Acessibilidade / Reportar erro

Memórias do Terreiro da Gomeia: entre a materialidade e a oralidadez1 1 Dados resultantes da Tese em Arqueologia intitulada Análise do espaço e da cultura material no extinto Terreiro da Gomeia (Duque de Caxias/RJ): um estudo etnoarqueológico. Atualmente, está em fase final de elaboração junto ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ). O autor agradece a CAPES e FAPERJ pelas bolsas de estudo e pesquisa.

Memories of Terreiro da Gomeia: between the materiality and the orality

Resumo

A partir das escavações arqueológicas empreendidas nos remanescentes do Terreiro da Gomeia (Duque de Caxias/RJ) e de narrativas recolhidas com ex-membros do local acerca de seu funcionamento e crise sucessória, o presente artigo visa debater a disputa por memória na construção de narrativas sobre o local, seu funcionamento, crise sucessória e destruição. A Gomeia foi um dos candomblés fluminenses com trajetória singular, tendo funcionado de 1951 até 1971, quando seu dirigente faleceu e iniciou-se uma crise sucessória. A formação de três vertentes sobre esses fatos demonstra como a memória é política e visa justificar determinados pontos de vista e posições. As memórias recolhidas por entrevistas serão utilizadas como suporte para a construção da interpretação arqueológica sobre o término do terreiro.

Palavras-chave:
Arqueologia; Candomblé; Memória; Conflito Sucessório; Terreiro da Gomeia

Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br