Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de alimentos processados e ultraprocessados em adultos e sua relação com qualidade de vida e qualidade do sono

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados em adultos paraguaios e sua relação com a qualidade de vida e qualidade do sono.

Métodos:

Foi realizado um estudo observacional descritivo transversal em adultos paraguaios em maio de 2022. Foi aplicado um questionário online onde foram questionados datos sociodemográficos, frequência de consumo alimentar pela classificação NOVA e critérios da Organização Pan-Americana da Saúde, qualidade de vida avaliada pelo Qualidade de Vida Europeia-5 Dimensões - foram coletados e relato de horas de sono.

Resultados:

Foram incluídas no estudo 273 paraguaios, das quais 71,1% eram do sexo feminino, 51,6% residiam na capital, 53,1% eram solteiras, 66,0% tinham nível universitário e a média de idade foi de 36,48±13,2 anos. Em relação ao consumo de alimentos processados e ultraprocessados, os nutrientes críticos mais consumidos diariamente foram os açúcares livres por 34.0% e as gorduras por 23,4% da população. O índice global de qualidade de vida foi baixo (0,58±0,05) e 69.0% relataram horas insuficientes de sono. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o consumo de alimentos processados e ultraprocessados com qualidade de vida e qualidade do sono (p<0,05 para ambos).

Conclusão:

Os nutrientes críticos mais consumidos na população adulta paraguaia são os açúcares e gorduras livres, encontrando uma relação significativa entre o consumo de alimentos processados e ultraprocessados com a qualidade de vida e qualidade do sono.

Palavras-chave:
Horas de sono; Alimentos procesados; Qualidade de vida; Alimentos ultraprocessados

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br