Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre os resultados estéticos normativos e percebidos pós-tratamento do retrognatismo mandibular

Resumo

Introdução

Este estudo transversal buscou associar resultados cefalométricos normativos do tratamento do retrognatismo mandibular com melhora estética do perfil facial na percepção do paciente.

Objetivo

este estudo transversal buscou associar resultados cefalométricos normativos do tratamento do retrognatismo mandibular com melhora estética do perfil facial na percepção do paciente.

Material e método

Os resultados cefalométricos normativos obtidos em radiografias cefalométricas laterais de uma amostra de 24 pacientes com maloclusão de Classe II em fase de crescimento tratados com aparelho de avanço mandibular, foram avaliados comparando-se as grandezas pré e pós-tratamento. As mesmas radiografias foram utilizadas para gerar silhuetas negras padronizadas que foram dispostas aleatoriamente. Os pacientes foram instruídos a escolher seu perfil preferido e indicar quanta mudança foi percebida por meio de uma escala de Likert de 7 pontos. Os dados foram comparados com resultados cefalométricos aplicando-se metodologia de modelos mistos para medidas repetidas no tempo, teste t de student e teste t para variâncias heterogêneas, com nível de significância de 5%.

Resultado

75% dos pacientes escolheram silhuetas pós-tratamento e a mudança foi percebida independentemente da escolha por pré ou pós-tratamento. Não houve diferença significativa entre as variáveis ​​cefalométricas dos traçados que deram origem às silhuetas consideradas melhores e piores após a avaliação.

Conclusão

Não houve associação entre os resultados cefalométricos pós-tratamento e a percepção da melhora estética por pacientes ortodônticos.

Descritores:
Estética; beleza; ortodontia; ortopedia

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br