 anos de idade. O índice de massa corporal escore-Z foi utilizado para determinação do estado nutricional, definindo casos (>+1 escore-Z) e controles (³-2 ?+1 escore-Z). Para associação com o excesso de peso, um modelo conceitual foi criado e utilizado para a análise múltipla, realizada por meio de regressão logística.

Resultados

A frequência de excesso de peso foi de 39,5%. A regressão múltipla ajustada por nível econômico mostrou que crianças com sobrepeso/obesidade têm maior chance de comer em shopping center (1.55; 95%CI=1.00-2.40), ter pais com sobrepeso ou obesos (OR=1.71; 95%CI=1.08-2.71 e 3.55; 95%CI=2.18-5.80 respectivamente), utilizar meio de transporte escolar passivo (OR=1.57; 95%CI=1.04-2.36) e comer empanado de frango mais de três dias por semana (OR=3,03; IC95%=1,32-6,95).

Conclusão

Os resultados suportam a necessidade urgente de estratégias para redução e prevenção do excesso de peso entre os escolares. Além disso, estudos de intervenção que envolvam pais e abordem fatores ambientais são importantes para o desenvolvimento de programas eficazes.

Palavras-chave:
Criança; Exercício; Consumo de alimentos; Estado nutricional; Pais

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