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Compreensão de expressões idiomáticas em pessoas com síndrome de Asperger/autismo de alto funcionamento

OBJETIVO: Ampliar pesquisas anteriores a respeito do desenvolvimento da compreensão de expressões idiomáticas por meio da investigação dessa habilidade em crianças com síndrome de Asperger (AS) ou com autismo de alto funcionamento (HFA). MÉTODOS: Três grupos participaram do estudo. O primeiro grupo era composto por 27 crianças com AS/HFA (média de idade 11 anos e 3 meses) e os outros dois eram constituídos, respectivamente, por crianças em desenvolvimento típico e adultos. O Teste de Compreensão de Expressões Idiomáticas (CTIP) foi aplicado a todos os participantes. RESULTADOS: Crianças com AS/HFA tiveram desempenho inferior ao dos participantes dos outros dois grupos. Nenhuma diferença foi observada no desempenho dos dois grupos típicos. Também não houve correlação significativa entre o QI e o desempenho de crianças com AS/HFA, enquanto foram observadas correlações positivas entre a performance e a idade para nos dois grupos de crianças. CONCLUSÃO: Os resultados oferecem mais evidências de que crianças com AS/HFA tem dificuldades para compreender expressões idiomáticas e confirmam sua tendência a fazer interpretações literais. Essas dificuldades são irrelevantes para sua inteligência, mas afetam sua comunicação com outros. A compreensão dessas dificuldades é importante para a identificação de mecanismos para diminuir as confusões e mal entendidos observados nos atos comunicativos desse grupo.

Compreensão; Aptidão; Psicolinguística; Linguagem infatil; Cognição; Síndrome de Asperger; Transtorno autístico


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