Acessibilidade / Reportar erro

Efeito dos açucares da dieta em biofilme dupla espécie de Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus – um estudo piloto

Resumo

Introdução

O consumo frequente de açucares e a presença de Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus estão correlacionados com maior experiência de cárie.

Objetivo

Elucidar o efeito de diferentes carboidratos fermentáveis na biomassa e acidogenicidade de biofilmes formados por S. mutans e S. sobrinus.

Material e método

Biofilmes única e dupla- espécie de S. mutans ATCC 25175 e S. sobrinus ATCC 27607 em concentrações iguais cresceram no fundo de placas de microtitulação por 24 h a 37 °C em microaerofilia. Maltose, sacarose, glicose e lactose foram adicionados a 2%. BHI caldo (0.2% glicose) foi usado como controle negativo. Acidogenicidade foi avaliada por meio da medição do pH do meio de cultura após 24 h, imediatamente após troca de meio e nas próximas 1 h e 2 h. Coloração por cristal violeta foi usada como indicador do total de biomassa aderida, após 24 h de incubação. Os dados foram analisados por teste ANOVA two way e Teste de Bonferroni. O nível de significância foi de 5%.

Resultado

Todos os carboidratos resultaram em maior formação de biomassa em ambos os tipos de biofilme (única ou dupla- espécie), quando comparado ao grupo controle. Sacarose, lactose e maltose mostraram maior acidogenicidade que o grupo controle após 24 h nos biofilmes única ou dupla-espécie, apenas após 24 h.

Conclusão

Os achados indicam que o tipo de biofilme (única ou dupla- espécie) e o tipo de carboidrato usado podem influenciar tanto na quantidade de biomassa formada quanto na taxa de redução do pH.

Descritores:
Biofilme; biomassa; Streptococcus mutans; Streptococcus sobrinus

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br