Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade genotípica de Streptococcus mutans isolados de pré-escolares com e sem atendimento odontológico precoce

Resumo

Introdução

Streptococcus mutans (S. mutans) apresentam ampla diversidade genotípica, mas o papel desta variação ainda é pouco compreendido.

Objetivo

Avaliar a diversidade genotípica de S. mutans em pré-escolares com e sem assistência odontológica precoce e associá-la à experiência de cárie dentária.

Material e método

Participaram da pesquisa 20 crianças, de cinco anos de idade, com história de assistência odontológica desde o primeiro ano de vida (G1) e 20 crianças sem história de assistência odontológica precoce (G2). A experiência de cárie dentária foi avaliada por meio do índice ceo-d. Amostras de S. mutans foram isoladas a partir da saliva dos participantes e analisadas pela Reação em Cadeia da Polimerase para identificação molecular da espécie. Um total de 339 isolados bacterianos (173 do G1 e 166 do G2) foram genotipados através da Amplificação ao Acaso de DNA Polimórfico, utilizando-se os primers OPA-02 e OPA-13.

Resultado

Os resultados revelaram 75 diferentes genótipos de S. mutans no G1 e 73 no G2. Além disso, as crianças do G1 e G2 abrigaram em sua cavidade bucal de um a oito e de um a sete genótipos distintos de S. mutans, respectivamente. Foram observadas uma associação estatisticamente significante (P=0.021) e uma moderada correlação (r=0,503) entre a diversidade genotípica de S. mutans e a experiência de cárie somente no G1.

Conclusão

A partir das limitações do desenho do estudo, os resultados apenas sugerem que as ações realizadas por meio de um atendimento odontológico precoce podem estar contribuindo para o estabelecimento de uma microbiota bucal distinta.

Descritores:
Diversidade genotípica; Streptococcus mutans; assistência odontológica; cárie dentária

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br