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Avaliação do equilíbrio corporal e da marcha: estudo comparativo entre surdos e ouvintes em idade escolar

Evaluación del equilibrio corporal y de la marcha: estudio comparativo entre sordos y oyentes en edad escolar

OBJETIVO: Avaliar o equilíbrio corporal e a marcha de escolares surdos e ouvintes e comparar os dados entre os grupos, considerando o sexo e a faixa etária da amostra. MÉTODOS: Estudo de corte transversal que avaliou 44 escolares surdos e 44 ouvintes, na faixa etária de sete a 17 anos. A avaliação do equilíbrio e das características da marcha foi realizada por meio da Escala de Equilíbrio e Mobilidade de Tinetti, e a velocidade da marcha, pelo teste Timed Up and Go. Para a análise dos dados foram utilizadas duas abordagens estatísticas: para o equilíbrio (teste t de Student) e para a marcha (teste do qui-quadrado ou exato de Fisher). RESULTADOS: A avaliação do equilíbrio não demonstrou diferenças significativas entre os grupos, os sexos e as faixas etárias, apesar de os escolares surdos apresentarem menor desempenho clínico nas categorias avaliadas. Na avaliação das características da marcha, os resultados apontaram diferenças significativas entre os grupos (p<0,001), os sexos (p<0,001) e todas as faixas etárias: 7-10 anos (p=0,022) e 11 - 17 anos (p<0,001). Com relação à velocidade da marcha, os resultados demonstraram diferenças entre os grupos apenas para o sexo feminino (p=0,027) e na faixa etária entre 7 - 10 anos anos (p<0,001). CONCLUSÕES: Escolares surdos apresentaram alterações na marcha e maior risco para quedas quando comparados aos ouvintes.

criança; equilíbrio postural; marcha; perda auditiva neurossensorial; surdez


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