Acessibilidade / Reportar erro

Effects of different factors on friable callus induction and establishment of cell suspension culture of Hovenia dulcis (Rhamnaceae)

Resumo

Plantas medicinais são uma importante opção terapêutica para uma grande parte da população mundial. A fim de se estabelecer um sistema in vitro para a produção de metabólitos secundários de Hovenia dulcis, foram estudados os efeitos de auxinas, citocininas, ausência de luz e nitrato de prata no desenvolvimento de calos friáveis. Culturas de calos friáveis foram estabelecidas pela primeira vez para a espécie e usadas na obtenção de culturas de células em suspensão. A suplementação com KIN (Cinetina) produziu calos com regiões compactas e friáveis, enquanto a adição do TDZ (Thidiazuron) produziu somente calos compactos. A manutenção das culturas no escuro induziu o aumento da friabilidade quando a auxina PIC (picloram) estava presente no meio de cultura. A adição do nitrato de prata promoveu a formação de calos friáveis. A análise do peso fresco não demonstrou diferença significativa na produção de biomassa e por essa razão 2.0 mg.L-1 foi considerada a concentração mais apropriada. A presença do nitrato de prata não foi necessária para o estabelecimento de culturas de células em suspensão, e a análise do peso seco das culturas demonstrou maior acúmulo de biomassa na ausência dessa substância. O uso de PIC (picloram) na menor concentração (0.625 mg.L-1) promoveu 100% de formação de culturas de células em suspensão na ausência de nitrato de prata com a maior produção de biomassa. Não foram observadas diferenças morfológicas nas diferentes concentrações de PIC. A análise fitoquímica demonstrou a presença de saponinas, flavonoides, flavonóis e catequinas nos extratos obtidos a partir de calos de H. dulcis. Estes resultados demonstram que as culturas de células aqui estabelecidas são potenciais fontes de produção de metabólitos secundários de H. dulcis.

Palavras-chave
citocininas; planta medicinal; cultura de tecidos vegetais; saponinas; nitrato de prata

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br