Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do atrito produzido por bráquetes autoligados, convencionais e Barbosa Versátil

Resumo

Introdução

O bráquete Barbosa Versátil apresenta um desenho que pode promover menor resistência friccional e maior deslize. No entanto, nenhum estudo in vitro avaliou seu mecanismo de deslize e resistência ao atrito, mesmo quando comparado com outros bráquetes autoligados ou convencionais.

Objetivo

Comparar a resistência ao atrito entre bráquetes autoligados (EasyClip/ Aditek, Damon MX/ Ormco e In Ovation R/ GAC), convencionais (Balance Roth/ GAC, and Roth Monobloco/ Morelli) e o bráquete Barbosa Versátil (Barbosa Versatile/ GAC) com diferentes angulações e fios.

Material e método

Os bráquetes foram avaliados com fios de aço inox 0.014", 0.018", 0.019"×0.025" e 0.021"×0.025", com angulações de 0, 5, 10, 15 e 20 graus. Amarrias foram realizadas com ligaduras elastoméricas para os bráquetes convencionais e para o Barbosa Versátil, enquanto que se utilizou o sistema de fechamento próprio para os bráquetes autoligados. A máquina de teste universal foi utilizada para as avaliações de resistência ao atrito entre os bráquetes e fios.

Resultado

ANOVA em esquema fatorial 4 × 5 × 6 (bráquetes × angulação × fios) e o teste de Tukey mostraram que houve diferenças significativas para todos os fatores e interações (p<0,0001). Houve menor resistência ao atrito para o bráquete Barbosa Versátil e maior para os bráquetes Roth Monobloco e Balance.

Conclusão

Menor resistência ao atrito foi obtida com o bráquete Barbosa Versátil e com os autoligados em comparação com os bráquetes convencionais. O aumento do diâmetro dos fios aumenta a resistência ao atrito. Menores angulações promovem menor resistência ao atrito.

Descritores:
Fricção; fios ortodônticos; bráquetes ortodônticos

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br