Acessibilidade / Reportar erro

A eficácia de treinamento de pais em grupo para pacientes com transtorno desafiador de oposição: um estudo piloto

INTRODUÇÃO: O transtorno desafiador de oposição (TDO) é considerado uma condição de difícil tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa em grupo de treinamento de pais (TP) na redução dos sintomas de TDO e transtorno de conduta (TC) em crianças brasileiras com TDO. MÉTODO: conduziu-se um estudo naturalístico em que se analisou dados dos pais de cinco pacientes com TDO que participaram de um grupo de TP. Os sintomas de TDO e TC foram avaliados antes e pelo menos um mês depois de iniciarem a participação no grupo. As medidas utilizadas foram escalas baseadas nos critérios da DSM-IV para TDO e TC. RESULTADOS: A maioria dos pacientes continuou preenchendo critérios para TDO, mas a gravidade dos seus sintomas de TDO diminuiu 48,75%. A diferença entre as médias na escala de gravidade de sintomas desafiadores-opositivo foi estatisticamente significativa (p = 0,031). O número de critérios de TC preenchido pelos pacientes também foi largamente reduzido. CONCLUSÃO: TP mostrou-se eficaz na melhoria de sintomas de TDO e TC em pacientes com TDO. TP pode ser uma opção terapêutica útil para o tratamento de TDO.

Transtorno de déficit de atenção e disruptivos do comportamento; transtorno desafiador-opositivo; psicoterapia; tratamento


Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 785 , 05403-010 São Paulo SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 2661-8011 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: archives@usp.br