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Letramento funcional em saúde e alimentação saudável: compreensão de recomendações do guia alimentar brasileiro

Objetivo:

Avaliar a relação entre o letramento funcional em saúde de usuários do Sistema Único de Saúde e o entendimento das porções alimentares do Guia Alimentar Brasileiro, versão bolso.

Métodos:

Foi avaliado o letramento funcional em saúde com o Brief Test of Functional Health Literacy. Foram realizados dois círculos de diálogos, envolvendo pacientes com letramento adequado (Grupo 1) e insuficiente (Grupo 2). Os diálogos foram gravados e analisados segundo o discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

A maioria dos participantes apresentou letramento funcional em saúde insuficiente (58,0%). Foram identificadas cinco ideias centrais: entende o consumo em porções de alimentos; não entende o consumo em porções de alimentos; porções de alimentos colocadas de forma confusa; alimentos desconhecidos/não comuns; letras pequenas. A compreensão dos integrantes do Grupo 2 foi mais limitada.

Conclusão:

As dificuldades de entendimento representam um fator de dificuldade na promoção da saúde. Há necessidade de empoderar os indivíduos mediante a disponibilidade de materiais educativos de mais fácil compreensão, em conformidade com seu letramento funcional em saúde.

Guias alimentares; Letramento funcional em saúde; Alimentos naturais


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