Acessibilidade / Reportar erro

Stylogyne (Myrsinaceae) no estado do Rio de Janeiro, Brasil1 1 Parte da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Stylogyne (Myrsinaceae) of the state of Rio de Janeiro, Brazil

RESUMO

Oito espécies de Stylogyne ocorrem no estado do Rio de Janeiro, das quais S. depauperata, S. lhotzkiana, S. sellowiana e S. sordida são endêmicas. As flores pistiladas de S. lhotzkiana e bissexuais de S. sellowiana são descritas pela primeira vez. Cinco espécies são ilustradas pela primeira vez. São apresentados chave para identificação, comentários sobre afinidades, distribuição geográfica e ecologia das espécies. A Serra do Mar se destaca como importante centro de diversidade do gênero no estado do Rio de Janeiro, sendo os contrafortes da Serra dos Órgãos e do Maciço do Tinguá, as áreas com maior representatividade de táxons.

Palavras-chave:
flora; taxonomia; Serra do Mar; Floresta Pluvial Atlântica

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br