Acessibilidade / Reportar erro

Fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos

COMENTÁRIO DE LIVRO

Zacaria Borge Ali Ramadam

Professor-associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Instituto de Psiquiatria Rua Ovídeo Pires de Campos, 785 05403-010 – São Paulo – SP E-mail: zramadam@usp.br

Fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos – Geraldo Busatto Filho, Editora Atheneu, São Paulo, 2006

Na língua portuguesa, os livros-texto e manuais de psiquiatria utilizados em cursos de graduação abordam, prioritariamente, os aspectos clínicos e o manejo prático das estratégias terapêuticas usadas para os diferentes tipos de transtornos mentais. Esta forma de organização leva em conta a necessidade imperiosa de transmitir a estudantes de Medicina informações objetivas sobre como são identificadas, classificadas e tratadas as principais condições psiquiátricas com as quais o médico têm contato em seu dia-a-dia clínico. No entanto, reconhece-se hoje em dia que estudantes de Medicina devem ser expostos aos temas relacionados à Psiquiatria desde etapas precoces da sua formação, fase na qual a leitura dos tradicionais compêndios psiquiátricos pode se tornar excessivamente árdua. São também escassas, nesse tipo de livro, informações sobre as bases neurobiológicas do funcionamento mental saudável e conceitos sobre como tal fisiologia se modifica na vigência de manifestações psiquiátricas. Fica, então, dificultada, no ensino da Psiquiatria, a tão desejada ponte de ligação integrando os conhecimentos básicos de fisiologia com os aspectos clínicos enfatizados cada vez mais à medida que o estudante avança em sua formação médica geral.

O livro Fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos foi lançado recentemente, com o objetivo de contornar tais dificuldades. Como esclarece o texto de apresentação no início do livro, o volume foi elaborado a partir da necessidade de se criar uma leitura de referência para o curso de Psiquiatria que é ministrado já no 2º ano de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com os outros blocos que compõem a conhecida disciplina Bases fisiológicas da prática médica dessa instituição.

Esta obra vem preencher uma lacuna importante ao fazer, num único volume, um belo apanhado sobre o considerável corpo de conhecimentos que vem sendo acumulado nos últimos anos sobre as bases fisiológicas do funcionamento mental humano, na normalidade ou na vigência dos transtornos psiquiátricos. Os capítulos iniciais do livro preparam o leitor para adentrar esse território, fornecendo uma breve e didática introdução à Psiquiatria, na qual se discutem: as ferramentas diagnósticas empregadas pelo médico psiquiatra no dia-a-dia e as formas atuais de classificação para os transtornos mentais; o papel das influências genéticas e ambientais na formulação de modelos etiológicos para esses transtornos; os mecanismos de ação das principais estratégias terapêuticas farmacológicas e psicoterápicas; e as linhas de pesquisa em Neurociências mais usadas hoje em dia para o estudo da fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos. A partir dessa introdução, os capítulos seguintes são dedicados, um a um, à apresentação das bases fisiopatológicas das diferentes categorias de transtornos psiquiátricos, incluindo as psicoses, os transtornos de humor, o abuso e dependência de substâncias, e os transtornos de ansiedade, entre outros. Ao longo de tais capítulos, são discutidas informações atualizadas envolvendo achados bioquímicos, de genética molecular, neuroimagem, eletrofisiologia e outros para cada uma dessas categorias de transtornos mentais. Por fim, o livro abre espaço para outros tipos de condições psiquiátricas raramente discutidos em seus aspectos neurobiológicos, tais como transtornos da função sexual, do controle dos impulsos e de personalidade.

Em coerência com a meta de fornecer uma base de referência para alunos que cursam os primeiros anos da graduação médica, fica claro que houve um considerável esforço para que o conteúdo do livro fosse transmitido em linguagem simples e acessível. Este objetivo foi alcançado e, com isso, o livro certamente despertará o interesse também de estudantes de Psicologia ou outras áreas relacionadas à saúde mental. Ao mesmo tempo, tal didatismo não impediu que fossem abordadas, em muitos capítulos do livro, informações de considerável complexidade e na vanguarda científica; pode-se assim prever, com segurança, que este volume será também de utilidade para estudantes de cursos de pós-graduação em áreas relacionadas à Psiquiatria ou às Neurociências de forma geral.

Recebido: 31/05/2007

Aceito: 04/06/2007

  • Endereço para correspondência:

    Instituto de Psiquiatria
    Rua Ovídeo Pires de Campos, 785
    05403-010 – São Paulo – SP
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      03 Set 2007
    • Data do Fascículo
      2007
    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 785 , 05403-010 São Paulo SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 2661-8011 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: archives@usp.br