Acessibilidade / Reportar erro

Concentrações de hemoglobina e fatores associados em adolescentes de Recife

OBJETIVO:

Estimar a prevalência de anemia e fatores associados em adolescentes do Recife, Pernambuco.

MÉTODOS:

Estudo de corte transversal, envolvendo uma amostra aleatória de 256 adolescentes, de 13 a 18 anos, de ambos os sexos. Foram avaliadas as concentrações de hemoglobina, o estado nutricional e as características socioeconômicas e demográficas.

RESULTADOS:

A prevalência de concentrações inadequadas de hemoglobina foi de 10,2% [IC95%=6,7-14,5], situando-se em patamares que configuram a anemia do tipo leve (9 g/dL <hemoglobina <12 g/dL). Escolares do sexo feminino apresentaram médias de concentrações de hemoglobina menores em todas as faixas etárias (p<0,001). Não foi observada associação entre concentrações de hemoglobina, estado nutricional (p>0,05) e características socioeconômicas e demográficas (p>0,05).

CONCLUSÃO:

Embora a prevalência de anemia tenha sido discreta e classificada em grau leve, recomenda-se a adoção de medidas preventivas de educação nutricional, com a difusão da alimentação saudável nas escolas e o incentivo ao consumo de alimentos que sejam fonte de ferro.

Anemia; Adolescente; Estado nutricional; Epidemiologia; Fatores socioeconômicos


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br