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Envelhecimento, voz e atividade física de professores e não professores

Aging, voice and physical activity of teachers and non-teachers

OBJETIVO: Comparar a voz de sujeitos idosos professores e não professores e relacionar com idade cronológica e tempo de prática de atividade física. MÉTODOS: Foi realizada a análise perceptivo-auditiva dos parâmetros vocais e o cruzamento estatístico com idade cronológica e tempo de prática de atividade física de 47 sujeitos, homens e mulheres, com idades acima de 65 anos, sendo 23 professores (GP) e 24 não professores (GNP). RESULTADOS: Para o GP foi encontrado resultado significante entre idade cronológica e variação de loudness (correlação negativa e p=0,042), e para o GNP entre idade cronológica e velocidade (correlação negativa e p=0,038) e entre o tempo de prática de atividade física e os desvios de qualidade vocal (correlação negativa e p=0,031). CONCLUSÕES: Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os parâmetros vocais dos respectivos grupos. Para o GP, verificou-se que quanto maior a idade cronológica, menor a variação de loudness, e para o GNP, quanto maior a idade cronológica, menor a velocidade de fala. O maior tempo de prática de atividade física relacionou-se a uma qualidade vocal com menos desvios, apenas para GNP.

Envelhecimento; Voz; Idoso; Docentes; Atividade motora; Exercício; Saúde do idoso


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