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Religião & Sociedade, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Religião, identidade e segurança entre imigrantes luteranos da Pomerânia, no Espírito Santo (1880-2005) Artigos

    Droogers, André

    Resumo em Português:

    No século 19, muitas pessoas de diversas regiões rurais da Alemanha emigraram pra o Brasil. Vários contingentes oriundos da Pomerânia Oriental (hoje noroeste da Polônia) fixaram-se no estado do Espírito Santo. A maioria era seguidora da igreja luterana. Neste artigo, examinamos como sua religião ajudou esses imigrantes a conservar um nível de segurança satisfatório. A palavra segurança é utilizada especialmente mas não exclusivamente no sentido existencial ou ontológico. Na busca de certo nível de segurança em sua nova pátria, eles e seus descendentes construíram, reproduziram, desconstruiram e reconstruíram suas identidades coletiva e individual. Mostra-se como a religião ressaltou entre os recursos transnacionais utilizados, junto com a cultura e a língua pomeranas.

    Resumo em Inglês:

    In the 19th century, many people from various rural areas in Germany migrated to Brazil. Several contingents from Eastern Pomerania (now North-West Poland) settled in the state of Espírito Santo. In majority they were members of the Lutheran church. In this chapter the question is discussed how their religion helped these immigrants to maintain a satisfying level of security. The term security is especially but not only taken in the existential or ontological sense. Seeking some degree of security in the new homeland, these migrants and their descendants constructed, reproduced, deconstructed and reconstructed their collective and individual identities. Religion is shown to have been prominent among the transnational resources they used, alongside Pomeranian culture and language.
  • Novo nascimento cristão: uma nova identidade? Conversão, etnicidade e cidadania na Indonésia Artigos

    Koning, Juliette

    Resumo em Português:

    O rápido crescimento do cristianismo pentecostal-carismático na Ásia e a participação da população etnicamente chinesa nesse crescimento levantam a questão sobre em que medida a adesão a essa crença tem se tornado parte de uma identidade étnica chinesa. No contexto de uma discussão mais ampla sobre o apelo global do cristianismo carismático, o presente artigo foca a situação da Indonésia, um país em que a maioria da população é muçulmana. O objetivo desse estudo é revelar a maneira pela qual os chineses "cristãos nascidos de novo" dão sentido a suas experiências de conversão.

    Resumo em Inglês:

    The current upsurge of Pentecostal-charismatic Christianity in Asia and the participation of ethnic Chinese therein, raise the question whether the adherence to charismatic belief has become part of an ethnic Chinese 'identity'. In the context of a more general discussion on the global appeal of charismatic Christianity, this paper zooms in on the situation in Indonesia a country where the majority population is Muslim. The aim is to come to an understanding of the manner in which the New Born Christian Chinese in this study give meaning to their conversion experiences.
  • Ouro e Deus: sobre a relação entre prosperidade, moralidade e religião nos campos de ouro do Suriname Artigos

    Theije, Marjo de

    Resumo em Português:

    Religião e ouro articulam-se de forma significativa nas narrativas fundadoras da comunidade brasileira de garimpeiros de Benzdorp, no interior do Suriname. Numa área de exploração de ouro em pequena escala, perto do Rio Lawa, um bordel (cabaré) marcou a primeira ocupação da área. Alguns anos depois, esse mesmo bordel virou uma igreja e esse fato inusitado acrescenta mais um elemento da economia moral da cultura do garimpo: a prostituição. Este texto explora a relação entre prosperidade e moralidade (marital e sexual) nos campos de ouro, e o papel das instituições, práticas e idéias religiosas no imaginário do bem-estar, sorte, riqueza súbita e a experiência de ser capturado por círculos viciosos de trabalho duro e consumo conspícuo.

    Resumo em Inglês:

    Religion and gold articulate in a significant way in the founding story of the Brazilian garimpeiro community Benzdorp, in the inlands of Suriname. In an area of small-scale gold mining near the Lawa River, a brothel marked the first settlement. Few years later, the same brothel became a church, and this remarkable fact adds yet another element to the moral economy of garimpo culture: prostitution. This paper explores the relation between prosperity and (marital and sexual) morality in the gold fields, and the role of religious institutions, practices and ideas in the imagery of wellbeing, luck, striking rich and being caught up in vicious circles of working hard and conspicuous consumption.
  • A transnacionalização do espiritismo kardecista brasileiro: uma discussão inicial Artigos

    Lewgoy, Bernardo

    Resumo em Português:

    No presente artigo ensaia-se uma investigação preliminar sobre a transnacionalização do espiritismo kardecista brasileiro para o exterior. A partir do exame de alguns elementos históricos, como o papel desempenhado pela Federação Espírita Brasileira e a atuação do líder e médium Divaldo Franco na exportação da tradição espírita "made in Brazil", busca-se entender as metamorfoses e adaptações sofridas por esta religião na migração e fixação de imigrantes brasileiros em outros países. Neste cenário de participação hegemônica do kardecismo brasileiro na organização internacional do movimento espírita, discute-se: 1) a difusão deste modelo para o mundo ibérico e latino, o papel adaptador do kardecismo; 2) seu papel como organizador simbólico de cosmologias familiares de imigrantes brasileiros já estabelecidos nos Estados Unidos e na Europa.

    Resumo em Inglês:

    In the present article we present a preliminary investigation on the transnationalization of the Brazilian Kardecism to foreign countries. From the examination of historical elements, such as the role performed by the Brazilian Spiritist Federation and the actions of the leader and medium Divaldo Franco in the exportation of a "made in Brazil" Spirit tradition, we try to understand the metamorphosis and adaptations endured by this religion in the migration and settlement of Brazilian immigrants in other countries. In this scenery of hegemonic participation of the Brazilian Kardecism in the international organization of the Spirit movement, we discuss: 1) the dissemination of this model to the iberic and latin world, Kardecism's adaptive role; 2) its role as a symbolic organizer of family cosmologies of Brazilian immigrants already settled in the United States and in Europe.
  • Peregrinação, turismo e nova era: caminhos de Santiago de Compostela no Brasil Artigos

    Steil, Carlos Alberto; Carneiro, Sandra de Sá

    Resumo em Português:

    Desde o início dos anos 2000 o panorama das peregrinações realizadas no Brasil vem sendo incrementado com a entrada em cena das novas rotas que têm por inspiração o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Entre estas rotas, destacam-se as conhecidas como Caminho da Luz (Minas Gerais), Caminho do Sol (São Paulo), Passos de Anchieta (Espírito Santo), Caminho da Fé (Minas Gerais e São Paulo) e Caminho das Missões (Rio Grande do Sul). Neste artigo analisamos essas cinco rotas que passaram a integrar roteiros turísticos, com intuito comparativo e buscamos compreender tanto os aspectos recorrentes e as tendências gerais desses eventos na atualidade quanto as singularidades e modalidades que adquirem em cada contexto específico.

    Resumo em Inglês:

    Since the years 2000 the panorama of pilgrimage in Brazil has been increased with the addition of new routes of pilgrimage which are inspired in the Route of Santiago of Compostela, in Spain. Amongst these routes, five became quite known as Caminho da Luz (Light Path, Minas Gerais), Caminho do Sol (Sun Path, São Paulo), Passos de Anchieta (Anchieta Path, Espírito Santo), Caminho da Fé (Faith Path, Minas Gerais and São Paulo), and Caminho das Missões (Missions Path, Rio Grande do Sul). In this article we analyze these five routes, which have become part of touristic programs, from a comparative perspective while trying to understand the longstanding aspects and general tendencies of these events in present time as well as their peculiarities and modalities within each specific context.
  • Deslocamentos em dois cortejos processionais católicos Artigos

    Medeiros, Bartolomeu Tito Figueirôa de

    Resumo em Português:

    As observações sobre duas procissões em honra de S. Sebastião, Padroeiro católico do Rio de Janeiro, oferecem a possibilidade de análises com respeito a um conjunto de deslocamentos os quais refletem atos ou situações de transitividade observados hoje em muitos comportamentos religiosos da população brasileira. Entre os deslocamentos aqui comentados, temos: do ritual religioso para a arte dramática; do espírito devocional para as reivindicações políticas; de comunidades católicas para a exposição de grupos religiosos afro-brasileiros; de famílias reunidas para as presenças de grupos gays organizados; finalmente, de comportamentos religiosos para mágicos. Alguns desses deslocamentos envolvem diferentes visões de mundo em nossas experiências religiosas cotidianas, mas, enquanto algumas não se mostram contraditórias entre si no desenvolvimento dos processos humanos e religiosos, entre o povo, outras demonstram atitudes de exclusivismo socioreligioso e cultural como característica de certos grupos, os quais lutam contra a bricolage de crenças e experiências rituais, exprimindo e produzindo formas de tensão social.

    Resumo em Inglês:

    The observations on two processions in honor to Saint Sebastian, the catholic Patron of Rio de Janeiro city, oferred the possibility on analyses concerning an amount of dislocations that reflect acts or situations of transitivity observed nowadays on many religious behaviors in brazilian population. Among the dislocations here commented, we have: from the religious ritual context to the dramatic art one; from the devotional spirit to political claims; from the catholic communities to afro-brazilian religious groups exposition; from family groups to gay people recognized presences; finally, from religious to magical behaviors. Some of these dislocations involve worldviews differences in our religious day-by-day experiences but, ones of those appear not contradictory in the development of the human and religious process among the people, but another ones show religious and cultural exclusiveness as characteristic of the groups and, therefore they fight against the bricolage of the beliefs and ritual experience, so expressing and producing forms of social tension.
  • Como Juazeiro do Norte se tornou a terra da Mãe de Deus: penitência, ethos de misericórdia e identidade do lugar Artigos

    Campos, Roberta Bivar Carneiro

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o processo de enraizamento da tradição religiosa da penitência no Juazeiro do Norte, Ceará-Brasil. O que interessa aqui discutir é como em Juazeiro uma prática trazida por missionários católicos - e o ethos a ela relacionado (piedade e misericórdia) - se enraíza, tornando-se ela mesma identidade do lugar. Tomando a etnografia de um grupo de penitentes - Os Ave de Jesus exploro como deslocamento se combina com fixação.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on processes of cultural and religious tradition rooting in Juazeiro do Norte, Ceará. Taking the ethnography on the Ave de Jesus a group of penitents I shall explore how space dislocations (pilgrimage) is combined with fixation both spacial and symbolic, that implies a system of religious practices which were brought to Brazil by the very first missionaries that turn to be the very local identity. Otherwise the very process of territorialization of that religious practice has dislocation meaning effects.
  • Entre a casa e a roça: trajetórias de socialização no candomblé de habitantes de bairros populares de Salvador Artigos

    Rabelo, Miriam C. M.

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute trajetórias de socialização no candomblé de indivíduos de camadas populares de Salvador. Em primeiro lugar, trata das articulações entre a socialização primária e a socialização religiosa. Em segundo, busca compreender os modos pelos quais as relações travadas com entidades sagradas servem para adensar e estender certas linhas de relacionamento na família. A análise das trajetórias ressalta a importância do bairro como espaço de sociabilidade das famílias pobres. Mostra que relações com entidades muitas vezes precedem o vínculo com o terreiro, desenvolvendo-se e particularizando-se no espaço cotidiano da família e do bairro antes de serem formalizadas na instituição religiosa.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses trajectories of socialization in the candomblé of members of Salvador's lower classes. Firstly, it discusses the ways by which primary socialization within the family articulates with religious socialization. Then it turns to the question of understanding how relations with different classes of sacred entities may thicken or extend certain lines of relationship within the extended family. Analysis of the trajectories points to the significance of the neighborhood (bairro) as a main space of sociability for the urban poor. It indicates that informal relations with entities often precede the establishment of formal bonds with candomblé houses, developing itself in the everyday space of the family and the bairro before being formalized in the religious institution.
  • Repensando paradigmas e criando novas possibilidades: a diversidade da produção das ciências sociais da religião na América Latina Resenhas

    Teixeira, César Pinheiro
  • Os rumos da intolerância religiosa no Brasil Resenhas

    Lui, Janayna de Alencar
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