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Avaliação da Lista de Sintomas Pediátricos como instrumento de triagem para identificar problemas emocionais e psicossociais

OBJETIVO

Investigar a Lista de Sintomas Pediátricos (LSP) como instrumento de triagem para identificar problemas emocionais e psicossociais em escolares de seis a 12 anos.

MÉTODOS

Estudo do tipo teste diagnóstico, realizado em uma escola pública de Curitiba, Paraná, para avaliar a acurácia e a consistência da LSP, considerando-se o Child Behavior Checklist (CBCL) como padrão-ouro. Dos 415 pais convidados a participar do estudo, 145 responderam à LSP e ao CBCL, constituindo a amostra. Os resultados dos dois instrumentos foram comparados. Considerou-se como positivo o escore da LSP ≥28 e o do CBCL >70 pontos.

RESULTADOS

Dos 145 questionários, 49 (33,8%) tanto da LSP como do CBCL mostraram-se positivos. A curva ROC indicou 21 como o melhor ponto de corte para triagem de problemas emocionais e psicossociais, com sensibilidade de 96,8% e especificidade de 86,7%. No ponto de corte de referência (≥28), observou-se sensibilidade de 64,5% e especificidade de 100,0%, similares às encontradas na versão americana do instrumento.

CONCLUSÕES

A LSP mostrou-se eficaz para a identifição precoce de problemas emocionais e/ou psicossociais em um grupo de escolares, podendo ser uma ferramenta útil ao pediatra.

criança; triagem; transtornos mentais


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