Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do reparo ósseo induzido por diferentes substitutos ósseos em modelo de defeito crítico de calvária de ratos

Resumo

Introdução

A utilização de substitutos ósseos em procedimentos de enxertia de forma alternativa ao uso do osso autógeno tem sido indicada, entretanto a comparação direta entre esses biomateriais tem sido pouco explorada.

Objetivo

Avaliar o efeito de diferentes biomateriais osteocondutores sobre o reparo de defeitos críticos em calvárias (DCC) de ratos.

Material e método

Foram utilizados 40 ratos que foram submetidos a confecção de um DCC com 8 mm de diâmetro. Os animais foram aleatoriamente divididos em 5 grupos com 8 animais, de acordo com o tipo de biomaterial utilizado para preencher os DCC: Grupo COA (coágulo); Grupo AUT (osso autógeno); Grupo OBD (osso bovino desproteinizado); Grupo HA/ TCP (cerâmica bifásica composta de hidroxiapatita e β fosfato tricálcio); Grupo TCP (β fosfato tricálcio). Foram executadas análise microtomográfica para avaliação do comprimento linear remanescente (DLL) do DCC e o volume dos tecidos mineralizados (MT) dentro do DCC nos períodos de 3, 7, 15 e 30 dias após cirurgia. Adicionalmente, foi executado análise histométrica para avaliar a composição do tecido ósseo reparado (% Osso e % Biomaterial) no período de 30 dias.

Resultado

O grupo COA apresentou o menor DLL e MT dentro do DCC e maior % osso do que os outros grupos. O grupo OBD apresentou maior volume de tecidos mineralizados e maior % biomaterial do que o grupo os grupos AUT e TCP. Os grupos OBD e AUT apresentaram maior % osso que o grupo TCP.

Conclusão

O OBD promoveu melhor padrão de aumento de disponibilidade óssea e qualidade do osso reparado em comparação ao TCP e HA/TCP, porém biologicamente inferior ao grupo AUT.

Descritores:
Histologia; microtomografia; regeneração óssea; substitutos ósseos

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br