Acessibilidade / Reportar erro

Efeito agudo do exercício aeróbio vigoroso sobre o controle inibitório em adolescentes

Resumo

Objetivo:

Verificar o efeito agudo do exercício aeróbio vigoroso sobre o controle inibitório em adolescentes.

Métodos:

Estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado. Vinte púberes foram submetidos a duas sessões de 30 minutos: 1) sessão exercício aeróbio feito entre 65-75% da frequência cardíaca de reserva, com cinco minutos para aquecimento, 20 minutos na intensidade alvo e cinco minutos de volta à calma; e 2) sessão controle assistindo a desenho animado. Previamente e após as sessões, o teste de Stroop computadorizado (Testinpacs®) foi aplicado para avaliar o controle inibitório. O tempo de reação (ms) e os erros cometidos (n) foram registrados.

Resultados:

O tempo de reação da sessão controle não apresentou diferença significativa. Por outro lado, o tempo de reação da sessão exercício diminuiu após a intervenção (p<0,001). Os erros cometidos na sessão exercício foram menores do que na sessão controle (p=0,011). Adicionalmente, houve associação positiva do tempo de reação (Δ) da sessão exercício com a idade (r2=0,404; p=0,003).

Conclusões:

O exercício aeróbio vigoroso parece promover melhoria aguda no controle inibitório em adolescentes. O efeito do exercício sobre o desempenho do controle inibitório foi associado à idade e demonstrou ser reduzido em faixas etárias mais altas.

Palavras-chave
Esporte; Educação física e treinamento; Cognição; Função executiva; Puberdade

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br