Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho diagnóstico dos indicadores antropométricos na avaliação do excesso de gordura corporal na adolescência

RESUMO

Objetivo:

Comparar o desempenho de indicadores antropométricos para identificar o excesso de gordura corporal (GC) em adolescentes.

Métodos:

Estudo metodológico com amostragem probabilística por conglomerados, por sorteio das escolas e turmas. A coleta de dados incluiu características sociodemográficas e medidas antropométricas. O índice de massa corporal (IMC), a relação cintura-estatura (RCE), o índice de conicidade (IC) e a circunferência da cintura (CC) foram calculados. O percentual de gordura corporal (%GC) foi calculado com base na espessura das dobras cutâneas e utilizado como padrão-ouro. Para analisar os dados, foram utilizadas estatísticas descritivas, teste t de Student, curva Receiver Operating Characteristic (ROC) e índice de Youden. Foi calculado o coeficiente de correlação entre os indicadores e o %GC.

Resultados:

Participaram do estudo 997 adolescentes de escolas municipais. Identificou-se, pelo IMC, que 10,6% dos adolescentes apresentavam sobrepeso e 4,7%, obesidade. O IMC, a CC e a RCE apresentaram a maior acurácia para predizer a gordura corporal. Todos os indicadores antropométricos apresentaram especificidade superior à sensibilidade para diagnosticar excesso de GC no sexo masculino. A CC apresentou a maior sensibilidade em ambos os sexos. O IC apresentou a menor área sob a curva ROC e a menor sensibilidade em ambos os sexos, mas especificidade equivalente aos demais indicadores.

Conclusões:

IMC, RCE e CC apresentaram a melhor capacidade de predizer excesso de GC em adolescentes e os melhores coeficientes de correlação. Essas ferramentas podem ser consideradas formas de rastreamento na identificação do excesso de GC em adolescentes.

Palavras-chave:
Obesidade; Antropometria; Estudantes; Adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br