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Implementação de um sistema padronizado de passagem de plantão (I-PASS) em um hospital terciário pediátrico

RESUMO

Objetivo:

A passagem de plantão, ato de transferir informações e responsabilidade entre os médicos, é um dos elementos-chave para a qualidade do serviço prestado e a segurança do paciente. Este estudo objetivou avaliar a implantação de um sistema padronizado de passagem de plantão (Illness severity, Patient summary, Action list, Situation awareness and contingency planning, Synthesis by receiver — I-PASS) e avaliar o efeito sobre a quantidade de informações transmitidas em passagens de plantão de uma enfermaria pediátrica.

Métodos:

Estudo prospectivo de intervenção da implementação de um sistema padronizado de passagem de plantão (I-PASS). Foram realizadas gravações das passagens de plantão em período pré- e pós-intervenção. O treinamento dos médicos que participam das escalas de plantão foi feito em módulo teórico-prático, com o auxílio de plataformas digitais.

Resultados:

A padronização da passagem de plantão resultou em aumento do número de informações relevantes, entregues em 12 dos 16 itens pesquisados, sem aumentar a duração em segundos da transferência (45,9 vs. 48,0; p=0,349). O treinamento do protocolo aliado à discussão sobre estratégias de comunicação implicou maior foco e atenção durante as passagens, reduzindo o tempo gasto com interrupções e comunicações que não se referiam ao paciente (18 vs. 2,7%). No que se refere aos elementos do I-PASS, houve acréscimo na citação de pendências (31 vs. 81%, p < 0,001) e plano de contingenciamento (16 vs. 73%, p < 0,001).

Conclusão:

A padronização da passagem de plantão trouxe maior eficiência ao processo no que se refere a número de informações transmitidas, objetividade na transferência e atenção aos pontos importantes.

Palavras-chaves:
Transferência da responsabilidade pelo paciente; Qualidade da assistência à saúde; Segurança do paciente; Administração hospitalar

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