Acessibilidade / Reportar erro

BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS DE SOPRO: A SOBREPOSIÇÃO DE ESTÍMULOS VENTILATÓRIOS ALTERA A MECÂNICA RESPIRATÓRIA DE ESCOLARES SAUDÁVEIS?

RESUMO

Objetivo:

Verificar se a sobreposição de estímulos ventilatórios decorrentes da execução de brinquedos de sopro altera a mecânica respiratória de escolares saudáveis.

Métodos:

Estudo transversal com escolares saudáveis de sete a 14 anos de idade, provenientes de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram obtidos dados espirométricos e realizada aplicação de um recordatório de saúde e do questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). A coleta de dados consistiu na aplicação dos brinquedos bola de sabão, língua de sogra e balão de forma aleatória. Antes e após a intervenção foi realizada a avaliação da mecânica respiratória por meio da oscilometria de impulso - IOS (Erich Jaeger, Germany®). Aplicou-se o teste de ANOVA para medidas repetidas.

Resultados:

Participaram do estudo 71 escolares de ambos os sexos, com média de idade de 9,7±2,1 anos. Houve redução progressiva na impedância respiratória a 5 hertz (Z5), na resistência total das vias aéreas (resistência a 5 hertz - R5) e na frequência de ressonância (Fres) ao comparar o momento antes do uso do primeiro e do terceiro brinquedo (Z5/p=0,048; R5/p=0,049; Fres/p=0,004). Fres também diferiu no momento antes do primeiro e do segundo brinquedo (p=0,048). Após o uso de cada um dos três brinquedos, os parâmetros oscilométricos não diferiram.

Conclusões:

Observando a diferença nos parâmetros oscilométricos da R5 antes do uso de cada um dos brinquedos, notou-se que a sobreposição de estímulos ventilatórios produzidos por eles proporcionou uma redução na R5.

Palavras-chave:
Adolescente; Criança; Fisioterapia; Jogos e brinquedos; Mecânica respiratória

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br