Acessibilidade / Reportar erro

Can tortoises facilitate the germination of plants with dry fruits? A simulation of the effects of Chelonoidis carbonarius (Testudines: Testudinidae) on the germination of Leucaena leucocephala (Fabaceae)

Resumo

A ingestão de sementes por vertebrados pode influenciar a germinação e a dispersão dessas sementes, porém pouco se sabe sobre os processos responsáveis por essa influência e sobre a importância dos quelônios nessas interações. Este estudo tem como objetivo avaliar como Chelonoidis carbonarius influencia o processo de germinação de Leucaena leucocephala usando um experimento conduzido na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil, que simula a passagem das sementes dessa planta através do trato digestivo de C. carbonarius: condições ácidas do estômago do animal e a semeadura das sementes nas fezes. Foi demonstrado que a semeadura das sementes nas fezes de Chelonoidis carbonarius tem um efeito negativo sobre a germinação de Leucaena leucocephala, diminuindo o índice de velocidade de germinação das sementes, ao passo que as condições ácidas tem um efeito neutro. Este estudo é uma primeira tentativa de entender como os jabutis podem influenciar a germinação das sementes e as implicações destes resultados em ambientes naturais merecem mais investigações.

Palavras-chave:
condições ácidas; índice de velocidade de germinação; espécies invasoras; simulação; quelônios

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br