Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre as curvas de crescimento para crianças do Bahrein e da Organização Mundial da Saúde

RESUMO

Objetivo:

Investigar os padrões de crescimento de lactentes de 0–24 meses dos sexos feminino e masculino, no Reino do Bahrein.

Métodos:

Estudo transversal de acompanhamento de lactentes saudáveis com 0–24 meses de idade dos sexos feminino e masculino, em Bahrein. A amostragem probabilística de estágios múltiplos foi utilizada para coletar informações dos registros oficiais. Medidas antropométricas (peso, comprimento), práticas alimentares e variáveis demográficas foram coletadas. A metodologia Generalized Additive Models for Location Scale and Shape (GAMLSS)/Lambda-Mu-Sigma (LMS) foi utilizada para selecionar o tipo de distribuição dos parâmetros antropométricos, otimizar os parâmetros de suavização, para fazer a análise de regressão de modelos de crescimento e para construir percentis e gráficos e tabelas de escore Z para peso para idade, comprimento por idade, comprimento por peso e índice de massa corporal (IMC) para idade. Os resultados foram comparados com os dados do Estudo Multicêntrico de Referência de Crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Resultados:

O total de 403 lactentes (210 do sexo masculino e 193 do feminino) foi incluído no estudo. Ao nascimento, a média de peso, comprimento e IMC foi de 3,2±0,4 kg, 3,1±0,4 kg, 49,7±2,3 cm, 48,8±2,1 cm, 13,2±1,6 kg/m2 e 12,8±1,5 kg/m2 para o sexo masculino e para o feminino, respectivamente. Todos os índices antropométricos foram maiores no sexo masculino. O comprimento e o peso dos lactentes em Bahrein foram ligeiramente superiores aos da OMS.

Conclusões:

Os lactentes do Bahrein com idade entre 0 e 24 meses de ambos os sexos eram mais altos e mais pesados do que os lactentes analisados na coorte da OMS. Mais estudos longitudinais são necessários para monitorar o padrão de crescimento de crianças usando métodos de composição corporal, marcadores de adiposidade e fatores determinantes do crescimento para investigar esse desvio dos padrões da OMS.

Palavras-chaves:
Curvas de crescimento; Barein; Peso; Comprimento, Índice de massa corporal

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br