Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Dra. Jacy Perissinoto; Dra. Letícia Lessa Mansur

Neste momento, a Fonoaudiologia brasileira se prepara para seu maior e mais abrangente evento: o XVIII Congresso Brasileiro em Curitiba, de 22 a 25 de setembro, na Estação Embratel Convention Center.

Nas últimas edições, de 2007, 2008 e 2009, o congresso teve participantes de todos os estados brasileiros e é o segundo maior, em número de participantes, do mundo, na área de Fonoaudiologia.

O tema Exercício profissional: fundamentos teóricos, avanços e realidade nacional evidencia a valorização, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da fundamentação científica para a prática profissional e do retorno à comunidade dos conhecimentos obtidos a partir das pesquisas realizadas.

Em atuação coordenada os Departamentos da SBFa, a Comissão de Ensino e a diretoria, apontaram as inovações e tendência para construção do formato e conteúdo do evento, de modo a propiciar debates e vivências sob múltiplos pontos de vista.

Palestrantes renomados apresentarão temas de cunho político-sociais, tais como políticas públicas da realidade nacional, desafios da produção de artigos científicos no Brasil e qualidade de vida do profissional fonoaudiólogo, temas que tocam diretamente o profissional fonoaudiólogo impactam a prática profissional do fonoaudiólogo e contribuem para os debates que se desenvolverão nas demais atividades.

Além das mesas redondas e simpósios interdepartamentais, o congresso contará com workshops técnicos, para a capacitação em protocolos, instrumentos e aparelhos específicos e oito Cursos Instrucionais propostos e eleitos pelos associados abrangendo as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Os Temas Livres e Pôsteres tiveram neste ano, número de submissões recorde; os Temas Livres serão comentados por jovens doutores e os pôsteres apresentados em sessões especiais, o "Café com Ciência", e em apresentação eletrônica. Além disso, teremos os Cursos de Capacitação com expositores. Um maior destaque será dado para os trabalhos que receberem a distinção de "Excelência em Fonoaudiologia" e "Menção Honrosa", que além da divulgação eletrônica, serão apresentados em sessão especial, no último dia do congresso (sessão "Prata da Casa"), comentada por especialistas nas áreas.

Oficinas vivenciais e de pesquisa trarão ao fonoaudiólogo um momento único de experiências compartilhadas com os profissionais dos Departamentos.

No XVIII Congresso-2010, teremos ainda palestras que proporcionarão a oportunidade de conhecer ações da comunidade de Curitiba e do Paraná. Essas ações dizem respeito a projetos de promoção social, nos quais a Fonoaudiologia traz importantes contribuições.

Paralelamente ao congresso acontecera a tradicional feira comercial, que neste ano inovamos com a inclusão da feira científica, na qual as instituições de ensino poderão apresentar ao público o seu perfil, as características da formação que oferece e informações sobre a inserção dos egressos da instituição.

Temos certeza de que o fonoaudiólogo sairá do XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia fortalecido para o Exercício Profissional e motivado para buscar contínuo aperfeiçoamento.

Até Curitiba!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    2010
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684 - 7º andar, 01420-001 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@sbfa.org.br