Acessibilidade / Reportar erro

Uso do mel de abelha associado ao Ananas comosus (Bromelin) no tratamento da tosse irritativa aguda

Resumo

Objetivo:

Avaliar a taxa de melhoria imediata da tosse irritativa em pacientes tratados com associação do extrato do Ananas comosus em mel de abelha (Bromelin®) e compará-la com a de uso do mel isolado (grupo placebo).

Métodos:

Estudo pragmático da vida real, duplo-cego, randômico, de grupos paralelos, em crianças, entre dois e 15 anos, com tosse irritativa havia pelo menos 24 horas. A avaliação da tosse foi duplo-cega foi feita por meio da avaliação do número de episódios observáveis e do escore de intensidade de tosse durante o período de 10 minutos de observação. A redução de um ponto na média do escore total foi considerada como efeito terapêutico.

Resultados:

Em ambos os grupos houve redução do número de episódios de tosse, assim como do escore de tosse após 30 minutos de administração do medicamento ou do mel. A mudança de escore clínico superior a dois, que poderia indicar melhoria acentuada, ocorreu em cinco pacientes do grupo com bromelina e em apenas um do placebo, mas sem diferença significante. Não ocorreram eventos adversos.

Conclusões:

A taxa de melhoria imediata da tosse irritativa foi similar entre pacientes tratados com associação do extrato do Ananas comosus em mel de abelha (Bromelin®) e com o uso do mel isolado (grupo placebo). É possível que haja um efeito terapêutico do mel nas características do muco e da tosse (Clinical Trials: NCT01356693).

PALAVRAS-CHAVE
Tosse; Mel; Bromelina

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br