Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DA AUTOEFICÁCIA ANTES E APÓS ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A CRIANÇAS

RESUMO

Objetivo:

O ensino de suporte básico de vida a crianças em idade escolar está bem estabelecido como uma das estratégias mais eficazes no aumento das taxas de reanimação cardiorrespiratória. No entanto, há uma falta de validação científica para a população pediátrica portuguesa. Este estudo pretende avaliar o resultado de uma sessão de treino em suporte básico de vida no conhecimento teórico e autoeficácia, imediatamente e seis meses após, em população pediátrica.

Métodos:

Um total de 392 crianças, com idade entre 7-12 anos, participaram neste estudo longitudinal prospetivo, respondendo a um questionário antes, imediatamente depois e 6 meses após receberem 120 minutos de treino em reanimação cardiorrespiratória feito por estudantes de medicina.

Resultados:

Houve um aumento significativo no conhecimento e autoeficácia nas crianças após este treino único. Ambos diminuíram num período de seis meses, mas mantiveram-se significativamente mais altos que o valor basal. Estes resultados foram homogêneos nas diferentes turmas.

Conclusões:

Estudantes de medicina ministraram adequadamente o treino de Suporte Básico de Vida a um grupo de crianças portuguesas em idade escolar, com efeitos em nível do conhecimento e da autoeficácia que duram pelo menos seis meses.

Palavras-chave:
Aprendizagem; Educação; Reanimação cardiopulmonar; Criança

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br